CBO 9193-15 - Montador de bicicletas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica
O profissional no cargo de Montador de bicicletas CBO 9193-15 realiza serviços de montagem de diversificados tipos de bicicletas, enraiando rodas, montando selim, caixa de centro e direção, posicionando rodas e corrente, montando pneus, freios e conjunto de câmbio, instalando acessórios diversos, e executando regulagens de peças, acessórios e componentes, para dar corpo ao veículo e torná-lo funcional Planeja o trabalho, interpretando ordens de serviço e estudando o tipo de bicicleta.
Apura custos de peças e serviços, para elaborar orçamento Realiza manutenção de primeiro nível em máquinas e equipamentos utilizados nos serviços Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
CBO 9193-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Montador de bicicletas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica CBO 9193-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 9193-15
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
- Mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica.
- Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
O que faz um Montador de bicicletas
O Montador de bicicletas CBO 9193-15 planeja o trabalho, interpretando ordens de serviço Estuda o tipo de bicicleta a ser montada – podendo montar, inclusive, bicicleta elétrica ou híbrida -, consultando instruções do fabricante, para decidir sobre a melhor estratégia de montagem.
Seleciona ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos, de acordo com a marca e o modelo de bicicleta a ser montada, a fim de garantir a eficácia do processo de montagem e o desempenho do produto montado.
Segue recomendações do fabricante com respeito aos materiais das peças a serem montadas – incluindo novos materiais avançados, a fim de assegurar a integridade de cada parte e a harmonia do conjunto Apura custo de peças e serviços, seguindo critérios estabelecidos, para subsidiar a elaboração de orçamentos.
Monta bicicletas, utilizando ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos específicos e aplicando técnicas de montagem, para dar corpo ao veículo e torná-lo funcional Enraia rodas, aplicando técnicas requeridas, a fim de fixar apropriadamente cada raio nas rodas e prepará-las para montagem.
Monta selim e canote (tubo de suporte do selim).
Prende quadro (parte central da bicicleta) em cavalete ou suporte Monta caixa de centro (peça cilíndrica localizada na parte inferior do quadro, que suporta o peso do ciclista) e caixa de direção.
Posiciona rodas e corrente e monta pneus, câmaras de ar e roda livre.
Monta freios e conjunto de câmbio para troca de marchas Instala acessórios diversos Regula sensores e demais peças, acessórios e componentes.
Regula marchas da bicicleta, de acordo com procedimentos específicos Verifica a troca de marchas, para certificar-se do correto funcionamento do sistema de câmbio Executa o alinhamento final da frente da bicicleta com a roda e o selim.
Regula freios mecânicos ou hidráulicos, aplicando as técnicas requeridas Enche os pneus, utilizando compressor ou bombas manuais, realizando sua calibragem.
Pode lubrificar peças articuladas - utilizando óleo, graxas ou outros emolientes - para proporcionar-lhes maior resistência aos desgastes anormais Pode proteger determinadas peças contra corrosão, utilizando materiais e utensílios apropriados, com a finalidade de assegurar a resistência da bicicleta à ação da umidade e de outros fatores Poder realizar os serviços de montagem a partir de “kits” de bicicletas pré-montadas, utilizando manual de instruções, desenhos e jogos de ferramentas para montagem do produto, em oficinas ou revendas.
Realiza manutenção de primeiro nível em ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos utilizados nos serviços Mantém o local de trabalho limpo e organizado Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
Realiza o descarte de resíduos de acordo com diretrizes de proteção do meio ambiente.
Funções do cargo
O funcionário CBO 9193-15 deve montar bicicleta, orçar serviço, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Mecânicos de manutenção de bicicletas e equipamentos esportivos e de ginástica atuam no comércio varejista e reparação de objetos pessoais e domésticos, na fabricação de produtos de metal, equipamentos de transporte e na metalurgia básica. São empregados como carteira assinada ou podem trabalhar por conta própria ou como autônomos. Organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em locais fechados e nos horários diurnos. Permanecem expostos aos efeitos provocados pela soldagem.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9193-15
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental incompleto e curso básico de qualificação profissional em torno de quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Montador de bicicletas CBO 9193-15
Um Montador de bicicletas (ou sinônimo) deve organizar-se, montar freios e conjunto de câmbio - marcha, trabalhar em equipe, instalar acessórios - garupa, cobre-corrente, pára-lamas, etc., desempenar rodas, regular peças, acessórios e componentes, demonstrar iniciativa, responsabilizar-se, colocar pneus, câmaras e roda livre, demonstrar cuidado, colocar corrente, cuidar da aparência pessoal, manter-se atualizado na profissão, apurar o custo de peças e serviços, comunicar-se, reconhecer limitações pessoais, colocar rodas, enraiar rodas, prender quadro em cavalete ou suporte, montar centro e direção.