CBO 9921-15 - Borracheiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular
O profissional no cargo de Borracheiro CBO 9921-15 conserta pneus a frio e a quente, repara câmaras de ar e troca pneus, utilizando ferramentas, máquinas e outros equipamentos de borracharia, a fim de restabelecer as condições de utilização do conjunto de roda e pneu Realiza a desmontagem e a montagem de pneus.
Controla a vida útil e a utilização dos pneus, realizando rodízios e encaminhamentos para recapagem Realiza a manutenção básica dos equipamentos utilizados nos serviços de borracharia Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 9921-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que pertence ao grupo dos outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Borracheiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular CBO 9921-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9921-15
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Outros trabalhadores da conservação, manutenção e reparação.
- Trabalhadores elementares da manutenção.
- Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular.
O que faz um Borracheiro
O Borracheiro CBO 9921-15 prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos.
Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.
Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado.
Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.
Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu.
Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.
Verifica vazamentos, após o conserto.
Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.
Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo.
Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.
Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.
Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.
Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.
Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.
Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9921-15 deve realizar montagem e desmontagem de pneu, balancear conjunto roda e pneu, reparar câmara de ar, prestar socorro a veículos, realizar manutenção de equipamentos, demonstrar competências pessoais, controlar vida Útil e utilização do pneu, ressulcar pneus, trocar pneus, consertar pneus a frio e a quente, realizar alinhamento.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9921-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Borracheiro CBO 9921-15
Um Borracheiro (ou sinônimo) deve levantar informações sobre o acontecido, posicionar macaco na base do carro, controlar número de reformas sofridas pelo pneu, demonstrar atenção pelos clientes, limpar parte interna do pneu, ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original, cobrir remendo com papel celofane, colocar água na câmara - trator agrícola, repor óleo do macaco hidráulico, demonstrar educação, aplicar lubrificante no talão - linha do pneu, demonstrar responsabilidade, aplicar cimento vulcanizante, colocar câmara no pneu, levantar informações sobre o local, informar sobre ano e modelo do carro, dirigir-se ao local com os equipamentos necessários, esgotar água do compressor, lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo, localizar vazamento na camara de ar, preencher ficha de controle de uso de pneus, retirar cavalete e macaco hidráulico, colocar cavalete no eixo do carro, verificar vazamentos, inspecionar pneu, retirar friso, realizar rodízio de pneus, utilizar ferramentas adequadas, vulcanizar pneu, marcar pneu, inflar câmara de ar com a válvula, erguer veículos, fixar válvula na câmara, resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água, consultar ficha do pneu, inflar pneu ou câmara com ar comprimido, passar cola no local do furo, retirar objeto perfurante, fixar rodas com parafusos, informar-se sobre dimensão e medidas do pneu, manter calibragem dos pneus, aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu, escarear local do remendo, selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado, mergulhar câmara de ar em uma caixa dágua, verificar vazamentos do macaco hidráulico, colocar câmara na máquina vulcanizadora, centralizar rodas raiadas, assentar friso na roda, limpar ferramentas, colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda, calibrar pneu, verificar ovalação da roda, retirar câmara de ar do pneu, examinar estado de carcaça do pneu, retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora, examinar pneu, trocar água de caixa dágua, separar pneus por medidas, fixar remendo com rolete no pneu, controlar entrada e saída de pneus para recapagem, demonstrar capacidade de organização, apertar porcas em sentido x, trabalhar com segurança, demonstrar eficiência, verificar óleo do compressor, demonstrar senso de humor, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, colocar cônicos e porcas no prisioneiro, demonstrar pontualidade, utilizar equipamentos de proteção individual, demonstrar capacidade de resistência física, retirar protetor da câmara de ar, secar câmara de ar, fixar borracha de ligação, demonstrar paciência, levantar informações sobre tipo de roda - raiada ou disco, trabalhar em equipe, retirar núcleo de válvula, manter válvula de alívio fechada após uso, aparar refil rente ao pneu, demonstrar senso de observação, introduzir refil de vedação no furo, retirar agulha do refil, retirar pneu da roda, escovar roda e friso da roda, participar em reuniões da cipa, limpar lado externo do pneu, localizar furo, verificar se o pneu é ressulcável, fixar castanhas e porcas em rodas raiadas, fixar manchão no pneu, descolar talões do pneu, calçar rodas dianteiras e traseiras, colocar roda nos prisioneiros dos cubos, verificar condições do pneu, verificar se o vazamento foi vedado, retirar cônicos e porcas, escolher remendo adequado de acordo com local danificado, descontaminar local do conserto, retirar conjunto pneu e roda do carro, sinalizar pista, posicionar cavalete de segurança, afrouxar porcas, selecionar lâminas da máquina de ressulcagem.