Equilibrista - Salário, O Que Faz, Piso Salarial 2024

O que faz um Equilibrista

Profissionais no cargo de Equilibrista realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Condições de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.

Exigências do mercado de trabalho para Equilibrista

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos.

Funções do cargo de Equilibrista

  1. pesquisar tecnologias;
  2. errar truques para valorização do trabalho;
  3. incorporar diferentes linguagens artísticas;
  4. preparar a entrada do artista;
  5. adquirir técnicas para cair;
  6. motivar os alunos;
  7. estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  8. preparar material, aparelho e objetos para o número;
  9. intercambiar informações com escolas de circo;
  10. pesquisar movimentos corporais;
  11. estabalecer comunicação com a cidade;
  12. estabelecer comunicação com o público;
  13. fazer alongamento;
  14. aprender a profissão ensaiando;
  15. realizar números testes para divulgação ou contratação;
  16. avaliar o potencial físico do aluno;
  17. fazer concentração;
  18. ver mais...

Quanto ganha um Equilibrista

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Equilibrista CBO 376230 no período de Junho de 2023 a Maio de 2024.

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Equilibrista.

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.