Consultor de Cobrança - Salário 2025 - Campinas, SP

O que faz um Consultor de Cobrança

Profissionais no cargo de Consultor de Cobrança efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Condições de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Exigências do mercado de trabalho para Consultor de Cobrança

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.

Funções do cargo de Consultor de Cobrança

  1. demonstrar disposição para viagem;
  2. notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  3. demonstrar ambição;
  4. verificar fatos geradores da dívida;
  5. demonstrar objetividade;
  6. levantar informações sobre o devedor;
  7. suspender cobrança até o prazo acordado;
  8. definir estratégias de cobrança;
  9. receber outros bens em troca das dívidas;
  10. demonstrar habilidade numérica;
  11. registrar ações realizadas no contato com devedor;
  12. verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  13. emitir recibos;
  14. verificar situação financeira do devedor;
  15. informar devedor sobre as conseqüências da inadimplência;
  16. consultar instituições públicas;
  17. anexar documentos;
  18. ver mais...

Quanto ganha um Consultor de Cobrança em Campinas, SP

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Consultor de Cobrança CBO 421305 em Campinas, SP no período de Março de 2024 a Fevereiro de 2025.

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