CBO 7166-10 - Pintor de obras
Entenda o que fazem os pintores de obras e revestidores de interiores (revestimentos flexíveis) no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Pintor de obras e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Pintor de obras
Executa acabamentos, preparando e aplicando tintas e vernizes nas superfícies metálicas, de alvenaria e de madeira, em obras novas e em manutenção predial. Prepara e organiza o trabalho, de acordo com o projeto da obra. Prepara e corrige as superfícies a serem trabalhadas. Verifica a qualidade do trabalho executado. Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho em plenas condições de uso e funcionamento. Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Estabelece cronograma de execução. Executa medições das superfícies a serem trabalhadas, para definir a quantidade de material necessário. Seleciona equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios para realização do trabalho. Pode elaborar o orçamento do serviço, levantando custos de material e de mão de obra. Pode usar BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), para conhecimento do projeto e para posterior registro das atividades executadas.
Prepara as superfícies a serem trabalhadas, removendo pinturas, revestimentos antigos ou danificados, lixando tetos e paredes com reboco e massas, e limpando as superfícies. Protege as superfícies que não serão trabalhadas.
Prepara as tintas, os vernizes e as massas, nas quantidades adequadas à dimensão e às características da superfície a revestir. Dilui fundos de preparação, homogeneíza a massa corrida e prepara massa de cimento para reboco. Pode misturar, diluir e coar tintas, seguindo especificações definidas em projeto de pintura.
Sempre que necessário, compõe as cores e acerta o grau de fluidez das tintas, dos vernizes e das massas de regularização de superfícies.
Corrige as superfícies a serem trabalhadas, tirando nível e prumo de paredes, aplicando massa corrida para corrigir imperfeições, aplicando tela para correção de dilatação de superfícies ou proteção de arestas, aplicando selador para eliminar resíduos, acertando superfícies com a utilização de massa de cimento, aplicando fundo preparador à óleo para corrigir manchas de mofo.
Aplica tinta com rolo ou pistola, complementando com pincel ou trincha. Retoca e reaplica tintas, quando necessário.
Enverniza superfícies de acordo com a natureza da base e com o acabamento pretendido, utilizando as técnicas e as ferramentas apropriadas. Pode retocar o envernizamento realizado, efetuando as correções necessárias.
Produz efeitos de decoração em pinturas - como texturização - e cria painéis em paredes e tetos, conforme projeto de pintura.
Para viabilizar a execução de suas atividades, pode desmontar, montar e/ou assentar vidros, desmontar e montar ferragens, e desmontar e montar aparelhagens elétricas e dispositivos de iluminação, utilizando as técnicas e as ferramentas apropriadas.
Verifica a qualidade do trabalho executado, considerando as especificações técnicas definidas no projeto de pintura. Faz revisão final com o cliente ou com o supervisor da obra.
Mantém equipamentos, ferramentas, instrumentos e acessórios de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Controla estoque de tintas, vernizes e massas, podendo requisitar reposição.
Controla desperdícios de material. Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.
Zela pela segurança, prevenindo acidente e incêndio, sinalizando área de risco e utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC). Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
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DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | COLORIMETRIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE QUÍMICA | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | DESENHO GEOMÉTRICO | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESTÉTICA E NOÇÃO DO BELO | 3 | 4 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 3 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 4 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 5 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 5 | 5 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | TRABALHO EM ALTURA | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | ALVENARIA | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | MODELAGEM DE INFORMAÇÕES DA CONSTRUÇÃO (TECNOLOGIA BIM) | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | PINTURA | 5 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | REVESTIMENTO | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS PARA PINTURA EM OBRAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL E OBRAS PÚBLICAS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS PARA PINTURA EM OBRAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS EM QUÍMICA E PETROQUÍMICA | TRATAMENTO DE SUPERFÍCIE | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL - PINTURAS EM OBRAS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NOVOS PRODUTOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE COMÉRCIO | COMERCIALIZAÇÃO | ORÇAMENTO | 3 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
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HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ATENÇÃO A DETALHES | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
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TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Os profissionais podem trabalhar em qualquer setor ou ramo de atividade econômica, com destaque para a construção civil e as atividades imobiliárias, o vínculo mais comum é como autônomo ou por conta própria . Podem trabalhar em posições desconfortáveis por longos períodos, em grandes alturas e também podem estar expostos aos efeitos de materiais tóxicos, radiação solar e de pó de lixação.Exigências do mercado de trabalho
Os titulares das ocupações desta família têm, em geral, ensino fundamental completo e podem aprender seus ofícios por meio de cursos de qualificação com duração de até duzentas horas. Para o exercício pleno das atividades é desejável que tenham experiência de três a quatro anos. Para essas ocupações, independentemente dessas características, costuma contar a indicação pessoal, feita de cliente para cliente, a partir da aprovação do trabalho executado. Pode-se demandar aprendizagem profissional para os cargos listados nesta família ocupacional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- organizar ferramentas, acessórios e equipamentos para acabamento de obras;
- preparar superfícies para acabamento;
- aplicar tinta ou revestimento;
- corrigir superfícies para acabamento de obras;
- fazer orçamento de pintura de obras ou revestimentos de interiores;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar o material para acabamento de obras;
- avaliar resultado de aplicação das tintas ou revestimentos;
- demonstrar eficiência e comprometimento com o trabalho;
- limpar ferramentas, equipamentos e acessórios;
- demonstrar criatividade e iniciativa;
- assentar revestimentos com espátula;
- aplicar verniz em parede, madeira ou concreto;
- aplicar tinta com rolo ou a pistola;
- criar painéis em paredes e tetos;
- proteger superfícies que não vão ser trabalhadas;
- planejar trabalhos;
- produzir efeitos de decoração em pinturas - texturização e outros;
- calcular as áreas a serem trabalhadas;
- aplicar liqui-brilho em parede;
- verificar condições de superfícies a serem trabalhadas;
- seguir normas de segurança;
- montar equipamentos - andaimes, cavaletes, escadas etc;
- fazer retoques reaplicando tintas ou revestimentos;
- aplicar massa corrida em toda a superfície;
- corrigir superfícies utilizando massa de cimento;
- diluir tinta;
- diluir fundos de preparação;
- aplicar tela para correção de dilatação de superfícies ou proteção de arestas;
- agir com ética profissional;
- relacionar ferramentas, acessórios e epi conforme o serviço discriminado;
- levantar custos de material e mão-de-obra;
- tirar medidas em obra;
- homogenizar a massa corrida;
- analisar projeto de obra;
- estabelecer cronogramas de execução;
- limpar superfícies a serem trabalhadas;
- verificar equipamentos de segurança e epi;
- misturar tinta;
- preparar massa de cimento para reboco;
- zelar pelos equipamentos, máquinas e acessórios;
- calcular o materiais a serem utilizados;
- aplicar massa corrida para corrigir imperfeições;
- manter limpo o ambiente de trabalho;
- apresentar orçamentos;
- definir material - qualidade e tipo;
- esboçar desenho da obra;
- discriminar serviços;
- complementar aplicação de material com pincel ou trincha;
- aplicar fundo preparador a óleo para corrigir manchas de mofo;
- coar tinta;
- providenciar ferramentas, acessórios e epi, corforme o serviço discriminado;
- manter-se atualizado sobre novos materiais e técnicas;
- aplicar selador para eliminar resíduos;
- remover pinturas, revestimentos antigos ou danificados;
- demonstrar habilidade para trabalhar em grandes alturas;
- fazer revisão final com clientes;
- lixar a mão tetos e paredes com reboco e massas;
- tirar nível e prumo de paredes;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7166-10
CBO 7166-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de pintor de obras que pertence ao grupo dos pintores de obras e revestidores de interiores (revestimentos flexíveis), segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
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- Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil
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- Trabalhadores de acabamento de obras
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- Pintores de obras e revestidores de interiores (revestimentos flexíveis)
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Cargos e salários CBO 7166-10 - Pintores de obras e revestidores de interiores (revestimentos flexíveis)
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