CBO 7421-30 - Confeccionador de instrumentos de sopro (metal)
Entenda o que fazem os confeccionadores de instrumentos musicais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Confeccionador de instrumentos de sopro (metal) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Confeccionador de instrumentos de sopro (metal)
O Confeccionador de Instrumentos de Sopro (Metal) confecciona instrumentos de sopro de metal em indústrias de instrumentos musicais, preparando materiais, distinguindo acústicas dos materiais, produzindo componentes, realizando processo de montagem, fazendo acabamento, aplicando técnicas de afinação, e avaliando a qualidade dos instrumentos de sopro de metal produzidos. Planeja a produção, programando etapas. Pode realizar venda de instrumentos de sopro de metal. Pode realizar conserto e restauração de instrumentos de sopro de metal. Prepara documentos, participando da elaboração de manuais técnicos e preenchendo relatórios. Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 7421-30
Prepara os materiais a serem utilizados na confecção de instrumentos de sopro de metal. Distingue acústicas dos materiais, analisando as propriedades de ressonância e identificando os diferentes timbres. Define os tipos de cortes dos materiais. Classifica metais e faz seu recozimento.
Confecciona componentes, construindo moldes, manuseando gabaritos, utilizando ferramentas e instrumentos de medição, regulando e operando máquinas, e colando materiais. Calandra metais, executa lixamento primário em superfície, modela peças por meio de repuxo e solda componentes metálicos.
Confecciona instrumentos de sopro de metal - tais como trompete, trombone, tuba, trompa e corneta de pistões -, de acordo com ordem de produção, desenhos, protótipos, especificações e manuais técnicos. Monta a estrutura (corpo do instrumento) composta de tubo, com espessura e comprimento predeterminados. Encaixa, une, fixa e ajusta as demais partes, componentes e acessórios – como boquilha, braçadeira, campânula, chaves, entre outros -, para realizar a montagem do instrumento. Ajusta os conjuntos de elementos. Realiza acabamento do instrumento de sopro de metal, preparando superfícies, aplicando banhos eletrostáticos, pintando ou fazendo aplicação de laca, níquel ou prata, jateando com areia as superfícies, e fazendo polimento. Utiliza, no processo de produção, máquinas e equipamentos mecânicos e elétricos, instrumentos e ferramentas. Pode utilizar máquinas e equipamentos digitais ou automatizados.
Aplica técnicas de afinação dos instrumentos de sopro de metal.
Avalia a qualidade dos instrumentos de sopro de metal, aplicando testes sensoriais e visuais e usando instrumentos de medição e equipamentos, para verificar e ajustar parâmetros - dimensionais, geométricos, estruturais, funcionais e acústicos -, tais como nivelamento da campânula, regulagem e vedação das sapatilhas, entre outros. Pode providenciar laudos técnicos. Pode tocar o instrumento para avaliar a qualidade do som, além de identificar e corrigir defeitos.
Coloca etiquetas identificadoras e embala os instrumentos de sopro de metal produzidos. Aplica procedimentos de proteção contra agentes externos.
Pode realizar a venda de instrumentos de sopro de metal, pesquisando mercados e divulgando o produto. Calcula o valor de venda e estabelece o mecanismo de cobrança. Após efetuar a venda, seleciona os meios de transporte para entrega. Analisa a satisfação do cliente.
Pode realizar conserto e restauração de instrumento de sopro de metal, avaliando as informações do cliente, identificando a viabilidade do serviço e orçando os custos. Compra componentes e constrói peças de reposição. Desmonta o instrumento, substitui partes e componentes desgastados ou defeituosos, desamassa a superfície, e ajusta as partes. Após realização do serviço, monta o instrumento de sopro de metal.
Prepara documentos técnicos, participando da elaboração de manuais técnicos e preenchendo relatórios.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado. Conserva ferramentas, acessórios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento. Providencia serviços de manutenção de equipamentos.
Controla desperdícios de materiais, realizando reaproveitamento. Identifica resíduos e providencia sua destinação de acordo com normas ambientais.
Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 3 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE - CAD-CAM | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ACÚSTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | ELETROELETRÔNICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NA CONFEÇCÃO, ACABAMENTO, REVESTIMENTO E CONSERVAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE METAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO TÉCNICO GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | CÁLCULO TÉCNICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | GEOMETRIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE METAL | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO EM SÉRIE | 3 | 3 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO | PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS | CUSTO | 2 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIOS | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | COMANDO NUMÉRICO COMPUTADORIZADO (CNC) | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS PARA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS DE SOPRO DE METAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - MATÉRIA-PRIMA, MATERIAIS, COMPONENTES, ACESSÓRIOS E PERIFÉRICOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE METAIS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - PROCESSOS DE CONFECÇÃO, REPARO E RESTAURAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE METAIS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TÉCNICAS E MÉTODOS CONSTRUTIVOS E DE ACABAMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE METAIS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS DE JOALHERIA, INSTRUMENTOS MUSICAIS E BRINQUEDOS (ESPECIFICAR: ...) - TIPOS E MODELOS DOS INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE METAIS | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | FERRAMENTAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | INSTRUMENTOS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS ALTERNATIVOS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE METAIS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS E ESPECIFICAÇÕES DOS MATERIAIS UTILIZADOS NA CONFECÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO DE METAIS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | LUBRIFICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | TIPOS DE MANUTENÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | PROCESSOS DE MONTAGEM MECÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | PROCESSOS DE UNIÃO MECÂNICA | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - METALURGIA | LIGAS METÁLICAS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - METALURGIA | SOLDAGEM | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - METALURGIA | TRAÇAGEM E CORTE | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | OPERAÇÃO DE LINHAS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | SEPARAÇÃO DE MATERIAL PARA REAPROVEITAMENTO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | PROCESSOS PARA EMBALAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE EMBALAGEM E ETIQUETAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INOVAÇÃO NA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS DA ÁREA INDUSTRIAL | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | PROCESSO DE VENDA | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | CLASSIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | ELEMENTOS MUSICAIS (MELODIA, HARMONIA, RITMO E TIMBRE) | 3 | 3 | 3 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | HISTÓRIA DAS ARTES MUSICAIS | 2 | 2 | 2 | |
PRODUÇÃO CULTURAL, DESIGN E DECORAÇÃO | ARTES MUSICAIS | TEORIA MUSICAL | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
Condições de Trabalho
Confeccionadores de instrumentos musicais atuam na indústria de instrumentos musicais, e nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos. São empregados com carteira assinada ou trabalham por conta- própria. Quando empregados, trabalham sob supervisão permanente, em horário diurno ou com rodízio de turnos. Como autônomos, têm horário livre. Executam suas atividades de forma individual e em ambiente fechado. Eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e expostos a materiais tóxicos e ruído intenso. Estão sujeitos à pressão de trabalho que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas- aula. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática no local de trabalho.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Demonstrar competências pessoais;
- Montar instrumentos musicais;
- Realizar acabamentos em instrumentos musicais;
- Confeccionar componentes de instrumentos musicais;
- Consertar instrumentos;
- Afinar instrumentos musicais;
- Distinguir acústicas dos materiais para fabricação de instrumentos musicais;
- Projetar instrumentos musicais;
- Preparar matéria-prima para confecção de instrumentos;
- Vender instrumentos;
- Redimensionar componentes acústicos;
- Regular máquinas;
- Restaurar instrumentos;
- Desmontar o instrumento;
- Calandrar madeiras e metais;
- Classificar madeira, pele animal, sintéticos e metais;
- Agir com paciência;
- Aceitar mudança;
- Colher informações do cliente;
- Instalar proteção contra agentes externos;
- Demonstrar destreza manual;
- Montar instrumentos de sopro-bocal;
- Manusear gabaritos;
- Confeccionar protótipo;
- Estabelecer mecanismo de cobrança;
- Sapatilhar instrumentos;
- Colar materiais;
- Etiquetar os instrumentos com a marca;
- Preencher histórico dos instrumentos;
- Acondicionar madeira, metais, sintéticos e outros;
- Pintar instrumentos;
- Planejar etapas de fabricação;
- Polir superfícies de instrumentos musicais;
- Ajustar peças;
- Calcular custos de vendas;
- Encerar instrumentos;
- Regular tensores de instrumentos;
- Aceitar responsabilidade;
- Montar instrumentos de sopro-palheta duplo;
- Orçar custos;
- Avaliar tempo de execução;
- Analisar as propriedades de ressonância dos materiais;
- Selecionar máquinas e acessórios;
- Participar da elaboração de manuais técnicos;
- Comparar sons por audição;
- Montar instrumentos;
- Revisar componentes mecânicos;
- Pesquisar fontes fornecedoras de componentes;
- Substituir componentes da máquina;
- Divulgar produtos;
- Calcular custos;
- Demonstrar acuidade auditiva;
- Definir matéria-prima e seus rendimentos;
- Pesquisar mercados;
- Soldar componentes metálicos;
- Preparar superfícies dos instrumentos;
- Identificar a viabilidade da reforma;
- Definir os tipos de cortes dos materiais;
- Comunicar-se;
- Demonstrar capacidade de cumprimento de prazo de entrega de produtos e serviços;
- Analisar a satisfação do cliente;
- Limpar orifícios das flautas;
- Armazenar instrumentos;
- Avaliar as informações do cliente;
- Trabalhar em equipe;
- Aplicar banhos eletrostáticos nos instrumentos;
- Demonstrar aptidão para crescimento profissional;
- Limpar lâminas de madeira, metal e sintéticas;
- Trabalhar com segurança;
- Jatear com areia as superfícies dos instrumentos metálicos e peles sintéticas;
- Construir moldes;
- Confeccionar ferramentas;
- Demonstrar instrumentos;
- Regular componentes dos instrumentos;
- Identificar diferentes timbres;
- Recozer metais;
- Esboçar croqui;
- Detectar vazão de ar nos instrumentos de sopro;
- Embalar os instrumentos;
- Manter-se atualizado com as inovações tecnológicas;
- Acompanhar as tendências do mercado;
- Realizar controle dimensional dos instrumentos;
- Definir medidas;
- Organizar local de trabalho;
- Analisar aspecto físico dos instrumentos;
- Selecionar meios de transporte para entrega;
- Comprar peças e componentes;
- Modelar peças por meio de repuxo;
- Separar componentes;
- Operar instrumentos de medição;
- Construir peças de reposição;
- Montar instrumentos de sopro-transversal;
- Operar máquinas;
- Demonstrar criatividade;
- Preencher relatórios;
- Montar instrumentos de sopro-palheta simples;
- Unir componentes dos instrumentos musicais;
- Proceder lixamento primário em superfície;
- Operar diapazão;
- Transmitir confiança ao cliente;
- Avaliar a geração do som;
Profissões da Família Ocupacional
- Confeccionador de Instrumentos de Percussão (Pele Couro ou Plástico)
- Confeccionador de Instrumentos de Sopro (Madeira)
- Confeccionador de Instrumentos de Sopro (Metal)
- Confeccionador de Órgão
- Confeccionador de Piano
- Encordoador de Instrumentos Musicais
- Luthier (confeccionador)
- Montador de Instrumentos de Corda
- Confeccionador de Instrumentos de Percussão (pele
- Confeccionador de Tambores (música)
Divisões de categorias profissionais do CBO 7421-30
CBO 7421-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de confeccionador de instrumentos de sopro (metal) que pertence ao grupo dos confeccionadores de instrumentos musicais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Montadores de aparelhos e instrumentos de precisão e musicais
-
-
- Montadores e ajustadores de instrumentos musicais
-
-
-
-
- Confeccionadores de instrumentos musicais
-
-