CBO 7170-10 - Operador de martelete
Entenda o que fazem os ajudantes de obras civis no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Operador de martelete e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Operador de martelete
Opera martelete para perfurar e romper superfícies, colunas, estruturas e revestimentos de diferentes materiais – tais como concreto, cerâmica, rochas e solos - em obras de construção, desconstrução ou manutenção. Prepara e organiza o trabalho. Seleciona o tipo de martelete e os acessórios, de acordo com as dimensões e as propriedades do material no qual serão usados. Realiza manutenção de primeiro nível no equipamento. Cumpre procedimentos, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Para cada atividade, seleciona o tipo de martelete – perfurador e/ou rompedor, pneumático e/ou elétrico - e os acessórios – ponteiros, cinzéis, talhadeiras, brocas ou outros -, de acordo com as dimensões e as propriedades do material no qual serão usados.
Examina, sob supervisão, o local onde executará o trabalho, para não causar dados, tais como atingir fios com condução de eletricidade, canos com água e estruturas que possam causar desabamentos.
Opera martelete para demolição de paredes de alvenaria, pisos, vigas e colunas de concreto. Faz abertura de canaletas para instalação de tubulação. Retira rebocos, restos de cimento ou outros materiais de paredes ou estruturas. Perfura concreto asfáltico. Rompe concreto, cerâmica, rochas e solos.
Limpa o local, após a execução do serviço. Seleciona materiais reutilizáveis. Faz o descarte de resíduos, de acordo com as normas ambientais.
Realiza manutenção de primeiro nível no equipamento, limpando-o, conferindo níveis de óleo e graxa e executando lubrificação. Requisita manutenção corretiva, no caso de defeitos e falhas do funcionamento do equipamento.
Mantém os acessórios limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Zela pela segurança e adota medidas preventivas em relação a acidentes e incêndios. Isola e sinaliza áreas de risco. Utiliza Equipamentos de Proteção Individual (EPI) – tais como capacete, óculos de proteção, luvas, protetor auricular e máscara para impedir a inalação de poeiras - e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 1 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 2 | 2 | 1 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | ARITMÉTICA | 2 | 3 | 1 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 2 | 2 | 1 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 3 | 3 | 2 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 4 | 1 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA | 5 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | DEMOLIÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | INSTALAÇÕES | 3 | 3 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO (TECNOLOGIA BIM) | 2 | 2 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | REVESTIMENTO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | SISTEMAS ESTRUTURAIS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | SOLOS | 4 | 4 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - ESCOMBROS REAPROVEITÁVEIS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE MÁQUINAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - MARTELETE | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO E REPAROS DE PRIMEIRO NÍVEL DE EQUIPAMENTOS DE TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL - DEMOLIÇÃO | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 2 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam na indústria de construção como assalariados com carteira assinada. O trabalho é realizado em equipe terceirizada ou própria, com supervisão ocasional. O trabalho é a céu aberto, no período diurno. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse, e ficam expostos a poeira e a radiação solar.Exigências do mercado de trabalho
Para o exercício dessas ocupações requer-se escolaridade que varia entre a quarta e sétima séries do ensino fundamental e curso de formação profissional básica com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre após menos de um ano de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- demolir edificações;
- preparar canteiros de obras;
- realizar manutenção de primeiro nível;
- demonstrar competências pessoais;
- identificar tipos de construções para demolição e materiais reutilizáveis;
- demonstrar senso de organização;
- cortar materiais de construção;
- estimar tempo de duração do serviço;
- definir etapas de serviço;
- demonstrar iniciativa;
- remover esquadrias metálicas;
- desmontar alvenarias;
- quebrar estruturas de alvenaria;
- lubrificar componentes das máquinas;
- reparar defeitos mecânicos dos equipamentos;
- remover coberturas de edificações - laje, telhado e madeiramento;
- romper pisos com ferramentas elétricas e manuais;
- conferir níveis de óleo e graxa;
- trabalhar sob pressão;
- romper estruturas de concreto;
- retirar escombros reaproveitáveis;
- remover pisos, revestimentos cerâmicos e azulejos;
- retirar instalações elétricas;
- estabelecer seqüência de atividade;
- retirar peças sanitárias;
- avaliar serviço;
- limpar máquinas e ferramentas;
- verificar condições dos equipamentos;
- remover instalações hidráulicas;
- demonstrar autocontrole;
- demonstrar sociabilidade;
- demonstrar autocrítica;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7170-10
CBO 7170-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de operador de martelete que pertence ao grupo dos ajudantes de obras civis, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
-
-
- Ajudantes de obras
-
-
-
-
- Ajudantes de obras civis
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7170-10 - Ajudantes de obras civis
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 717010 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 717010 em todos os estados e cidades do Brasil.