CBO 8422-05 - Preparador de fumo na fabricação de charutos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos charuteiros

O profissional no cargo de Preparador de fumo na fabricação de charutos CBO 8422-05 prepara folhas de fumo (tabaco) para fabricação de charutos, selecionando as folhas para serem utilizadas como capa, capote” e “miolo”, colocando feixes de folhas em processo de fermentação, para desenvolvimento de aroma e sabor, removendo - à mão ou à máquina - os talos das folhas, e encaminhando as folhas de fumo preparadas para a próxima etapa de fabricação de charuto Pode organizar lote de folhas e colocar etiqueta com sua identificação, para comercialização.

Pode realizar a preparação de folhas de fumo para fabricação de cigarrilhas Executa ações de manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 8422-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de charuteiros que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Preparador de fumo na fabricação de charutos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Charuteiros CBO 8422-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 8422-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Charuteiros.
      • Trabalhadores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo.

O que faz um Preparador de fumo na fabricação de charutos

O Preparador de fumo na fabricação de charutos CBO 8422-05 prepara-se para atuar em fase da produção de charutos, interpretando ordem de produção Recebe as folhas de fumo (tabaco), que passaram por etapa de cura em propriedade rural.

Seleciona as folhas de fumo, por cor, tamanho e qualidade.

Separa folhas pequenas ou quebradas, para serem utilizadas no “miolo” do charuto Escolhe folhas largas e de boa qualidade para serem usadas como capa, folha externa do charuto que valoriza a apresentação do produto.

Para capote - uma espécie de segunda capa, seleciona folhas também de boa qualidade ou, pelo menos, próxima à qualidade da primeira, para envolver o miolo Amarra cada conjunto de folhas, do mesmo tipo, em feixe.

Coloca os feixes em barricas, por tempo predefinido, para que as folhas de fumo passem por uma mudança química – denominada fermentação -, desenvolvendo aroma e sabor.

Para charutos de alta qualidade, estabelece período mais longo de fermentação Após processo de fermentação, remove os talos das folhas - à mão ou à máquina - para que o charuto queime de forma uniforme.

Manualmente, utiliza uma ponteira presa ao dedo, para cortar o veio próxima à ponta e arrancar o talo.

Mecanicamente, insere a folha de fumo sob uma faca circular, pressiona pedal para abaixar a faca, e corta o talo Empilha as folhas sem talos Amarra as folhas sem talo em fardos, no caso de sua comercialização (inclusive exportação).

Protege as folhas destinadas à capa, embalando-as Emite etiqueta de identificação e rotula o lote, para transporte No caso de continuidade do processo de fabricação de charuto, encaminha as folhas de fumo para a próxima etapa.

Pode realizar processo de preparação de folhas de fumo para produção de cigarrilhas Preenche boletins e relatórios com dados de folhas de fumo preparadas, analisando o cumprimento das metas e relatando as eventuais ocorrências que afetaram os processos de preparação.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso Afia as ferramentas de corte.

Executa ações da manutenção básica de máquinas e equipamentos, efetuando sua limpeza, fazendo sua lubrificação e realizando pequenos reparos Contribui para a redução dos impactos ambientais dos processos de produção, seguindo os procedimentos estabelecidos para reaproveitamento de sobras e descarte de resíduos Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva.

Inspeciona as condições de segurança do local de trabalho, comunicando à supervisão sobre áreas de risco Atende às convocações para participação em eventos sobre saúde e segurança no trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 8422-05 deve demonstrar competências pessoais, inspecionar produtos acabados e semi-acabados, embalar charutos e cigarrilhas, armazenar charutos e cigarrilhas, confeccionar miolo de charutos e cigarrilhas, preparar fumo, efetuar acabamento de charutos e cigarrilhas.

Condições de trabalho dessas profissões

Charuteiros atuam na fabricação de produtos do fumo como empregados com carteira assinada. O trabalho é presencial, individual, no período diurno e com supervisão permanente. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 8422-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Preparador de fumo na fabricação de charutos CBO 8422-05

Um Preparador de fumo na fabricação de charutos (ou sinônimo) deve enrolar charutos e cigarrilhas, enformar charutos, congelar folhas de fumo, evidenciar comprometimento com o trabalho, encher charutos e cigarrilhas, capear charutos e cigarrilhas, plastificar caixas, cortar fumo, misturar tabaco, classificar charutos e cigarrilhas, verificar textura e peso de charutos e cigarrilhas, manifestar sensibilidade tátil, dar provas de acuidade visual, vistoriar acabamento de bicos de charutos e cigarrilha, desfiar fumo, demonstrar flexibilidade, demonstrar habilidade manual, dar forma nos bicos de charutos e cigarrilhas, prensar charutos, classificar fumo, controlar ambiente - temperatura e umidade, desumidificar charutos e cigarrilhas, personalizar charutos e cigarrilhas, destalar fumo, rotular embalagens, registrar produção individual de charutos e cigarrilhas, celofanar charutos e cigarrilhas, cortar extremidades de charutos e cigarrilhas, conferir uniformidade de charutos e cigarrilhas, evidenciar pré-disposição para atividades de rotina, inspecionar capeamento de charutos e cigarrilhas, aromatizar cigarrilhas e charutos, revisar embalagens de charutos e cigarrilhas, umedecer fumo, cortar charutos e cigarrilhas, estocar charutos e cigarrilhas, anelar charutos e cigarrilhas, acondicionar charutos e cigarrilhas, instalar armadilhas contra insetos, dar provas de capacidade de concentração, modelar charutos e cigarrilhas, medir dimensões de charutos e cigarrilhas, degustar charutos e cigarrilhas, secar fumo, congelar charutos e cigarrilhas, aromatizar mistura de fumo.

Cargos e salários CBO 8422-05 - Charuteiros

Salário Preparador de Fumo na Fabricação de Charutos

Preparador de Fumo na Fabricação de Charutos: Brasil

  • 5
  • Brasil
  • 1.343 - 1.851
  • 44h
O profissional no cargo de Preparador de Fumo na Fabricação de Charutos CBO 8422-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.343 e 1.851 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 8422-05.