Arquivista - Salário 2024 - Jundiaí, SP

O que faz um Arquivista

Profissionais no cargo de Arquivista organizam documentação de arquivos institucionais e pessoais, criam projetos de museus e exposições, organizam acervos museológicos públicos e privados. Dão acesso à informação, conservam acervos. Preparam ações educativas ou culturais, planejam e realizam atividades técnico-administrativas, orientam implantação das atividades técnicas. Participam da política de criação e implantação de museus e instituições arquivísticas.

Condições de trabalho

Arquivistas e museólogos os profissionais podem trabalhar em museus públicos ou particulares, em arquivos oficiais dos estados, municípios ou universidades, em centros de documentação vinculados a empresas ou instituições públicas ou privadas, no ensino etc. Desenvolvem suas atividades em equipes com supervisão ocasional, como empregados registrados ou como autônomos. Em algumas atividades, alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos da exposição a materiais tóxicos e a micro organismos.

Exigências do mercado de trabalho para Arquivista

As ocupações da família requerem curso superior completo na área. Não é incomum, contudo a presença de profissionais com cursos de especialização ou mesmo pós-graduação.

Funções do cargo de Arquivista

  1. apoiar as atividades de consulta;
  2. identificar a produção e o fluxo documental;
  3. implantar procedimentos de arquivo;
  4. fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos;
  5. considerar aspectos jurídicos relativos a constituição dos arquivos;
  6. orientar estagiários;
  7. monitorar programas de conservação preventiva;
  8. planejar sistemas de documentação museológica;
  9. administrar prazos;
  10. definir a tipologia do documento;
  11. preparar material educativo;
  12. gerar cadastro das instituições públicas da esfera de poder correspondente;
  13. prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação;
  14. tomar parte da política de captação de recursos da instituição;
  15. orientar a organização de arquivos correntes;
  16. planejar a instalação de equipamentos para consulta/reprodução;
  17. estabelecer critérios de amostragem para guarda de documentos de arquivo;
  18. desenvolver acuidade espacial;
  19. gerar condições para o gerenciamento eletrônico de documentos;
  20. supervisionar trabalhos de restauração;
  21. avaliar documentação;
  22. ordenar documentos;
  23. divulgar o acervo;
  24. manter intercâmbio com profissionais de instituições congêneres;
  25. atualizar-se;
  26. transferir documentos para guarda intermediária;
  27. acompanhar o desenvolvimento e execução do projeto arquitetônico;
  28. formular instrumentos de pesquisa;
  29. ver mais...

Quanto ganha um Arquivista em Jundiaí, SP

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Arquivista CBO 261305 em Jundiaí, SP no período de Março de 2023 a Fevereiro de 2024.

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