Apontador de Mão-de-obra - Salário 2024 - Juiz de Fora, MG

O que faz um Apontador de Mão-de-obra

Profissionais no cargo de Apontador de Mão-de-obra apontam a produção e controlam a freqüência de mão-de-obra. Acompanham atividades de produção, conferem cargas e verificam documentação. Preenchem relatórios, guias, boletins, plano de carga e recibos. Controlam movimentação de carga e descarga nos portos, terminais portuários e embarcações. Podem liderar equipes de trabalho.

Condições de trabalho

Apontadores e conferentes atuam principalmente na construção civil, serviços de transportes e portuários como empregados assalariados, exceto os conferentes de carga e descarga que trabalham como autônomos. Organizam-se de forma individual ou em equipe, sob supervisão constante. Trabalham em rodízio de turnos, em locais fechados ou abertos. No exercício de algumas atividades estão sujeitos ao trabalho em áreas confinadas, subterrâneas, em áreas de cargas suspensas e em grandes alturas. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis. Freqüentemente, são expostos a ruídos, material tóxico, altas temperaturas, tráfego intenso e intempéries.

Exigências do mercado de trabalho para Apontador de Mão-de-obra

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e, adicionalmente, no caso dos conferentes de carga e descarga, curso profissionalizante de até duzentas horas-aula. Muitas das atividades dessas ocupações estão sendo realizadas de forma eletrônica, alterando o perfil desses trabalhadores. Há uma tendência de apontadores acumularem outras funções. O desempenho pleno das atividades ocorre, geralmente, após um ano de experiência.

Funções do cargo de Apontador de Mão-de-obra

  1. demonstrar honestidade;
  2. definir mão-de-obra para serviço;
  3. realizar análise preventiva de tarefas;
  4. repassar informações ao superior;
  5. participar do diálogo diário de segurança - dds;
  6. encaminhar documentação;
  7. demonstrar criatividade;
  8. anotar horas-homem trabalhadas;
  9. definir tarefas;
  10. usar equipamentos de proteção individual;
  11. definir horários de refeições;
  12. preencher formulários;
  13. relatar acidentes de trabalho;
  14. repassar instruções a equipe;
  15. identificar produção e carga;
  16. programar horas extras;
  17. verificar cartões de ponto;
  18. ver mais...

Quanto ganha um Apontador de Mão-de-obra em Juiz de Fora, MG

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Apontador de Mão-de-obra CBO 414205 em Juiz de Fora, MG no período de Março de 2023 a Fevereiro de 2024.

Acesse essa página regularmente pois assim que houver dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho atualizaremos essa página com as informações salariais do cargo de Apontador de Mão-de-obra.

Enquanto isso confira a tabela salarial completa com todos os cargos e salários. Ou vá para a página inicial.