O que faz um Mecânico de Aeronaves CBO 9141-05
O Mecânico de Aeronaves realiza manutenção mecânica – preventiva e corretiva – de componentes, equipamentos e sistemas de aeronaves (aviões e helicópteros) Repara motores, estruturas e sistema de combustível.
Faz manutenção do sistema de trem de pouso, de sistemas elétricos, eletrônicos e hidráulicos, do sistema de comandos de voo, e do sistema interior de aeronaves Executa manutenção de sistemas diversificados, tais como sistemas de oxigênio, ar-condicionado, pressurização, água potável, detecção e extinção de fogo, e de sistemas antichuva e antigelo Repara sistemas de hélices e rotores de helicópteros.
Testa funcionamento de componentes Preenche relatórios e fichas de inspeção Atua de acordo com diretrizes de segurança aeronáutica.
Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
Algumas funções no exercício da profissão
- realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico;
- realizar manutenção do sistema de trem de pouso;
- reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros;
- provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave;
- reparar sistema de combustível;
- trabalhar com segurança;
- realizar manutenção de sistemas hidráulicos;
- realizar manutenção em diversos sistemas;
- reparar estruturas de aeronaves;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar manutenção do sistema de comandos de vôo;
- reparar motores convencionais e a reação;
- realizar manutenção do sistema interior de aeronaves;
- testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
- instalar componentes elétricos e eletrônicos;
- substituir pisos e trilhos;
- balancear motores;
- trabalhar de forma organizada;
- remover hélices e rotores de helicópteros;
- aterrar aeronave em manutenção;
- inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
- regular comandos de vôo;
- interpretar ordens de serviço;
- participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
- ver mais...
Profissões relacionadas:
- Mecânico de Manutenção de Helicópteros
- Mecânico de Manutenção de Aeronaves em Geral
- Mecânico de Aeronaves
- Mecânico de Manutenção de Aviões
- Ajudante de Manutenção de Aeronave
- Técnico em Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves
- Mecânico de Manutenção de Sistema Hidráulico de Aeronaves (Serviços de Pista e Hangar)
- Mecânico Encarregado de Manutenção de Aeronave
- Técnico em Manutenção de Aeronaves
- Mecânico de Manutenção de Aeronaves
Salário de Mecânico de Aeronaves - Série histórica em Campinas
O que faz um Mecânico de Aeronaves
- testar sistema antiderrapagem do trem de pouso;
- instalar componentes elétricos e eletrônicos;
- substituir pisos e trilhos;
- balancear motores;
- trabalhar de forma organizada;
- remover hélices e rotores de helicópteros;
- aterrar aeronave em manutenção;
- inspecionar sistemas de oxigênio, ar condicionado, água potável, equipamentos de emergência e antigelo;
- regular comandos de vôo;
- interpretar ordens de serviço;
- participar de programas de treinamento promovidos pela empresa;
- isolar área de testes de radar, alta freqüência e motores;
- discriminar odores;
- revisar funcionamento dos componentes - bombas, atuadores, reservatórios, válvulas e filtros;
- substituir componentes do sistema;
- delimitar áreas de risco para preservar a integridade física das pessoas;
- corrigir defeitos de funcionamento do motor;
- descontaminar o sistema de combustível - retirada de água e impurezas que possam causar defeitos;
- substituir peças do sistema antichuva e antigelo;
- substituir componentes de poltronas;
- substituir peças do sistema de dectecção e extinção de fogo;
- substituir equipamentos de emergência;
- substituir mangueiras e tubulações;
- substituir peças do sistema de ar condicionado e pressurização;
- trabalhar em equipe;
- ver mais...
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Empresas que mais contratam Mecânico de Aeronaves em Campinas, SP
CNAE | Segmento da Empresa | Média Salarial | |||
---|---|---|---|---|---|
3316-3/01 | Manutenção e reparação de aeronaves | ver salários | |||
5120-0/00 | Transporte aéreo de carga | ver salários | |||
5240-1/99 | Atividades auxiliares dos transportes aéreos | ver salários | |||
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Funções do cargo de Mecânico de Aeronaves
Profissionais no cargo de Mecânico de Aeronaves fazem manutenção preventiva e corretiva em aeronaves. Reparam motores convencionais e a reação, sistemas de hélice e rotores de helicópteros, recuperam estruturas de aeronaves. Realizam manutenção de sistemas elétrico e eletrônico, de trem de pouso, hidráulicos, de combustível, de comandos de vôo, do interior de aeronaves e outros sistemas como os de ar condicionado, oxigênio e pressurização. As atividades são realizadas em hangares e pistas de pouso, conforme manuais de procedimentos estabelecidos pelos fabricantes, bem como normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelos regulamentos das autoridades da aviação.
Condições de trabalho
Mecânicos de manutenção aeronáutica atuam em empresas de transporte aéreo e atividades afins, geralmente como assalariados, com registro em carteira. Atuam em equipe, sob supervisão de um engenheiro. Podem trabalhar em locais fechados ou abertos, em horários irregulares, por rodízio de turnos ou em locais fora da base aérea, em atendimento de emergência. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estão sujeitos ao trabalho sob pressão e expostos a materiais tóxicos, radiação e ruídos intensos.
O que é preciso para trabalhar de Mecânico de Aeronaves
O exercício dessas ocupações requer curso técnico em mecânica (nível médio), com especialização em aeronaves. A habilitação é obtida no Departamento de Aviação Civil (DAC) por meio de exames. Há três especialidades(GMP) grupo motopropulsor, para trabalhar com motores de aviação geral, convencional ou a reação, os sistemas de hélices e rotores, e com os sistemas dos grupos moto-propulsores (CEL) célula, para trabalhar com os sistemas de pressurização, ar condicionado, pneumático, sistemas hidráulicos e na estrutura de aviões e helicópteros em geral (fuselagem) (AVI) aviônicos, para trabalhar com componentes elétricos e eletrônicos de aeronaves, inclusive instrumentos de navegação, rádio-navegação e rádio- comunicação, sistemas elétricos e de radar. Após a obtenção do certificado de conhecimentos teóricos (CCT), requer-se três anos de experiência em manutenção, em empresa homologada pelo DAC, para a obtenção do Certificado de Habilitação Técnica (CHT).
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Mecânico de Aeronaves devem realizar manutenção de sistema elétrico e eletrônico, realizar manutenção do sistema de trem de pouso, reparar sistemas de hélices e rotores de helicópteros, provar o correto funcionamento dos componentes da aeronave, reparar sistema de combustível, trabalhar com segurança, realizar manutenção de sistemas hidráulicos, realizar manutenção em diversos sistemas, reparar estruturas de aeronaves, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção do sistema de comandos de vôo, reparar motores convencionais e a reação, realizar manutenção do sistema interior de aeronaves.
Quanto ganha um Mecânico de Aeronaves por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 29 profissionais admitidos e desligados na cidade de Campinas, SP. A relação abrange somente Mecânico de Aeronaves em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
8 | 41 | 205 | 3.205,75 | 15,64 |
8 | 44 | 220 | 4.696,13 | 21,35 |
7 | 40 | 200 | 4.357,14 | 21,79 |
6 | 42 | 210 | 3.968,33 | 18,90 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |