CBO 7510-20 - Lapidador (joias) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos joalheiros e lapidadores de gemas

O profissional no cargo de Lapidador (joias) CBO 7510-20 realiza lapidação de gemas (pedras preciosas e semipreciosas), examinando formato e medidas das gemas a serem lapidadas, definindo o tipo de lapidação, aplicando processos metalúrgicos, mecânicos e químicos para pré-formar e facetar gemas, e executando acabamento das gemas lapidadas Controla a qualidade do processo de lapidação e do produto.

Planeja as atividades, interpretando desenhos e especificações técnicas Pode utilizar novas tecnologias – tais como corte com raios laser e software para visualização tridimensional da gema, no processo de lapidação Realiza manutenção básica em máquinas e equipamentos.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7510-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de joalheiros e lapidadores de gemas que pertence ao grupo dos joalheiros, vidreiros, ceramistas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Lapidador (joias), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Joalheiros e lapidadores de gemas CBO 7510-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7510-20

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Joalheiros e lapidadores de gemas.
      • Joalheiros, vidreiros, ceramistas.

O que faz um Lapidador (joias)

O Lapidador (joias) CBO 7510-20 planeja a lapidação de gemas, interpretando desenhos e especificações técnicas Seleciona máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais.

Examina o formato e as medidas das gemas a serem lapidadas.

Define a sequência da lapidação das gemas Pode planejar a lapidação utilizando escaneamento portátil, CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design), software específico para visualização tridimensional da gema, e prototipagem rápida para simular a lapidação.

Define os tipos de lapidação – cabochão, lágrima, mista, degrau, trapézio, entre outras, analisando as propriedades físicas, ópticas, estéticas e funcionais das gemas e orientando-se por desenhos, protótipos, modelos e especificações técnicas Pode desenhar modelos de peças, definindo medidas, volumes e espessuras.

Realiza a lapidação das gemas, aplicando processos metalúrgicos, mecânicos e químicos.

Pré-forma as gemas, serrando, rebarbando, definindo posições de desbaste, e desbastando mesa, contornos e pavilhão das gemas Perfura gemas.

Faceta gemas, fixando-as, realizando sua calibração, fazendo seu desbaste em formas angulares, e seu alisamento com lixa.

Executa a limpeza das gemas Lapida diamante, cortando-o pelo método de clivagem ou de serragem - com raios laser ou uso de serra elétrica rotatória, executando o bloqueamento, para aproximar-se do formato predefinido, e realizando o facetamento, pressionando a pedra contra um disco giratório forrado de pó de diamante Realiza acabamento das gemas lapidadas - manualmente ou utilizando máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos -, identificando e eliminando imperfeições, suavizando os contornos, e ajustando o ângulo das facetas.

Realiza polimento de acordo com os eixos cristalográficos Executa limpeza e acondiciona as gemas, preparando-as para etapas subsequentes da produção de joias Controla a qualidade do processo de lapidação e do produto, conferindo parâmetros operacionais, funcionais e estéticos.

Inspeciona cor, forma e pureza das gemas Controla pesos e dimensões angulares.

Mede dimensões lineares Testa dureza das gemas Pode definir técnicas e procedimentos para acondicionamento, limpeza e conservação das gemas, para evitar arranhões, quebras e outras deformações.

Realiza manutenção básica em máquinas e equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação e executando ajustes Afia ferramentas manuais de corte Requisita manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, quando necessário.

Elabora relatórios e registra procedimentos de lapidação Preenche fichas de controle e fichas de requisição de materiais e serviços Conserva o local de trabalho limpo e organizado.

Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reciclagem Promove o descarte e a destinação de resíduos de acordo com diretrizes normatizadas e procedimentos, a fim de manter os processos alinhados aos conceitos e às práticas de desenvolvimento sustentável Aplica normas e procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e desenvolvendo ações de prevenção de acidentes de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7510-20 deve planejar lapidação de gemas e fabricação de jóias, pré-formar gemas, controlar qualidade dos processo de transformação de gemas e metais preciosos e semi-preciosos, realizar acabamento em jóias, bijouterias e gemas, preparar materiais para fabricação e reparação de jóias, bijouterias e lapidação de gemas, facetar gemas, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção preditiva em máquinas, equipamentos e ferramentas.

Condições de trabalho dessas profissões

Joalheiros e lapidadores de gemas esses profissionais são absorvidos no mercado de trabalho pelas indústrias: extrativas minerais não metálicas, de fabricação de produtos de metal e minerais não metálicos, de fabricação de móveis e indústrias diversas. Atuam em locais fechados nos horários diurnos. São empregados assalariados com registro em carteira que trabalham de forma individual, sob supervisão permanente. Eventualmente podem sofrer exposição a ruídos e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7510-20

Para ingressar nessas ocupações é necessário ter concluído o ensino fundamental acrescido de um curso profissionalizante de joalheria e lapidação de gemas entre duzentas a quatrocentas horas-aula, ministrado em escolas profissionalizantes. O exercício pleno da atividade ocorre após dois anos de experiência atuando na área. Vale destacar que os cursos ligados à área de joalheria, normalmente, têm uma maior carga horária por abranger atividades que envolvem projeto, criação e confecção de jóias.

Atividades exercidas por um Lapidador (joias) CBO 7510-20

Um Lapidador (joias) (ou sinônimo) deve lixar gemas, medir dimensões lineares, retificar rebolos, inspecionar cor, forma e pureza de gemas e metais, fixar gemas em suportes, preparar lacre, determinar posições de desbaste de gemas, desbastar gemas em formas angulares, limpar máquinas, equipamentos e ferramentas, desbastar mesa, contornos e pavilhão de gemas, interpretar desenhos e especificações técnicas, picotar discos de polimento, demonstrar rapidez de raciocínio, requisitar gemas e metais preciosos e semi-preciosos, perseverar, afiar ferramentas manuais de corte, testar dureza de gemas, posicionar jóias, bijouterias e gemas conforme especificações técnicas, orientar-se por detalhes, demonstrar acuidade visual, perfurar gemas, remover resíduos, demonstrar criatividade, demonstrar senso de organização, conferir quantidades de materiais, ajustar máquinas e equipamentos, controlar pesos de gemas e metais, identificar imperfeições, determinar seqüência de lapidação de gemas, selecionar máquinas, equipamentos, ferramentas e materiais, lubrificar máquinas, equipamentos e ferramentas, resistir a frustração, secar materiais, demonstrar habilidades manuais, dar provas de atenção concentrada, rebarbar gemas, polir jóias, bijouterias e gemas, requisitar manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, calibrar gemas, dar provas de confiabilidade, serrar gemas, classificar gemas e metais, remover gemas dos suportes, controlar dimensões angulares, realizar a disposição de ferramentas e equipamentos, refigerar zona de atrito do processo de desbaste.

Cargos e salários CBO 7510-20 - Joalheiros e lapidadores de gemas

Salário Lapidador (Joias)

Lapidador (Joias): Brasil

  • 200
  • Brasil
  • 1.709 - 3.001
  • 43h
O profissional no cargo de Lapidador (Joias) CBO 7510-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.709 e 3.001 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-20.
Salário Lapidador de Diamantes

Lapidador de Diamantes: Brasil

  • 200
  • Brasil
  • 1.709 - 3.001
  • 43h
O profissional no cargo de Lapidador de Diamantes CBO 7510-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.709 e 3.001 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-20.
Salário Lapidador de Pedras Preciosas

Lapidador de Pedras Preciosas: Brasil

  • 200
  • Brasil
  • 1.709 - 3.001
  • 43h
O profissional no cargo de Lapidador de Pedras Preciosas CBO 7510-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.709 e 3.001 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-20.
Salário Lapidador de Pedras Semi-preciosas

Lapidador de Pedras Semi-preciosas: Brasil

  • 200
  • Brasil
  • 1.709 - 3.001
  • 43h
O profissional no cargo de Lapidador de Pedras Semi-preciosas CBO 7510-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.709 e 3.001 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-20.
Salário Lapidário

Lapidário: Brasil

  • 200
  • Brasil
  • 1.709 - 3.001
  • 43h
O profissional no cargo de Lapidário CBO 7510-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.709 e 3.001 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-20.
Salário Lapidário de Diamantes

Lapidário de Diamantes: Brasil

  • 200
  • Brasil
  • 1.709 - 3.001
  • 43h
O profissional no cargo de Lapidário de Diamantes CBO 7510-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.709 e 3.001 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-20.
Salário Lapidário de Pedras Semi-preciosas

Lapidário de Pedras Semi-preciosas: Brasil

  • 200
  • Brasil
  • 1.709 - 3.001
  • 43h
O profissional no cargo de Lapidário de Pedras Semi-preciosas CBO 7510-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.709 e 3.001 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 200 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-20.