CBO 8421-20 - Auxiliar de processamento de fumo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cigarreiros e beneficiadores de fumo

O profissional no cargo de Auxiliar de processamento de fumo CBO 8421-20 presta apoio aos responsáveis pela execução do processamento de fumo (tabaco), conferindo etiquetas com identificação dos produtores e acondicionando as folhas, no recebimento de fumo, ajudando na separação de lâminas e talos, no processo de destala manual, fazendo o abastecimento com matérias-primas, na preparação de máquinas e equipamentos, acondicionando, etiquetando e transportando o fumo, no final do processamento Pode coletar cigarros e filtros em esteira para amostra, controlar dados de produção, e realizar outras atividades, seguindo orientações e sendo supervisionado durante a execução.

Faz a limpeza de máquinas e equipamentos e organiza o local de trabalho Cumpre procedimentos técnicos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 8421-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de cigarreiros e beneficiadores de fumo que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de processamento de fumo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cigarreiros e beneficiadores de fumo CBO 8421-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8421-20

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Cigarreiros e beneficiadores de fumo.
      • Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo.

O que faz um Auxiliar de processamento de fumo

O Auxiliar de processamento de fumo CBO 8421-20 presta apoio aos responsáveis pela execução do processamento de fumo (tabaco), recebendo instruções sobre as atividades a serem realizadas Ajuda no recebimento das folhas de fumo, conferindo as etiquetas com identificação dos produtores.

Acondiciona as folhas de fumo em contentores.

Verifica a calibração de balança, para pesagem do volume recebido Auxilia na realização da separação de lâminas e talos, em processo de destala manual.

Prepara as folhas de fumo para processamento, efetuando a montagem ou a desmontagem de pilhas de manocas (conjuntos de folhas juntadas e amarradas) Prepara a execução de secagem, de prensagem e de outros processos, retirando matérias-primas do estoque e fazendo seu deslocamento para abastecer máquinas e equipamentos.

Após o processamento, emite etiqueta de identificação do fumo processado, acondiciona o fumo processado em paletes, e transporta o fumo processado para estoque.

Pode acondicionar o fumo para ser comercializado Pode realizar outras atividades – como coleta de cigarros e filtros em esteira para amostra, controle de dados de produção de cigarros, filtros e carteiras, separação de refugo de cigarros e carteiras, registro, em sistema informatizado, de dados de qualidade do produto, entre outras – seguindo orientações e sendo supervisionado durante a execução.

Coleta dados e verifica ocorrências durante o processamento de fumo, para auxiliar o responsável no preenchimento de boletins e relatórios.

Conserva o local de trabalho limpo Organiza o ambiente e acondiciona os materiais Realiza limpeza, organização e acondicionamento de ferramentas e instrumentos.

Faz a limpeza de máquinas e equipamentos Contribui para a redução dos impactos ambientais do processamento de fumo, seguindo os procedimentos estabelecidos pela empresa para descarte de resíduos Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva.

Ajuda a isolar áreas de risco Participa em palestras e cursos sobre saúde e segurança no trabalho.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8421-20 deve operar máquinas, demonstrar competências pessoais, preparar blend, classificar fumo, fermentar manocas de fumo, participar de processos administrativos e operacionais, trabalhar com segurança, processar fumo.

Condições de trabalho dessas profissões

Cigarreiros e beneficiadores de fumo atuam nas colônias de preparação e tratamento do fumo cru ou nas indústrias de fabricação que debulham, fragmentam e preparam o fumo para fábricas de cigarros e cigarrilhas. São empregados com carteira assinada. Os titulares trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, os auxiliares atuam individualmente sob supervisão permanente. No período de entressafra, podem desenvolver atividades de manutenção de equipamentos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8421-20

Para o exercício da ocupação processador de fumo requer-se ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional. Para o auxiliar de processamento do fumo requer-se ensino fundamental e prática profissional no posto de trabalho. Nesse caso, o pleno desempenho das atividades é alcançado com aproximadamente um ano de experiência.

Atividades exercidas por um Auxiliar de processamento de fumo CBO 8421-20

Um Auxiliar de processamento de fumo (ou sinônimo) deve demonstrar sensibilidade táctil, conferir etiquetas dos produtores, auxiliar no controle administrativo de pessoal, demonstrar acuidade visual, coletar cigarros e filtros na esteira para amostra, demonstrar iniciativa, transportar contentores para estoque, conferir matéria-prima, verificar calibração de balança, desmontar pilhas de manocas de fumo, demonstrar agilidade decisória, demonstrar pró-atividade, acondicionar fumo cru em contentores, abastecer máquinas com máteria-prima, participar de treinamentos de segurança no trabalho, separar refugo de cigarros e carteiras, demonstrar flexibilidade, limpar máquinas, equipamentos e ambientes, trabalhar em equipe, monitorar temperatura das pilhas de manocas de fumo, alimentar máquina com fumo, participar de diálogos prevencionistas sobre segurança no trabalho, pegar no estoque classes para composição da corrida, pesar contentor de fumo, avaliar estoque de fumo, demonstrar versatilidade, controlar estatísticas de produção de cigarros, filtros e carteiras, destalar folhas de fumo - destala manual, demonstrar destreza manual, montar pilhas de manocas de fumo, demonstrar capacidade de análise, emitir etiqueta de identificação do fumo processado, registrar dados de qualidade do produto, acondicionar manocas em contentores, isolar áreas de risco, contornar situações adversas, demonstrar concentração, demonstrar apuro olfativo, detectar defeitos de máquinas e equipamentos, controlar rastreabilidade das matérias primas, usar equipamentos de proteção individual e coletiva - epi e epc, comunicar riscos de acidentes e incidentes no trabalho, requisitar peças de reposição para máquinas e equipamentos, acondicionar fumo processado em pallets, auxiliar na manutenção de máquinas e equipamentos, operar sistemas de informática, acondicionar filtros em reservátorios.

Cargos e salários CBO 8421-20 - Cigarreiros e beneficiadores de fumo

Salário Auxiliar de Processamento de Fumo

Auxiliar de Processamento de Fumo: Brasil

  • 20.994
  • Brasil
  • 1.613 - 2.461
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Processamento de Fumo CBO 8421-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.613 e 2.461 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.994 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8421-20.
Salário Auxiliar de Produção de Fumo

Auxiliar de Produção de Fumo: Brasil

  • 20.994
  • Brasil
  • 1.613 - 2.461
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Produção de Fumo CBO 8421-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.613 e 2.461 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.994 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8421-20.
Salário Auxiliar de Processamento de Fumo Blumenau

Auxiliar de Processamento de Fumo: Blumenau, SC

  • 1
  • Blumenau, SC
  • 1.361 - 0
  • 40h
O profissional no cargo de Auxiliar de Processamento de Fumo CBO 8421-20 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 1.361 e 0 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 1 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8421-20.
Salário Auxiliar de Processamento de Fumo

Auxiliar de Processamento de Fumo: Rio Grande do Sul

  • 18.410
  • Rio Grande do Sul
  • 1.605 - 2.233
  • 44h
O profissional no cargo de Auxiliar de Processamento de Fumo CBO 8421-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.605 e 2.233 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 18.410 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8421-20.
Salário Auxiliar de Produção de Fumo Santa Cruz do Sul

Auxiliar de Produção de Fumo: Santa Cruz do Sul, RS

  • 11.245
  • Santa Cruz do Sul, RS
  • 1.629 - 2.318
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar de Produção de Fumo CBO 8421-20 trabalhando em Santa Cruz do Sul - RS, ganha entre 1.629 e 2.318 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 11.245 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8421-20.
Salário Auxiliar de Produção de Fumo Duque de Caxias

Auxiliar de Produção de Fumo: Duque de Caxias, RJ

  • 68
  • Duque de Caxias, RJ
  • 1.516 - 2.019
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar de Produção de Fumo CBO 8421-20 trabalhando em Duque de Caxias - RJ, ganha entre 1.516 e 2.019 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 68 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8421-20.
Salário Auxiliar de Produção de Fumo

Auxiliar de Produção de Fumo: Rio Grande do Sul

  • 18.410
  • Rio Grande do Sul
  • 1.605 - 2.233
  • 44h
O profissional no cargo de Auxiliar de Produção de Fumo CBO 8421-20 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 1.605 e 2.233 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 18.410 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8421-20.