CBO 8422-30 - Charuteiro a mão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos charuteiros

O profissional no cargo de Charuteiro a mão CBO 8422-30 confecciona charutos manualmente, com folhas de fumo (tabaco) previamente preparadas Enrola um conjunto de folhas, para formar o miolo, conferindo o seu diâmetro e submetendo o enchimento a um teste de resistência de fluxo.

Enrola a folha “capote”, de maneira cilíndrica, em torno do miolo Prepara a folha “capa”, que é umedecida e cortada em tamanho adequado Apara irregularidades do miolo, com chaveta.

Enrola a folha “capa” ao redor da folha “capote” (que cobre o miolo) Prende a ponta da folha “capa” com cola vegetal Prepara-se para realizar as atividades, verificando as especificações do charuto a ser confeccionado.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 8422-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de charuteiros que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Charuteiro a mão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Charuteiros CBO 8422-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8422-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Charuteiros.
      • Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo.

O que faz um Charuteiro a mão

O Charuteiro a mão CBO 8422-30 prepara-se para realizar as atividades, verificando as especificações - especialmente o tamanho e a mistura de folhas de fumo (tabaco) que irá compor o miolo - do charuto a ser confeccionado Recebe folhas de fumo previamente preparadas e confere a separação das folhas em “capa” (larga e de boa qualidade para ser usada como camada externa do produto), capote (próxima à qualidade da primeira, para formar a segunda capa) e “miolo” (folhas pequenas ou quebradas).

Enrola um conjunto de folhas, para formar o miolo (centro do charuto).

Embrulha o miolo em um papel protetor para manter a sua forma Confere, com um anel de dimensionamento, o diâmetro do miolo.

Submete o enchimento a um teste de resistência de fluxo, já que ficará difícil fumar se o miolo estiver muito apertado, e queimará muito rápido, se o miolo tiver sido enrolado com as folhas muito soltas Coloca o feixe de folhas do miolo sobre a folha “capote”.

Enrola a folha “capote”, de maneira cilíndrica, em torno do miolo.

Insere o charuto inacabado em molde de madeira, que o mantém no formato correto até receber a “capa” Prepara a folha “capa”, que é umedecida, estendida na mesa, e cortada manualmente para ficar no tamanho adequado.

Tira o charuto incompleto do molde e apara irregularidades do miolo, com chaveta (faca com a face de corte em formato arredondado).

Enrola a folha “capa” ao redor da folha “capote” (que cobre o miolo), garantindo um acabamento uniforme Prende a ponta da folha “capa” com uma pequena quantidade de cola vegetal Encaminha o charuto, construído manualmente, para a inspeção de qualidade.

Preenche boletins e relatórios com dados de charutos confeccionados, analisando a consecução das metas e relatando as eventuais ocorrências que afetaram os processos de confecção Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso.

Afia as ferramentas de corte Contribui para a redução dos impactos ambientais dos processos de confecção, seguindo os procedimentos estabelecidos para reaproveitamento de sobras e descarte de resíduos.

Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Atende às convocações para participação em eventos sobre saúde e segurança no trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8422-30 deve demonstrar competências pessoais, embalar charutos e cigarrilhas, preparar fumo, inspecionar produtos acabados e semi-acabados, confeccionar miolo de charutos e cigarrilhas, armazenar charutos e cigarrilhas, efetuar acabamento de charutos e cigarrilhas.

Condições de trabalho dessas profissões

Charuteiros atuam na fabricação de produtos do fumo como empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, individual, no período diurno e com supervisão permanente. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8422-30

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Charuteiro a mão CBO 8422-30

Um Charuteiro a mão (ou sinônimo) deve controlar ambiente - temperatura e umidade, cortar extremidades de charutos e cigarrilhas, estocar charutos e cigarrilhas, secar fumo, personalizar charutos e cigarrilhas, demonstrar flexibilidade, acondicionar charutos e cigarrilhas, cortar charutos e cigarrilhas, dar provas de capacidade de concentração, classificar fumo, verificar textura e peso de charutos e cigarrilhas, registrar produção individual de charutos e cigarrilhas, anelar charutos e cigarrilhas, dar forma nos bicos de charutos e cigarrilhas, desfiar fumo, degustar charutos e cigarrilhas, congelar charutos e cigarrilhas, rotular embalagens, vistoriar acabamento de bicos de charutos e cigarrilha, capear charutos e cigarrilhas, dar provas de acuidade visual, demonstrar habilidade manual, desumidificar charutos e cigarrilhas, evidenciar comprometimento com o trabalho, aromatizar cigarrilhas e charutos, evidenciar pré-disposição para atividades de rotina, classificar charutos e cigarrilhas, inspecionar capeamento de charutos e cigarrilhas, plastificar caixas, manifestar sensibilidade tátil, enformar charutos, cortar fumo, umedecer fumo, aromatizar mistura de fumo, destalar fumo, encher charutos e cigarrilhas, congelar folhas de fumo, celofanar charutos e cigarrilhas, medir dimensões de charutos e cigarrilhas, revisar embalagens de charutos e cigarrilhas, conferir uniformidade de charutos e cigarrilhas, enrolar charutos e cigarrilhas, instalar armadilhas contra insetos, prensar charutos, misturar tabaco, modelar charutos e cigarrilhas.

Cargos e salários CBO 8422-30 - Charuteiros

Salário Charuteiro a Mao

Charuteiro a Mao: Brasil

  • 85
  • Brasil
  • 1.312 - 1.846
  • 42h
O profissional no cargo de Charuteiro a Mao CBO 8422-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.312 e 1.846 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8422-30.
Salário Capeador de Charutos

Capeador de Charutos: Brasil

  • 85
  • Brasil
  • 1.312 - 1.846
  • 42h
O profissional no cargo de Capeador de Charutos CBO 8422-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.312 e 1.846 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8422-30.
Salário Enrolador de Charutos

Enrolador de Charutos: Brasil

  • 85
  • Brasil
  • 1.312 - 1.846
  • 42h
O profissional no cargo de Enrolador de Charutos CBO 8422-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.312 e 1.846 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 85 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8422-30.