CBO 7245-05 - Operadores de máquinas de conformação de metais - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 7245-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de máquinas de conformação de metais que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Operador de máquina de cilindrar chapas executa curvatura de chapas, tubos e barras de metal, em máquinas operatrizes de cilindrar (calandras) e curvar (curvadeiras) Controla qualidade das peças.

Realiza ações de conservação nas máquinas e em outros artefatos utilizados no trabalho Cumpre normas técnicas e de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de máquinas de conformação de metais CBO 7245-05 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7245-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Operadores de máquinas de conformação de metais.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Operador de máquina de cilindrar chapas

O Operador de máquina de cilindrar chapas (ou similar) interpreta o projeto para requisição de matéria-prima e conferência das medidas Liga a máquina para realizar a regulagem e o posicionamento das peças.

aciona os dispositivos da máquina, realizando tantos passos quantos forem necessários para completar a curvatura e retirar as peças curvadas.

Confere as medidas da peça conforme o projeto Ajusta e ponteia com solda as extremidades das peças para formar cilindros e circunferências.

Pode realizar cortes em chapas de metal, com uso de guilhotina, elaborando e executando o plano de corte de acordo com as medidas do projeto Pode executar furos em tubos curvados, com uso de furadeiras.

Pode executar conformação de peças de metais por prensagem hidráulica e excêntrica, para obter curvaturas específicas.

Para tanto, programa a prensa, verificando nível do óleo, conferindo pressão via manômetro, selecionando matriz de acordo com a peça e verificando regulagem de acordo com a matriz Fixa matriz, regula curso do martelo e da mesa, coloca matéria-prima e aciona o dispositivo – pedal e botão, que desencadeia a operação de conformação.

Controla a qualidade de chapas, tubos e barras de metal, em relação ao trabalho executado.

Realiza a conferência do peso e das medidas, a verificação das ondulações e o teste de resistência das peças Realiza ações de conservação nas máquinas operatrizes, ferramentas, acessórios e matrizes utilizadas no trabalho, que envolvem limpeza, lubrificação, identificação e notificação de defeitos Requisita manutenção preventiva.

.

Funções

O funcionário CBO 7245-05 deve demonstrar competências pessoais, curvar tubos de metais, controlar qualidade das chapas, barras e tubos de metais, cortar chapas de metais, conformar peças de metais por prensagem hidráulica e excêntrica, realizar manutenção de máquinas e matrizes.

Atividades exercidas por um Operador de máquina de cilindrar chapas CBO 7245-05

Um Operador de máquina de cilindrar chapas (ou sinônimo) deve conferir pressão do monômetro, verificar desgaste das matrizes, demonstrar sociabilidade, verificar regulagem, de acordo com a matriz, testar resistência dos metais, colocar peças no esquadro, posicionar tubos na curvadeira, selecionar matriz, fixar matriz, checar nível de óleo, trabalhar em equipe, demonstrar interesse pelo uso de epi, acionar dispositivo - pedal e botão, limpar matrizes, lubrificar matrizes, demonstrar capacidade de atenção concentrada, furar tubos curvados, regular gabarito da guilhotina, colocar matéria-prima, demonstrar auto-organização, acionar pedal da máquina, demonstrar responsabilidade, regular ângulo da máquina, identificar defeitos, demonstrar iniciativa, limpar máquinas, regular curso do martelo, acionar pedal da guilhotina, regular curso da mesa, lubrificar máquinas, programar prensa, verificar ondulações das chapas, conferir medidas dos tubos curvados, requisitar manutenção preventiva - máquinas e matrizes, conferir medidas dos tubos cortados - comprimento, espessura e diâmetro, selecionar peças para soldagem, ligar prensa, requisitar matéria-prima, conferir medidas das peças de metais, conferir peso das peças de metais, elaborar plano de corte, evidenciar dinamismo, demonstrar criatividade.

Cargos e salários CBO 7245-05 - Operadores de máquinas de conformação de metais

Salário Operador de Máquina de Cilindrar Chapas

Operador de Máquina de Cilindrar Chapas: Brasil

  • 1.741
  • Brasil
  • 2.157 - 3.623
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Máquina de Cilindrar Chapas CBO 7245-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.157 e 3.623 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7245-05.
Salário Operador de Calandra (siderurgia)

Operador de Calandra (siderurgia): Brasil

  • 1.741
  • Brasil
  • 2.157 - 3.623
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Calandra (siderurgia) CBO 7245-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.157 e 3.623 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.741 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7245-05.
Salário Operador de Máquina de Cilindrar Chapas

Operador de Máquina de Cilindrar Chapas: São Paulo

  • 1.100
  • São Paulo
  • 2.216 - 3.331
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Máquina de Cilindrar Chapas CBO 7245-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.216 e 3.331 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.100 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7245-05.
Salário Operador de Calandra (siderurgia)

Operador de Calandra (siderurgia): São Paulo

  • 1.059
  • São Paulo
  • 2.215 - 3.362
  • 44h
O profissional no cargo de Operador de Calandra (siderurgia) CBO 7245-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.215 e 3.362 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.059 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7245-05.