CBO 7651-10 - Cortador de tapeçaria
Entenda o que fazem os trabalhadores da preparação de artefatos de tecidos, couros e tapeçaria no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cortador de tapeçaria e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cortador de tapeçaria
O Cortador de Tapeçaria realiza corte de tapete e outros artigos de tapeçaria, identificando tecido ou couro utilizado na tapeçaria, separando couro e tecido com defeitos, selecionando moldes, posicionando moldes sobre couro ou tecido, para o melhor aproveitamento do material, e cortando - à mão ou à máquina - tapete ou outro artigo de tapeçaria. Faz controle de qualidade dos artigos cortados de tapeçaria. Planeja atividades, interpretando ordem de produção. Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos. Pode usar tecidos tecnológicos, “software” de modelagem, e máquinas automáticas de corte. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7651-10
Prepara tecido ou couro para tapeçaria, verificando suas características. Localiza defeitos, comunicando aos superiores a não conformidade de tecido ou couro. Analisa a possibilidade de reaproveitamento de retalhos de corte e peças defeituosas. Pode utilizar tecidos tecnológicos, com atributos especiais, tais como alta resistência ao rasgo e à abrasão, antiácaro, e propriedade antichama.
Seleciona moldes, identificando sua codificação e avaliando sua forma e suas dimensões.
Prepara o corte de tapete ou outro artigo de tapeçaria, posicionando tecido ou couro na mesa de corte, fixando as extremidades do material na mesa, e posicionando os moldes sobre tecido ou couro de forma a ter o melhor aproveitamento possível. Traça a linha de corte no material. Pode utilizar “software” específico para a modelagem.
Realiza o corte de tapete ou outro artigo de tapeçaria à mão, utilizando instrumentos de corte e seguindo a linha traçada no tecido ou couro.
Realiza o corte de tapete ou outro artigo de tapeçaria à máquina, abastecendo-a com tecido ou couro e acionando seus comandos. Pode utilizar máquinas automáticas para corte.
Executa testes e inspeções no tapete ou em outro artigo cortado, tais como teste de resistência e comparação de tonalidades. Identifica defeitos de corte e detalha suas causas. Separa tapeçaria com defeitos.
Compõe conjuntos e lotes de tapetes e de outros artigos de tapeçaria cortados, fazendo sua codificação e seu acondicionamento. Registra dados de lotes e conjuntos, conforme detalhado em ordem de produção.
Conserva local de trabalho limpo e organizado. Mantém ferramentas, instrumentos e acessórios limpos, organizados e acondicionados. Afia instrumentos de corte.
Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos, limpando-os, lubrificando-os e fazendo substituição de peças. Requisita serviço de manutenção corretiva, quando necessário.
Seleciona sobras de materiais para reaproveitamento e executa o descarte de resíduos, seguindo os procedimentos estabelecidos pela empresa para o atendimento às normas ambientais.
Trabalha com segurança, adotando postura ergonômica correta, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - SOFTWARE DE MODELAGEM ESPECÍFICO PARA O CORTE DE PEÇAS PARA TAPEÇARIA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 2 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 2 | 2 | 1 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS DE CORTE DE TAPETES E OUTROS ARTIGOS DE TAPEÇARIA | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE FABRICAÇÃO DE CALÇADOS E OUTROS ARTEFATOS DE COURO | PROCESSOS DE CONFECÇÃO DE ARTEFATOS DE COURO E PELE (EXCETO CALÇADOS) | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | TAPEÇARIA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - CÁLCULO DE APROVEITAMENTO DE MATERIAL PARA O CORTE DE PEÇAS PARA A TAPEÇARIA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - CORTE, À MÃO E À MÁQUINA, DE PEÇAS PARA A TAPEÇARIA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - MOLDES - FORMAS E FACAS - PARA O CORTE DE PEÇAS PARA TAPEÇARIA | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE ARTEFATOS DE TECIDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS TÊXTEIS E DE VESTUÁRIO (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE TAPEÇARIA E OS TIPOS DE REVESTIMENTO UTILIZADOS EM MÓVEIS, VEÍCULOS AUTOMOTORES E OUTROS PRODUTOS INDUSTRIAIS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS PARA CORTE DE TAPETES E OUTROS ARTIGOS DE TAPEÇARIA | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE COUROS E TECIDOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | LUBRIFICAÇÃO | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO BÁSICA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DE CORTE DE TAPETES E OUTROS ARTIGOS DE TAPEÇARIA | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - ORDEM DE FABRICAÇÃO | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - TECIDOS TECNOLÓGICOS DE ALTA RESISTÊNCIA, ANTIÁCARO E ANTICHAMA, PARA CONFECÇÃO DE TAPETES E OUTROS ARTIGOS DE TAPEÇARIA | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores da preparação de artefatos de tecidos, couros e tapeçaria atuam na preparação de couros, na fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados e na confecção de artigos do vestuário e acessórios. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão permanente, em ambiente fechado e no período diurno. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e, eventualmente, ficam expostos a materiais tóxicos e ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se entre a quarta e a sétima séries do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Compor conjuntos elotes de peças de tecidos, couros e tapetes;
- Cortar tecidos, couros e tapetes, a máquina;
- Preparar materiais, equipamentos e ferramentas para a confecção de artefatos de tecidos e couros;
- Preparar tecidos, couros e tapetes para o corte;
- Realizar testes e inspeções em peças de tecidos, couros e tapetes;
- Demonstrar competências pessoais;
- Cortar tecidos, couros e tapetes, a mão;
- Preparar máquinas para corte de tecidos, couros e tapetes;
- Realizar manutenção produtiva de máquinas, equipamentos e ferramentas;
- Traçar tecidos com uso de moldes;
- Avaliar forma e dimensões de navalhas e moldes;
- Posicionar materiais sobre a mesa de corte;
- Identificar características do artefato;
- Identificar defeitos de corte;
- Demonstrar criatividade;
- Consultar estoque de materiais;
- Utilizar equipamentos de proteção individual e coletiva;
- Abastecer máquinas com materiais;
- Comparar tonalidades;
- Interpretar desenhos;
- Codificar peças;
- Verificar fio de facas e navalhas;
- Manifestar flexibilidade;
- Selecionar moldes e gabaritos;
- Elaborar cronograma de corte;
- Selecionar ferramentas;
- Afiar ferramentas;
- Separar peças defeituosas;
- Dar provas de sociabilidade;
- Dar provas de auto-organização;
- Interpretar ordem de fabricação;
- Lubrificar máquinas e ferramentas;
- Testar a resistência;
- Comunicar superiores de materiais, equipamentos e ferramentas não conforme;
- Substituir navalhas;
- Identificar defeitos e características de tecidos, couros e tapetes;
- Definir seqüência de operações de corte;
- Analisar reaproveitamento de retalhos de corte e peças defeituosas;
- Acionar comandos de máquinas;
- Requisitar manutenção corretiva;
- Demonstar capacidade de comunicação;
- Evidenciar coordenação motora;
- Conferir quantidade de materiais, equipamentos e ferramentas;
- Posicionar moldes sobre materiais;
- Posicionar navalhas sobre materiais;
- Quantificar peças;
- Especificar causas de defeitos no corte;
- Limpar máquinas, equipamentos e local de trabalho;
- Avaliar condições de funcionamento de máquinas, equipamentos e ferramentas;
- Acondicionar peças;
- Definir posicionamento de corte para o aproveitamento de material;
- Registrar dados de lotes e conjuntos conforme ordem de fabricação;
- Identificar codificação de moldes;
- Ajustar altura e distância das navalhas;
- Evidenciar dinamismo;
- Marcar posição de montagem de peças;
- Selecionar tecidos, couros e tapetes conforme ordem de fabricação;
- Substituir lâminas e discos de corte;
Profissões da Família Ocupacional
- Cortador de Artefatos de Couro (Exceto Roupas e Calcados)
- Cortador de Tapeçaria
- Cortador
- Cortador de Tapetes
Divisões de categorias profissionais do CBO 7651-10
CBO 7651-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cortador de tapeçaria que pertence ao grupo dos trabalhadores da preparação de artefatos de tecidos, couros e tapeçaria, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores nas indústrias têxtil, do curtimento, do vestúario e das artes gráficas
-
-
- Trabalhadores da confecção de artefatos de tecidos e couros
-
-
-
-
- Trabalhadores da preparação de artefatos de tecidos, couros e tapeçaria
-
-