O que faz um Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral CBO 9141-05
O Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.
Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.
Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- reparar estruturas de aeronaves;
- reparar motores convencionais e a reação;
- realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
- reparar sistema de combustível;
- realizar manutenção em diversos sistemas;
- provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
- realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
- trabalhar com segurança;
- realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
- reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
- realizar manutenção do sistema de comandos de vôo;
- substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
- instalar acessórios do motor;
- montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
- reparar componentes elétricos e eletrônicos;
- trabalhar de forma organizada;
- interpretar ordens de serviço;
- monitorar nivel de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
- instalar motores;
- aplicar materiais compósitos;
- pesar helicópteros e aviões;
- abastecer tanques de combustíveis;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves
- Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (Serviços de Pista e Hangar)
- Mecânico de Manutenção de Helicópteros
- Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave
- Mecânico de Manutenção de Aeronaves
- Ajudante de Manutenção de Aeronave
- Técnico em Manutenção de Aeronaves
- Mecânico de Manutenção de Aviões
- Mecânico de Aeronaves
- Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral
Salário de Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral - Série histórica em Rio de Janeiro
O que faz um Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral
- substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
- instalar acessórios do motor;
- montar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
- reparar componentes elétricos e eletrônicos;
- trabalhar de forma organizada;
- interpretar ordens de serviço;
- monitorar nivel de fluidos hidráulicos, lubrificantes e pressão do sistema;
- instalar motores;
- aplicar materiais compósitos;
- pesar helicópteros e aviões;
- abastecer tanques de combustíveis;
- realizar revisão geral dos componentes;
- destanquear aeronaves;
- substituir rolamentos;
- autocriticar-se;
- preencher fichas de inspenção;
- substituir peças do sistema de oxigênio;
- corrigir defeitos de funcionamento do motor;
- demonstrar perseverança;
- reparar componentes dos toaletes;
- instalar componentes elétricos e eletrônicos;
- inspecionar funcionamento dos componentes;
- ajustar componentes mecânicos do sistema hidráulico;
- inspecionar estruturas quanto a presença de trincas, torções, corrosão e superfícies em atrito;
- testar freio do rotor de helicópteros;
- ver mais...
Tabela salarial Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral em Rio de Janeiro, RJ
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 4.508 | 54.094 | 1.127 | 22,76 | |
Média Salarial | 4.634 | 55.613 | 1.159 | 23,40 | |
1º Quartil | 2.823 | 33.871 | 706 | 14,25 | |
Salário Mediana | 3.842 | 46.104 | 961 | 19,40 | |
3º Quartil | 7.382 | 88.581 | 1.845 | 37,27 | |
Teto Salarial | 8.941 | 107.292 | 2.235 | 45,15 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral é um cargo que está com demanda restrita no mercado de trabalho de Rio de Janeiro nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Dezembro de 2023 e Novembro de 2024, tivemos uma queda de 22.22% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Empresas que mais contratam Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral em Rio de Janeiro, RJ
Funções do cargo de Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral
Profissionais no cargo de Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.
Condições de trabalho
Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.
O que é preciso para trabalhar de Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral devem reparar estruturas de aeronaves, reparar motores convencionais e a reação, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves, reparar sistema de combustível, realizar manutenção em diversos sistemas, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, trabalhar com segurança, realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, realizar manutenção do sistema de comandos de vôo.
Quanto ganha um Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 540 profissionais admitidos e desligados na cidade de Rio de Janeiro, RJ. A relação abrange somente Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
244 | 36 | 180 | 5.389,58 | 29,94 |
190 | 44 | 220 | 4.080,19 | 18,55 |
45 | 40 | 200 | 3.267,16 | 16,34 |
29 | 42 | 210 | 4.108,10 | 19,56 |
23 | 38 | 190 | 4.187,91 | 22,04 |
4 | 34 | 170 | 4.305,25 | 25,33 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |