Mecânico de Chassis - Salário Brasil

R$ 1.978,77/mês

Atualizado em

Hoje um Mecânico de Chassis ganha em média R$ 1.978,77 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais de acordo com pesquisa do Portal Salario junto a dados de 179.719 profissionais admitidos e desligados em regime CLT nos últimos 12 meses divulgados pelo Novo CAGED.

Em 2024 a remuneração para Mecânico de Chassis pode variar entre o piso salarial mínimo de R$ 1.924,73 e o teto salarial de R$ 3.241,91, dependendo do segmento da empresa, localidade, formação, experiência na função e política de cargos e salários da empresa.

Você pode conferir logo abaixo na tabela salarial, mais dados da pesquisa como piso salarial 2024, salário mediana, salário por hora, mensal e anual para saber exatamente quanto ganha um Mecânico de Chassis.

Tópicos dessa pesquisa salarial:

Salário por cidade

Perfil Profissional

De acordo com nosso levantamento o perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 24 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores de todo o Brasil.

A cidade com mais ocorrências de contratações no estado e por consequência com mais vagas de emprego para Mecânico de Chassis é São Paulo.

Metodologia

Essa pesquisa salarial leva em consideração somente o salário base de Mecânico de Chassis, não entram no cálculo nenhum adicional salarial como bônus, comissões, horas extras, adicional noturno, periculosidade, insalubridade nem nada do tipo. Somente o salário base registrado em carteira e no contrato de trabalho entram na amostragem.

Os dados salariais são atualizados mensalmente de acordo com divulgação dos dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

O que faz um Mecânico de Chassis CBO 9144-05

O Mecânico de Chassis elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realizando o controle dimensional das peças e enviando peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas Executa manutenção do sistema de transmissão, removendo-o, efetuando ajuste de montagem, limpando filtros e reinstalando o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos e hidráulicos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas e realiza o balanceamento das rodas Regula altura e lubrifica as articulações da suspensão Alinha e substitui os braços do sistema de direção Pode realizar manutenção mecânica em partes e sistemas análogos de carros elétricos e híbridos, identificando e isolando o sistema de alimentação elétrica de alta tensão, para evitar riscos de choque elétrico.

Substitui peças dos diversos sistemas de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, vedantes de óleo e água, mangueiras, correias, polias e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara bomba de combustível, válvula injetora diesel, carburador, bomba hidráulica da direção, chassis e unidade hidráulica Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar.

Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades Testa desempenho de componentes e sistemas de automóveis, motocicletas e veículos automotores leves similares, realizando testes do motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão no veículo.

Efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento Verifica o funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios.

Verifica as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados.

Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem.

Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Algumas funções no exercício da profissão

  • realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo;
  • substituir peças dos diversos sistemas;
  • elaborar plano de manutenção;
  • testar desempenho de componentes e sistemas de veículos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • reparar componentes e sistemas de veículos;
  • realizar o trabalho com segurança;
  • trocar sensores térmicos;
  • estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa;
  • verificar condições de funcionamento dos componentes do freio;
  • controlar dimensional das peças;
  • regular sistema de ignição e injeção;
  • reparar sistema elétrico;
  • lubrificar articulações da suspensão;
  • reparar sistema de sobrealimentação;
  • trocar componentes eletroeletrônicos;
  • trocar peças com defeito de fabricação;
  • preencher ordem de serviço;
  • ver mais...

Salário de Mecânico de Chassis CBO 9144-05 - Série histórica

Quanto ganha um Mecânico de Chassis por região do Brasil

Tabela salarial para Mecânico de Chassis

Tabela salarial referentes ao salário base do cargo e na remuneração por períodos
Período Salário Mensal Salário Anual Salário Semanal Salário/Hora
Piso Salarial 1.925 23.097 481 8,81
Média Salarial 1.979 23.745 495 9,06
1º Quartil 1.541 18.491 385 7,05
Salário Mediana 1.800 21.600 450 8,24
3º Quartil 2.677 32.119 669 12,25
Teto Salarial 3.242 38.903 810 14,84
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Mecânico de Chassis negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais CBO 9144-05 da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários. É a mediana dos primeiros 50%;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários. É a mediana da segunda metade dos salários;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Demanda no mercado de trabalho para o cargo

Mecânico de Chassis é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho brasileiro nos últimos meses.

No comparativo entre os meses de Setembro de 2023 e Agosto de 2024, tivemos um aumento de 15.93% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Dentro da pesquisa, logo abaixo, você pode conferir um gráfico completo mês a mês com o número de contratações e demissões de Mecânico de Chassis CBO 9144-05 pelo mercado de trabalho brasileiro segundo levantamento estatístico do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web nos últimos 12 meses.

Tipos de empresas que mais contratam

Salários por setores de empresas
CNAE Segmento da Empresa Média Salarial
4520-0/01 Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 1.950,01
4530-7/03 Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.912,12
4530-7/05 Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar 1.833,57
4520-0/04 Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores 1.756,86
4511-1/01 Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.937,58
4930-2/02 Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.174,66
2950-6/00 Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores 2.104,59
7719-5/99 Locação de outros meios de transporte, sem condutor 2.053,35
4520-0/07 Serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores 1.909,90
4541-2/03 Comércio a varejo de motocicletas e motonetas novas 1.787,65
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE.

Quanto ganha um Mecânico de Chassis por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 179.719 profissionais admitidos e desligados. A relação abrange somente Mecânico de Chassis CBO 9144-05 em regime integral de trabalho.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
Total Jornada Ref. Salário Mensal Salário Hora
167.461 44 220 1.982,01 9,01
8.334 40 200 1.881,44 9,41
1.372 42 210 2.116,22 10,08
1.255 43 215 2.141,16 9,96
330 36 180 2.032,40 11,29
123 41 205 1.961,63 9,57

No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir.

Salários por nível profissional e porte da empresa

Metodologia: Salários de 84.706 profissionais demitidos pelas empresas.
Porte da Empresa Nível I Nível II Nível III
Micro 1.949,70 2.198,57 2.819,83
Pequenas 2.023,72 2.272,59 2.893,85
Médias 2.086,79 2.335,66 2.956,92
Grandes Empresas 2.250,05 2.498,92 3.120,18
  • *Mecânico de Chassis Nível I: até 4 anos;
  • *Mecânico de Chassis Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Mecânico de Chassis Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Quanto ganha um Mecânico de Chassis PCD

Num levantamento com 257 salários de Mecânicos de manutenção de veículos automotores PCDs - Pessoas Com Deficiência no cargo de Mecânico de Chassis, a média salarial em todo o Brasil é de R$ 2.260,37 para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, ou até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Gráficos de pesquisa

Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Mecânico de Chassis

  • Salário Base: R$ 1.978,77
  • Salário-educação (3%): R$ 59,36
  • Sistema S (2%): R$ 39,58
  • INSS Patronal (20%): R$ 395,75
  • RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 19,79
  • FGTS (8%): R$ 158,30
  • Férias 1/12: R$ 164,90
  • Auxílio Transporte: R$ 220,00
  • Auxílio Alimentação: R$ 440,00
  • Adicional Noturno (20%): R$ 395,75
  • Periculosidade (30%): R$ 593,63
  • Insalubridade (20%): R$ 288,00
  • Plano de Saúde: R$ 300,00
  • 1/3 de Férias: R$ 54,97
  • 13º Salário: R$ 164,90
  • FGTS sobre Férias: R$ 13,19
  • FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,40
  • FGTS sobre 13º: R$ 13,19
  • Aviso Prévio: R$ 164,90
  • FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 13,19
  • Multa Rescisória FGTS: R$ 164,90

Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.

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Toda essa pesquisa salarial para Mecânico de Chassis pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

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Salário e mercado de trabalho para Mecânico de Chassis