CBO 9144-25 - Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos mecânicos de manutenção de veículos automotores

O profissional no cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 realiza manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel Elabora plano de manutenção.

Testa desempenho de componentes e sistemas Avalia a satisfação do cliente Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente

CBO 9144-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de mecânicos de manutenção de veículos automotores que pertence ao grupo dos trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Mecânicos de manutenção de veículos automotores CBO 9144-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 9144-25

  • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção.
    • Mecânicos de manutenção de veículos automotores.
      • Trabalhadores em serviços de reparação e manutenção mecânica.

O que faz um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores)

O Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25 elabora plano de manutenção mecânica de motores, sistemas e partes de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, interpretando desenhos e normas técnicas, diagnosticando falhas e identificando o trabalho a ser realizado, para estimar tempo de execução, orçar o serviço e requisitar material Confirma o plano de manutenção com o cliente e com o fornecedor de material.

Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos, de acordo com o trabalho a ser executado.

Remove e desmonta o motor, realiza o controle dimensional de peças e envia peças para retificação Monta e reinstala o motor, executando o ajuste de válvulas.

Remove o sistema de transmissão, limpa filtros e reinstala o sistema Ajusta componentes mecânicos, elétricos, hidráulicos e pneumáticos.

Regula e faz a sangria do sistema de freios.

Drena filtros da linha de alimentação Regula sistema de ignição e injeção.

Ajusta cubos de rodas.

Lubrifica articulações da suspensão Alinha e substitui braços do sistema de direção Substitui peças dos diversos sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, identificando as partes com defeitos de fabricação ou desgastes pelo uso, para realizar troca de agregados de suspensão e outros, tais como compressor, alternador e bomba d’água.

Troca fluidos hidráulicos, sistema de embreagem, válvula injetora, componentes eletroeletrônicos, amortecedores, barras estabilizadoras, hastes de reação, molas, tensores, válvulas pneumáticas, buchas, pivôs, rolamentos de rodas, componentes da unidade hidráulica, radiadores, sensores térmicos, mangueiras, correias, polias, vedantes de óleo e água e bolsas de ar Repara componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando a manutenção corretiva por meio de ações de reparo em sistema elétrico e sistemas de arrefecimento, carga e partida, sobrealimentação e escapamento Repara válvulas pneumáticas, bomba de combustível, bomba e válvula injetoras, bomba hidráulica da direção, caixa de direção, chassis, unidade hidráulica e bomba d’água.

Realiza manutenção da bomba hidráulica e do compressor de ar Pode executar soldagem elétrica e soldagem oxiacetilênica, como parte das atividades.

Testa desempenho de componentes e sistemas de veículos automotores rodoviários movidos a diesel, realizando testes de motor no veículo e em dinamômetro Testa sistema de transmissão e efetua testes hidráulicos e pneumáticos Testa válvulas injetoras, circuitos eletroeletrônicos, pressão de alimentação e vazão, estanqueidade do sistema de alimentação, sistema eletroeletrônico do freio ABS e funcionamento do sistema de arrefecimento.

Verifica funcionamento de alavanca, cabo e demais componentes do sistema de freios Examina as condições da tubulação e do tanque de combustível Realiza teste de emissão de poluentes.

Avalia a satisfação do cliente com os serviços executados Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Zela pela segurança no trabalho, identificando áreas de risco, vestindo equipamentos de proteção individual e consultando recomendações de segurança contidas nos manuais Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 9144-25 deve reparar componentes e sistemas de veículos, demonstrar competências pessoais, testar desempenho de componentes e sistemas de veículos, elaborar plano de manutenção, substituir peças dos diversos sistemas, realizar o trabalho com segurança, realizar manutenção de motores, sistemas e partes do veículo.

Condições de trabalho dessas profissões

Mecânicos de manutenção de veículos automotores trabalham em empresas de transporte terrestre, de venda, manutenção e reparo de veículos, de aluguel de veículos, máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados com registro em carteira. Geralmente executam o trabalho de forma individual, sob supervisão ocasional. Trabalham em locais fechados ou abertos, em horários diurnos, em rodízio de turnos e em horários irregulares. Algumas das atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição a ruídos e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 9144-25

Para o exercício dessas atividades requer-se ensino fundamental completo e curso profissionalizante em mecânica de manutenção de veículos automotores superior a quatrocentas horas-aula e cursos básicos de noções de eletricidade e eletrônica. O pleno exercício das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) CBO 9144-25

Um Mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores) (ou sinônimo) deve reparar válvula injetora - diesel, trocar molas, trabalhar em equipe, demonstrar orientação espacial, comunicar-se com clareza verbal e por escrito, vestir equipamentos de proteção individual, reparar unidade hidráulica, realizar teste de emissão de poluentes, ajustar cubos de rodas, verificar funcionamento da alavanca e cabo de freios, trocar componentes eletroeletrônicos, limpar filtros de transmissão, reparar bomba injetora, trocar peças desgastadas pelo tempo de uso, demonstrar destreza manual, testar sistema de transmissão no veículo, confirmar plano de manutenção com o cliente, alinhar sistema de direção, remover o motor do veículo, interpretar termos técnicos em língua estrangeira, cumprir compromissos assumidos, trocar radiadores, instalar motor no veículo, conferir peças no recebimento, reparar chassis, trocar filtros e lubrificantes, trabalhar com responsabilidade, trocar fluidos hidráulicos, testar sistema eletroeletrônico do freio abs, drenar filtros da linha de alimentação, efetuar testes hidráulicos e pneumáticos, verificar condições de funcionamento dos componentes do freio, identificar tipos de transmissão e funcionamento, ajustar válvulas no motor, trocar sistema de embreagem, trocar tensores, trocar peças com defeito de fabricação, selecionar ferramental de acordo com o trabalho, orçar serviços manuais e por computador, reparar válvulas pneumáticas, reparar sistema de carga e partida, reparar sistema elétrico, substituir bolsas de ar, ajustar componentes mecânicos elétricos e hidráulicos, reparar sistema de arrefecimento, preencher requisição de material, reparar sistema de escapamento, testar estanqueidade do sistema de alimentação, descartar peças, componentes, fluidos e lubrificantes, segundo normas ambientais, preencher ordem de serviço, trocar rolamentos de rodas, identificar áreas de risco, trocar sensores térmicos, diagnosticar falhas de funcionamento do veículo, realizar manutenção do compressor de ar, reparar bomba dágua, substituir agregados - compressor, alternador, bomba dágua etc., estimar tempo de execução, identificar sons no ambiente, regular sistema de ignição e injeção, instalar sistemas de transmissão no veículo, trocar componentes da unidade hidráulica, manter-se atualizado profissionalmente, coordenar braços e pernas, testar válvulas injetoras, realizar manutenção da bomba hidráulica, ajustar componentes pneumáticos, trabalhar com atenção seletiva, trocar buchas, trocar vedantes de óleo e água, trocar barras estabilizadoras e hastes de reação, remover sistemas de transmissão, trocar terminais esféricos - pivôs, regular freios, manter o local de trabalho organizado, reparar bomba de combustível, trocar peças do sistema de escapamento, lubrificar articulações da suspensão, avaliar satisfação do cliente, verificar condições da tubulação e tanque de combustível, substituir agregados da suspensão, identificar o trabalho a ser realizado, reparar caixa de direção, trocar válvulas pneumáticas, testar motor no veículo, estabelecer vínculos de confiança entre o cliente e a empresa, desmontar o motor, realizar o trabalho de modo eficiente, testar circuitos eletroeletrônicos, reparar bomba hidráulica da direção, enviar peças para retificação, trocar válvula injetora, substituir braços do sistema, trocar mangueiras, correias e polias, montar motor, sangrar sistema de freios, testar desempenho do motor em dinamômetro, efetuar limpeza geral, interpretar diagramas eletroeletrônicos, orientar o cliente no uso correto do veículo, consultar recomendações de segurança contidas nos manuais e nos veículos, controlar dimensional das peças, trocar amortecedores, manter relacionamento interpessoal, reparar sistema de sobrealimentação, realizar teste de funcionamento do sistema de arrefecimento, desmontar sistema de transmissão, testar pressão de alimentação e vazão, interpretar desenhos e normas técnicas.

Cargos e salários CBO 9144-25 - Mecânicos de manutenção de veículos automotores

Salário Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) Fortaleza

Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores): Fortaleza, CE

  • 246
  • Fortaleza, CE
  • 2.232 - 3.822
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) CBO 9144-25 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.232 e 3.822 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 246 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.
Salário Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) São Paulo

Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores): São Paulo, SP

  • 1.600
  • São Paulo, SP
  • 2.776 - 4.878
  • 43h
O profissional no cargo de Mecânico Eletricista de Diesel (veículos Automotores) CBO 9144-25 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.776 e 4.878 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.600 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 9144-25.