CBO 7511-30 - Trefilador (joalheria e ourivesaria) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artesãos de metais preciosos e semipreciosos

O profissional no cargo de Trefilador (joalheria e ourivesaria) CBO 7511-30 realiza trefilação de metais preciosos e semipreciosos, fazendo o recozimento de lingotes de metal, executando laminação para produção de tiras de metal, com a menor espessura possível, e operando máquina de trefilação, para transformar tiras de metal em fios e tubos de pequenos diâmetros, destinados à confecção de joias e semijoias e à produção de objetos de arte Controla a qualidade dos processos e dos produtos.

Planeja atividades, interpretando ordem de serviço Realiza manutenção básica em máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 7511-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de artesãos de metais preciosos e semipreciosos que pertence ao grupo dos joalheiros, vidreiros, ceramistas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trefilador (joalheria e ourivesaria), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artesãos de metais preciosos e semipreciosos CBO 7511-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7511-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Artesãos de metais preciosos e semipreciosos.
      • Joalheiros, vidreiros, ceramistas.

O que faz um Trefilador (joalheria e ourivesaria)

O Trefilador (joalheria e ourivesaria) CBO 7511-30 planeja as atividades de trefilação de metais preciosos e semipreciosos, interpretando ordem de serviço e estabelecendo as etapas e a sequência de trabalho Seleciona máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos, matéria-prima e materiais, para a execução dos trabalhos.

Interpreta documentos técnicos, tais como manuais, tabelas e especificações.

Verifica as dimensões e os perfis ou formatos dos fios e tubos a serem produzidos, considerando as etapas subsequentes referentes à confecção de joias - como correntes e brincos -, partes de joia - como fechos - e de objetos de arte Realiza o recozimento de lingotes de metal precioso ou semiprecioso, aquecendo-os e controlando o tempo e a temperatura.

Resfria o material e faz limpeza em sua superfície, eliminando impurezas ou incrustações Lamina o metal precioso ou semiprecioso, ajustando os cilindros de laminação e conferindo os parâmetros operacionais da máquina laminadora.

Inspeciona a passagem do metal entre dois cilindros, que giram em sentidos opostos.

Examina a redução de espessura da tira de metal resultante, até a menor medida possível Opera máquina de trefilação de metais, regulando e acionando os dispositivos de comando para fabricar fios e tubos de pequenos diâmetros.

Monitora a passagem da tira de metal - impulsionada pela força de tração - por uma matriz.

Substitui a matriz por outra, cada vez mais fina Lubrifica a tira de metal, para evitar atrito nos orifícios da matriz Pode recozer a tira de metal durante o processo, para manter a necessária maleabilidade.

Controla o comprimento, o diâmetro, a espessura e o formato do fio ou tubo produzido Continua o processo de trefilação até chegar ao diâmetro definido em especificações técnicas Controla a qualidade dos processos e dos produtos, conferindo temperaturas de recozimento, verificando dimensões dos materiais, e inspecionando a espessura, o diâmetro e a resistência dos produtos trefilados.

Compara os resultados dos processos de recozimento, laminação e trefilação com ordem de serviço e especificações técnicas Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos, monitorando as suas condições de funcionamento, fazendo sua limpeza e lubrificação e executando ajustes.

Solicita manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, quando necessário Elabora relatórios de produção Preenche fichas de controle e fichas de requisição de materiais e serviços.

Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados Recolhe sobras de materiais, para reciclagem e reaproveitamento.

Promove o descarte e a destinação de resíduos de acordo com diretrizes normatizadas e procedimentos, a fim de manter os processos alinhados aos conceitos e às práticas de desenvolvimento sustentável Aplica normas e procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e desenvolvendo ações de prevenção de acidentes de trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7511-30 deve controlar a qualidade dos processos de transformação de metais preciosos e semi-preciosos, recozer materiais preciosos semi-preciosos, realizar manutenção produtiva de máquinas, equipamentos e ferramentas, conformar metais preciosos e semi-preciosos, realizar gravações em metais preciosos e semi-preciosos, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Artesãos de metais preciosos e semipreciosos atuam na lapidação de pedras preciosas e semi-preciosas, na fabricação de artefatos de ourivesaria e joalheria, na confecção de acessórios para vestuários e na fabricação de produtos de metal. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe com supervisão permanente, em ambiente fechado e no horário diurno. Eventualmente, permanecem expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. O fundidor (ourivesaria e joalheria) pode ficar exposto a altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7511-30

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com carga horária diferenciada: em torno de quatrocentas horas-aula, para o ourives, e até duzentas horas-aula, para os demais. O pleno desempenho das atividades do ourives ocorre por volta de cinco anos de experiência profissional. Para os demais, entre um e dois anos.

Atividades exercidas por um Trefilador (joalheria e ourivesaria) CBO 7511-30

Um Trefilador (joalheria e ourivesaria) (ou sinônimo) deve limpar materiais, rebaixar extremidades de materiais para trefilação, evidenciar senso de orientação para detalhes, controlar o tempo de recozimento, controlar temperaturas de fusão e recozimento, inspecionar superfícies e formas de materiais, avaliar características químicas de materiais, conferir o peso do material recebido, trefilar materiais, controlar dimensões de materiais conformados, limpar máquinas, equipamentos e ferramentas, solicitar manutenção corretiva de máquinas, equipamentos e ferramentas, determinar a seqüência de processos de conformação e recozimeto, demonstrar coordenação motora fina, aquecer os materiais, resfriar materiais, laminar materiais, mostrar objetividade, demonstrar responsabilidade, avaliar propriedades físicas de materiais, demonstrar senso crítico, ajustar máquinas e equipamentos, verificar condições de funcionamento de máquinas, equipamentos e ferramentas, demonstrar senso de organização, evidenciar capacidade criativa, demonstrar capacidade de atenção concentrada, lubrificar máquinas e equipamentos, recolher resíduos, demonstrar sociabilidade, comparar resultados dos processos de conformação de materiais com especificações técnicas.

Cargos e salários CBO 7511-30 - Artesãos de metais preciosos e semipreciosos

Salário Trefilador (Joalheria e Ourivesaria)

Trefilador (Joalheria e Ourivesaria): Brasil

  • 16
  • Brasil
  • 2.100 - 3.586
  • 44h
O profissional no cargo de Trefilador (Joalheria e Ourivesaria) CBO 7511-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.100 e 3.586 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 16 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7511-30.
Salário Trefilador de Metais Preciosos

Trefilador de Metais Preciosos: Brasil

  • 16
  • Brasil
  • 2.100 - 3.586
  • 44h
O profissional no cargo de Trefilador de Metais Preciosos CBO 7511-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.100 e 3.586 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 16 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7511-30.