CBO 7313-20 - Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

O profissional no cargo de Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações CBO 7313-20 instala linhas e aparelhos de telecomunicações e os repara, localizando, determinando causas e eliminando defeitos Planeja as atividades, interpretando ordem de serviço e documentação técnica de projetos.

Controla resultados de funcionamento dos equipamentos Elabora o relatório final dos serviços Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7313-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações que pertence ao grupo dos trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações CBO 7313-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7313-20

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações.
      • Trabalhadores da fabricação e instalação eletroeletrônica.

O que faz um Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações

O Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações CBO 7313-20 planeja a instalação e a reparação de linhas e aparelhos de telecomunicações, interpretando ordem de serviço e documentação técnica de projetos, para selecionar materiais, ferramentas e equipamentos Instala linhas e aparelhos de telecomunicações, identificando terminais telefônicos, testando linhas telefônicas e identificando pares em caixas de terminais.

Instala fiações externa e interna.

Pode instalar fibras óticas Conecta pontos de circuitos eletrônicos, por meio de jumpers, no distribuidor geral (DG) e no armário de distribuição (ARD).

Instala equipamentos terminais de assinantes Aplica jumpers em terminais.

Instala telefones públicos e programa-os.

Instala telefones com sistemas de ondas portadoras Instala linhas privadas (LP) e linhas privadas para comunicação de dados (LPCD).

Repara linhas e aparelhos de telecomunicações, identificando conexões, pares, cabos e terminais, localizando defeitos e determinando suas causas, para eliminá-los.

Atualiza armários de distribuição (ARD), substitui jumpers e atualiza o distribuidor geral (DG) Controla resultados de funcionamento de linhas e aparelhos de telecomunicações, analisando indicadores de desempenho e levantando o material gasto Fecha a ordem de serviço e elabora o relatório final dos serviços realizados.

Mantém ferramentas e equipamentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Controla o desperdício de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Protege o meio ambiente contra soluções tóxicas de baterias Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e equipamentos de proteção coletiva e prevenindo acidentes.

Protege-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7313-20 deve preparar instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações, reparar linhas e aparelhos de telecomunicações, trabalhar com segurança, instalar linhas e aparelhos de telecomunicações, demonstrar competências pessoais, controlar resultados de funcionamento.

Condições de trabalho dessas profissões

Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações atuam nos serviços de telecomunicações como empregados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente e em horários irregulares. Trabalham em ambiente a céu aberto ou subterrâneo, com exceção do instalador-reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório que atua em ambiente fechado. Todos trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Podem também ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e próximos de corrente alternada (poste).

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7313-20

O exercício dessas ocupações requer escolaridade e qualificação profissional distintas. Os instaladores-reparadores de equipamentos de comutação em telefonia e de redes e cabos telefônicos devem ter o ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional entre duzentas e quatrocentas horas-aula. Para os instaladores - reparadores de equipamentos de energia em telefonia, de transmissão em telefonia e de linhas e aparelhos de telecomunicações bem como para o reparador de aparelhos de telecomunicações em laboratório requer-se ensino médio concluído e curso técnico na área de telecomunicações oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho.

Atividades exercidas por um Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações CBO 7313-20

Um Instalador-reparador de linhas e aparelhos de telecomunicações (ou sinônimo) deve identificar conexões, pares, cabos e terminais, resolver situações inesperadas, controlar-se emocionalmente, fechar ordens de serviço, instalar equipamentos terminais de assinantes, seguir métodos e procedimentos, proteger o meio ambiente contra soluções tóxicas - baterias, programar telefones públicos, instalar linhas privadas - lp e linhas privadas para comunicação de dados - lpcd, aceitar materiais, serviços e equipamentos, levantar material gasto, eliminar causas dos defeitos, identificar pares em caixas terminais, instalar telefones com sistemas de ondas portadoras, prevenir-se em relação aos agentes tóxicos, gases e energia, planejar a instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações, armazenar equipamentos de energia, lidar com clientes, apresentar soluções, instalar telefones públicos, identificar as causas dos defeitos, selecionar materiais, ferramentas e equipamentos, elaborar relatório final, aceitar idéias, jampear armário de distribuição - ard, zelar pelo patrimônio, utilizar equipamentos de proteção individual e coletivo, trabalhar em equipe, instalar fiação interna, testar linhas telefônicas, atualizar distribuidor geral - dg, instalar fiação externa, redirecionar ordem de serviços, analisar indicadores de desempenho, obedecer as normas de higiene e segurança no trabalho, interpretar projetos de instalação e reparação de aparelhos de telecomunicações, identificar terminais telefônicos, disponibilizar documentação técnica, transportar equipamentos de energia, manter equipamentos de proteção limpos, demonstrar organização, interpretar ordens de serviço, substituir jumpers, jampear terminais, jampear distribuidor geral - dg, dirigir veículo, obedecendo as regras de trânsito, atualizar armários de distribuição, comunicar-se.

Cargos e salários CBO 7313-20 - Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações

Salário Instaladores e Reparadores de Equipamentos e Linhas Telefônicas

Instaladores e Reparadores de Equipamentos e Linhas Telefônicas: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Instaladores e Reparadores de Equipamentos e Linhas Telefônicas CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Reparador de Instalações Telefônicas

Reparador de Instalações Telefônicas: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Reparador de Instalações Telefônicas CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Reparador de Linhas e Aparelhos

Reparador de Linhas e Aparelhos: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Reparador de Linhas e Aparelhos CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Reparador de Pabx

Reparador de Pabx: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Reparador de Pabx CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Reparador de Telefone

Reparador de Telefone: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Reparador de Telefone CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Revisor de Aparelhos Telefônicos

Revisor de Aparelhos Telefônicos: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Revisor de Aparelhos Telefônicos CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações

Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador de Aparelhos Telefônicos

Instalador de Aparelhos Telefônicos: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Aparelhos Telefônicos CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador de Telefones

Instalador de Telefones: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador de Telefones CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador Mantenedor de Telefonia

Instalador Mantenedor de Telefonia: Brasil

  • 20.004
  • Brasil
  • 1.572 - 2.568
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador Mantenedor de Telefonia CBO 7313-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.572 e 2.568 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 20.004 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações Belo Horizonte

Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações: Belo Horizonte, MG

  • 1.316
  • Belo Horizonte, MG
  • 1.413 - 1.946
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações CBO 7313-20 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.413 e 1.946 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.316 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações Curitiba

Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações: Curitiba, PR

  • 227
  • Curitiba, PR
  • 1.745 - 2.754
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações CBO 7313-20 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 1.745 e 2.754 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 227 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações

Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações: Bahia

  • 597
  • Bahia
  • 1.430 - 2.029
  • 44h
O profissional no cargo de Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações CBO 7313-20 trabalhando em Bahia, ganha entre 1.430 e 2.029 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 597 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações Porto Alegre

Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações: Porto Alegre, RS

  • 416
  • Porto Alegre, RS
  • 1.582 - 2.355
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações CBO 7313-20 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.582 e 2.355 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 416 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações

Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações: Paraná

  • 1.218
  • Paraná
  • 1.673 - 2.451
  • 44h
O profissional no cargo de Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações CBO 7313-20 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.673 e 2.451 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.218 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações Manaus

Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações: Manaus, AM

  • 316
  • Manaus, AM
  • 1.408 - 1.960
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações CBO 7313-20 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.408 e 1.960 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 316 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações João Pessoa

Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações: João Pessoa, PB

  • 63
  • João Pessoa, PB
  • 1.481 - 2.145
  • 43h
O profissional no cargo de Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações CBO 7313-20 trabalhando em João Pessoa - PB, ganha entre 1.481 e 2.145 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.
Salário Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações

Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações: São Paulo

  • 5.061
  • São Paulo
  • 1.682 - 2.580
  • 44h
O profissional no cargo de Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações CBO 7313-20 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.682 e 2.580 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 5.061 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7313-20.