CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.
      • Mecânicos de manutenção veicular.
        • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.

O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-25 deve testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, realizar o trabalho com segurança, substituir peças dos diversos sistemas, elaborar plano de manutenção, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo, demonstrar competências pessoais, reparar componentes e sistemas de veículos.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, trocar sensores térmicos, trocar radiadores, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, vestir equipamentos de proteção individual, trocar mangueiras, correias e polias, demonstrar destreza manual, trocar vedantes de óleo e água, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, interpretar diagramas eletroeletrônicos, controlar dimensional das peças, estimar tempo de execução, trocar filtros e lubrificantes, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., trocar componentes eletroeletrônicos, montar motor, trocar amortecedores, trabalhar com atenção seletiva, manter relacionamento interpessoal, reparar sistema de escapamento, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, avaliar satisfação do cliente, reparar válvulas pneumáticas, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, trabalhar com responsabilidade, trocar componentes da unidade hidráulica, reparar válvula injetora - diesel, realizar o trabalho de modo eficiente, realizar manutenção do compressor de ar, instalar motor no veículo, reparar sistema de sobrealimentação, substituir bolsas de ar, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, reparar bomba dágua, testar circuitos eletroeletrônicos, trocar fluidos hidráulicos, conferir peças no recebimento, testar estanqueidade do sistema de alimentação, reparar unidade hidráulica, trocar tensores, manter-se atualizado profissionalmente, desmontar sistema de transmissão, preencher requisição de material, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, trabalhar em equipe, instalar sistemas de transmissão no veículo, coordenar braços e pernas, limpar filtros de transmissão, reparar chassis, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, trocar molas, drenar filtros da linha de alimentação, reparar sistema de arrefecimento, demonstrar orientação espacial, preencher ordem de serviço, sangrar sistema de freios, trocar válvulas pneumáticas, trocar válvula injetora, reparar caixa de direção, ajustar válvulas no motor, identificar áreas de risco, orçar serviços manuais e por computador, cumprir compromissos assumidos, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, testar desempenho do motor em dinamômetro, trocar buchas, lubrificar articulações da suspensão, identificar sons no ambiente, realizar manutenção da bomba hidráulica, orientar o cliente no uso correto do veículo, trocar sistema de embreagem, remover o motor do veículo, ajustar cubos de rodas, trocar terminais esféricos - pivôs, testar sistema de transmissão no veículo, realizar teste de emissão de poluentes, reparar bomba de combustível, substituir agregados da suspensão, testar motor no veículo, desmontar o motor, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, trocar peças do sistema de escapamento, reparar bomba injetora, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, testar pressão de alimentação e vazão, reparar bomba hidráulica da direção, alinhar sistema de direção, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar rolamentos de rodas, efetuar limpeza geral, reparar sistema elétrico, interpretar desenhos e normas técnicas, manter o local de trabalho organizado, identificar o trabalho a ser realizado, regular sistema de ignição e injeção, regular freios, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, reparar sistema de carga e partida, enviar peças para retificação, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, trocar peças com defeito de fabricação, substituir braços do sistema, confirmar plano de manutenção com o cliente, remover sistemas de transmissão, testar válvulas injetoras, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, identificar tipos de transmissão e funcionamento, ajustar componentes pneumáticos.

Cargos e salários CBO 9144-25 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico de Motor a Diesel Belo Horizonte

Mecânico de Motor a Diesel: Belo Horizonte, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 2.189 e 3.822 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 584 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Natal

Mecânico de Motor a Diesel: Natal, RN

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 1.873 e 3.291 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 34 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Contagem

Mecânico de Motor a Diesel: Contagem, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 2.465 e 4.112 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 375 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Campinas

Mecânico de Motor a Diesel: Campinas, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.986 e 4.851 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 357 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Goiânia

Mecânico de Motor a Diesel: Goiânia, GO

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.449 e 4.379 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 522 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Rio de Janeiro

Mecânico de Motor a Diesel: Rio de Janeiro, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 2.517 e 4.152 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 814 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Bahia

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Bahia, ganha entre 2.046 e 3.508 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.644 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Niterói

Mecânico de Motor a Diesel: Niterói, RJ

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Niterói - RJ, ganha entre 2.419 e 3.837 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Campo Grande

Mecânico de Motor a Diesel: Campo Grande, MS

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.299 e 4.076 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 412 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Uberlândia

Mecânico de Motor a Diesel: Uberlândia, MG

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 2.297 e 3.895 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 362 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Porto Alegre

Mecânico de Motor a Diesel: Porto Alegre, RS

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.461 e 4.040 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 354 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Espírito Santo

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Espírito Santo, ganha entre 2.223 e 3.975 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.048 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Brasília

Mecânico de Motor a Diesel: Brasília, DF

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.363 e 4.074 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 389 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: São Paulo

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.784 e 4.755 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 11.579 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Salvador

Mecânico de Motor a Diesel: Salvador, BA

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.099 e 3.767 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 169 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel São Paulo

Mecânico de Motor a Diesel: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.961 e 5.084 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.051 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel

Mecânico de Motor a Diesel: Paraná

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Paraná, ganha entre 2.432 e 4.182 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.640 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico de Motor a Diesel Caxias do Sul

Mecânico de Motor a Diesel: Caxias do Sul, RS

O profissional no cargo de Mecânico de Motor a Diesel CBO 9144-25 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 2.956 e 5.209 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 244 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.