CBO 8625-05 - Operadores de instalações de refrigeração e ar-condicionado - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 8625-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de instalações de refrigeração e ar-condicionado que pertence ao grupo dos operadores de produção, captação, tratamento e distribuição (energia, água e utilidades), segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de instalações de refrigeração e ar-condicionado CBO 8625-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8625-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de instalações de refrigeração e ar-condicionado.
      • Operadores de produção, captação, tratamento e distribuição (energia, água e utilidades).

Funções

comunicar-se, operar sistemas de refrigeração, operar sistemas de ar condicionado, controlar o funcionamento dos sistemas de refrigeração e ar condicionado, demonstrar competências pessoais, realizar serviços seguindo normas de segurança e meio ambiente, realizar manutenção preventiva básica nos sistemas de refrigeração e ar condicionado, operar sistemas de refrigeração com amônia.

Atividades

limpar externamente os equipamentos, manifestar sociabilidade, liberar amônia do reservatório para os evaporadores, cumprir procedimentos de serviço, localizar vazamento de amônia, evidenciar iniciativa, acionar dispositivos de controle - pneumático, eletroeletrônico e outros, ler as ocorrências do sistema do turno anterior, verificar manualmente o nível de água, óleo e gás refrigerante, manifestar flexibilidade, regular temperaturas dos ambientes condicionados, substituir filtros, verificar concentração de anti-congelante, zelar pelo equipamento de segurança individual, acionar chiller para resfriamento de líquido - água gelada, evidenciar capacidade de comunicação verbal e escrita, acionar equipe de manutenção corretiva, demonstrar organização, sinalizar riscos operacionais e paradas dos equipamentos, demostrar controle emocional, demonstrar raciocínio lógico, dar provas de acuidade auditiva e visual, evidenciar atenção concentrada, acionar evaporadores e forçadores da câmera frigorífica, isolar o local do vazamento de amônia - na instalação e no ambiente, completar o nível de óleo da eletro-bomba e dos compressores, conferir tensão e corrente nos paíneis elétricos, registrar ocorrências operacionais dos sistemas, acionar compressor e condensador, acionar máquina para produção de gelo, lubrificar os equipamentos, acionar motores, ventiladores e correlatos manualmente ou por computador, utilizar equipamentos - telefone, rádio etc. de comunicação, orientar usuário quanto a utilização do equipamento de ar condicionado, utilizar os equipamentos de segurança individual, identificar não conformidade operacional dos sistemas de refrigeração e ar condicionado, preencher relatório de rotina operacional, acionar central de água gelada - bomba, torre de arrefecimento, resfriador de líquido, monitorar visualmente ou por instrumentos parâmetros operacionais, completar manualmente o nível de água gelada e condensação, prestar atendimento de primeiros socorros, manobrar equipamentos para manutenção - corretiva ou preventiva, substituir gaxeta do registro do sistema de amônia, manobrar registro para by pass - reparo de parte do sistema e seleção de equipamento, participar da brigada de incêndio - desligando o sistema de refrigeração e ar condicionado, fornecer dados para elaboração do mapa de risco, conferir parâmetros operacionais - vazões, temperatura e outros, identificar vazamento de amônia, verificar visualmente ou por instrumentos, vazamento de gás refrigerante e óleo, evitando a poluição.

Cargos e salários CBO 8625-05 - Operadores de instalações de refrigeração e ar-condicionado

Salário Operador de Sistema de Refrigeração

Operador de Sistema de Refrigeração: Brasil

  • 1.707
  • Brasil
  • 1.859 - 3.402
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Sistema de Refrigeração CBO 8625-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.859 e 3.402 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.707 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8625-05.
Salário Operador de Instalação de Refrigeração

Operador de Instalação de Refrigeração: Brasil

  • 1.707
  • Brasil
  • 1.859 - 3.402
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Instalação de Refrigeração CBO 8625-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.859 e 3.402 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.707 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8625-05.
Salário Operador de Central de Refrigeração

Operador de Central de Refrigeração: Brasil

  • 1.707
  • Brasil
  • 1.859 - 3.402
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Central de Refrigeração CBO 8625-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.859 e 3.402 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.707 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8625-05.
Salário Operador de Compressor de Refrigeração

Operador de Compressor de Refrigeração: Brasil

  • 1.707
  • Brasil
  • 1.859 - 3.402
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Compressor de Refrigeração CBO 8625-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.859 e 3.402 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.707 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8625-05.
Salário Operador de Máquina de Fabricar Gelo

Operador de Máquina de Fabricar Gelo: Brasil

  • 1.707
  • Brasil
  • 1.859 - 3.402
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Máquina de Fabricar Gelo CBO 8625-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.859 e 3.402 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.707 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8625-05.