CBO 7510-05 - Engastador (joias) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos joalheiros e lapidadores de gemas

O profissional no cargo de Engastador (joias) CBO 7510-05 executa engaste de gemas (pedras preciosas e semipreciosas) em joias, verificando o tipo de engaste a ser realizado, prendendo as joias em suporte, preparando o assentamento para as gemas, posicionando e prendendo as gemas com as guarnições ou cercaduras de metal, de acordo com desenhos e especificações técnicas, e testando a fixação das gemas Verifica a qualidade do engaste realizado.

Planeja as atividades, interpretando requisição de trabalho Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos Pode participar em reparos e restauração de joias.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 7510-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de joalheiros e lapidadores de gemas que pertence ao grupo dos joalheiros, vidreiros, ceramistas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Engastador (joias), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Joalheiros e lapidadores de gemas CBO 7510-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7510-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Joalheiros e lapidadores de gemas.
      • Joalheiros, vidreiros, ceramistas.

O que faz um Engastador (joias)

O Engastador (joias) CBO 7510-05 planeja as atividades de engastar (fixar), em joia, pedras preciosas e semipreciosas, verificando requisição de trabalho e interpretando desenhos e especificações técnicas Seleciona máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais.

Requisita gemas e metais.

Estabelece sequência do trabalho Prepara as gemas, inspecionando cor, textura, forma e pureza e garantindo a precisão de dimensões e pesos.

Prepara o engaste, fixando joia em suporte para cravação Verifica o tipo de engaste definido em desenho ou especificação, podendo realizar a cravação em garra – posicionando uma gema em garra individual (solitário) ou algumas gemas em conjunto de garras, em pavê – colocando muito próximas as gemas de tamanhos uniformes, cobrindo uma superfície, inglesa - prendendo a gema por um aro de metal que exerce pressão em toda a volta, em carrê - colocando as gemas enfileiradas entre dois trilhos paralelos de metal, ou outros tipos.

Prepara o assentamento para as gemas, cortando, limando, furando e/ou executando outra operação similar no metal, para possibilitar a cravação da gema.

Realiza a cravação de gema, posicionando-a e prendendo-a com as guarnições ou cercaduras de metal, de acordo com desenhos e especificações Pode aplicar substância adesiva no engaste para consolidar a cravação.

Testa a fixação das gemas e remove a joia do suporte.

Realiza o acabamento da cravação, removendo resíduos Verifica a qualidade do engaste da gema, conferindo o modelo predefinido, a precisão dos ângulos de corte, as dimensões e a geometria Pode fazer ajustes no engaste, se necessário.

Pode prestar orientações sobre técnicas e procedimentos para acondicionamento, limpeza e conservação da joia, para evitar arranhões, quebras e demais efeitos externos Pode participar em reparos e restauração de joias, desmontando a peça, substituindo componentes desgastados ou defeituosos, e refazendo a cravação Realiza manutenção básica em máquinas e equipamentos, fazendo sua limpeza e lubrificação e executando ajustes.

Afia ferramentas manuais de corte Requisita manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, quando necessário.

Elabora relatório de produção e preenche fichas de controle e fichas de requisição de materiais e de serviços de manutenção Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos limpos, organizados e acondicionados.

Evita desperdícios, separando sobras de materiais para reaproveitamento Realiza descarte de resíduos, de acordo com normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7510-05 deve controlar qualidade dos processo de transformação de gemas e metais preciosos e semi-preciosos, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção preditiva em máquinas, equipamentos e ferramentas, montar jóias e bijouterias, cravar gemas, realizar acabamento em jóias, bijouterias e gemas, planejar lapidação de gemas e fabricação de jóias.

Condições de trabalho dessas profissões

Joalheiros e lapidadores de gemas esses profissionais são absorvidos no mercado de trabalho pelas indústrias: extrativas minerais não metálicas, de fabricação de produtos de metal e minerais não metálicos, de fabricação de móveis e indústrias diversas. Atuam em locais fechados nos horários diurnos. São empregados assalariados com registro em carteira que trabalham de forma individual, sob supervisão permanente. Eventualmente podem sofrer exposição a ruídos e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7510-05

Para ingressar nessas ocupações é necessário ter concluído o ensino fundamental acrescido de um curso profissionalizante de joalheria e lapidação de gemas entre duzentas a quatrocentas horas-aula, ministrado em escolas profissionalizantes. O exercício pleno da atividade ocorre após dois anos de experiência atuando na área. Vale destacar que os cursos ligados à área de joalheria, normalmente, têm uma maior carga horária por abranger atividades que envolvem projeto, criação e confecção de jóias.

Atividades exercidas por um Engastador (joias) CBO 7510-05

Um Engastador (joias) (ou sinônimo) deve resistir a frustração, dar provas de atenção concentrada, demonstrar senso de organização, demonstrar acuidade visual, realizar a disposição de ferramentas e equipamentos, ajustar máquinas e equipamentos, testar fixação de gemas, fixar gemas em assentamento, lubrificar máquinas, equipamentos e ferramentas, assentar gemas, reparar componentes, afiar ferramentas manuais de corte, realizar acabamento da cravação, orientar-se por detalhes, limpar máquinas, equipamentos e ferramentas, fixar peças em suportes para cravação, inspecionar cor, forma e pureza de gemas e metais, controlar pesos de gemas e metais, conferir quantidades de materiais, remover resíduos, selecionar máquinas, equipamentos, ferramentas e materiais, requisitar manutenção corretiva de máquinas e equipamentos, demonstrar habilidades manuais, preparar assentamento para gemas, remover peças dos suportes para cravação, demonstrar rapidez de raciocínio, interpretar desenhos e especificações técnicas, requisitar gemas e metais preciosos e semi-preciosos, dar provas de confiabilidade, determinar seqüência de fabricação de jóias e bijouterias, demonstrar criatividade, perseverar, classificar gemas e metais.

Cargos e salários CBO 7510-05 - Joalheiros e lapidadores de gemas

Salário Engastador (Joias)

Engastador (Joias): Brasil

  • 174
  • Brasil
  • 2.552 - 5.639
  • 43h
O profissional no cargo de Engastador (Joias) CBO 7510-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.552 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-05.
Salário Cravador de Jóias

Cravador de Jóias: Brasil

  • 174
  • Brasil
  • 2.552 - 5.639
  • 43h
O profissional no cargo de Cravador de Jóias CBO 7510-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.552 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-05.
Salário Cravejador de Jóias

Cravejador de Jóias: Brasil

  • 174
  • Brasil
  • 2.552 - 5.639
  • 43h
O profissional no cargo de Cravejador de Jóias CBO 7510-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.552 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-05.
Salário Cravejador de Metais Preciosos

Cravejador de Metais Preciosos: Brasil

  • 174
  • Brasil
  • 2.552 - 5.639
  • 43h
O profissional no cargo de Cravejador de Metais Preciosos CBO 7510-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.552 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-05.
Salário Cravejador de Ourivesaria

Cravejador de Ourivesaria: Brasil

  • 174
  • Brasil
  • 2.552 - 5.639
  • 43h
O profissional no cargo de Cravejador de Ourivesaria CBO 7510-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.552 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 174 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7510-05.