CBO 7114-05 - Garimpeiro - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos garimpeiros e operadores de salinas

O profissional no cargo de Garimpeiro CBO 7114-05 realiza a garimpagem de riquezas minerais - geralmente a céu aberto, em terrenos planos, em vertentes de morros ou em solos transportados por rios -, utilizando bateia, peneiras e outros acessórios, instrumentos, ferramentas e máquinas simples e portáveis para localizar, separar e retirar ouro, diamante e outros minerais preciosos, beneficiando os minérios, e comercializando os minerais extraídos do garimpo Recupera as áreas degradadas por suas atividades.

Segue os procedimentos estabelecidos para receber os documentos - licenciamento ambiental e permissão de lavra garimpeira - necessários para exercer a atividade de lavra e comercialização dos minerais extraídos Pode associar-se a uma cooperativa de garimpeiros, para a garimpagem de uma área Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 7114-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de garimpeiros e operadores de salinas que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Garimpeiro, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Garimpeiros e operadores de salinas CBO 7114-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7114-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Garimpeiros e operadores de salinas.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Garimpeiro

O Garimpeiro CBO 7114-05 prepara-se para atuar como garimpeiro, indicando o tipo de minerais preciosos - tais como cassiterita, diamante, ouro e quartzo, entre outros – deseja garimpar, selecionando uma das áreas destinadas à extração de minerais, indicando a localização e a extensão do garimpo que pretende instalar, e seguindo os procedimentos para receber os documentos - licenciamento ambiental expedida por órgão de proteção ambiental e permissão de lavra garimpeira outorgada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) - necessários para exercer a atividade de lavra e comercialização dos minerais extraídos Pode associar-se a uma cooperativa de garimpeiros, para a garimpagem de uma área.

Realiza a garimpagem geralmente a céu aberto, em terrenos planos formados no alto de morro por restos de rochas - solo residual ou elúvio, em vertentes de morros, por solos arrastados em deslizamentos – colúvio, ou em solos transportados por rios, chamados de aluvião ou alúvio.

Usa normalmente instrumentos, ferramentas, acessórios e máquinas simples e portáveis Na garimpagem de ouro, permanece nos locais onde a correnteza do rio é menor, utiliza a bateia - recipiente com formato cônico e feito de metal ou plástico - para retirar um pouco de material do fundo do rio, realiza movimentos circulares com a bateia para que o ouro, que é mais pesado, permaneça no fundo, retira pedras e outros materiais da bateia até que permaneça apenas o ouro.

Na garimpagem de diamantes e outras pedras de valor, normalmente realiza processos similares, extraindo cascalho de leitos de córregos, rios ou terrenos firmes, retirando do cascalho a areia, e usando peneiras apropriadas, ferramentas ou máquinas para separar e recolher os minerais Beneficia o minério, retirando as impurezas manualmente, martelando o minério, e passando o mineral na caixa manual, na peneira ou na mesa vibratória.

Pode apurar o mineral com eletroímãs.

Comercializa o minério, classificando-o, distribuindo-o em lotes, embalando-o e negociando seu valor Pode enviar amostra para laboratório credenciado para obter o certificado de peso e qualidade.

Recupera as áreas degradadas por suas atividades, fazendo reflorestamento do terreno ou adotando outras formas para recompor as áreas exploradas.

Realiza manutenção básica, apontando e afiando ferramentas, alinhando lâminas, limpando e lubrificando máquinas, ou fazendo outras atividades similares Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes Mantém postura ergonomicamente correta.

Segue a legislação vigente em relação à segurança e à saúde no trabalho.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7114-05 deve demonstrar competências pessoais, beneficiar o minério, preparar Áreas para extração de minério, explorar mina, comercializar o minério, pesquisar minérios, preparar Área para extração do sal, providenciar máquinas equipamentos, ferramentas e acessórios de segurança.

Condições de trabalho dessas profissões

Garimpeiros e operadores de salinas trabalham em garimpo de minerais metálicos e em extração de sal, em salinas. Os garimpeiros trabalham por conta própria, sem supervisão. Os salineiros trabalham na condição de assalariado, com carteira assinada, sob supervisão permanente. O exercício dessas ocupações expõe o trabalhador a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7114-05

O acesso à ocupação de garimpeiro é livre, com escolaridade média de ensino fundamental. O requisito de escolaridade para os operadores de salina é de ensino médio completo. O aprendizado do trabalho ocorre na prática. O pleno exercício das atividades requer de um a dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Garimpeiro CBO 7114-05

Um Garimpeiro (ou sinônimo) deve limpar banqueta - local de trabalho, providenciar manutenção de máquinas e equipamentos, recompor as áreas exploradas, apurar o mineral na bateia, providenciar reposição de peças desgastadas, identificar o material resultante da explosão, avaliar jazidas - viabilidade, demonstrar disposição para o trabalho, passar o material na mesa vibratória, fazer trincheiras - escavações, enviar amostra para análise em laboratório credenciado para obter o certificado de peso e qualidade, classificar o minério, providenciar grupo gerador, instalar grupo gerador, demonstrar conhecimentos básicos na área, contratar serviços para elaboração do plano de impacto ambiental, identificar condições topográficas, ponteirar rochas - deslocar rochas, britar material resultante da explosão, demonstrar sensibilidade, selecionar o local a ser explodido, moer material britado, encaminhar material de análise para o laboratório, demonstrar persistência, diferenciar filões primários dos secundários, instalar energia elétrica, regularizar a compra de explosivo junto ao exército, solicitar a autorização a órgãos competentes - requerimento de pesquisa, plano de pesquisa, lavras, apurar o mineral através de eletro-imãs, embalar o minério, viabilizar recursos - parceiros, financiamento etc. para exploração da jazida, demonstrar controle emocional, furar rochas com brocas e aço manual, carregar furos com explosivos, demonstrar vocação para a ocupação, planejar a quantidade de explosivo para a mina, passar mineral na caixa manual, negociar o valor do minério, canalizar o terreno, tomar consciência da necessidade de segurança no trabalho, identificar terrenos ideais, arrendar terreno, demonstrar paciência, selecionar material resultante da explosão, distribuir o minério em lotes - gemas, passar mineral na peneira, demonstrar senso de observação, reconhecer a cor do minério gema, afiar ferramentas, retirar impurezas manualmente, estudar o produto extraído da mina, alinhar lâminas, detonar explosivo, providenciar equipamentos de segurança - equipamentos de proteção individual, recolher material para análise geológica, demonstrar consciência em preservação ambiental, apontar ferramentas, localizar filões, fazer reflorestamento do terreno, martelar o minério - gema.

Cargos e salários CBO 7114-05 - Garimpeiros e operadores de salinas

Salário Furão - no Garimpo

Furão - no Garimpo: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Furão - no Garimpo CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Garfeiro - no Garimpo

Garfeiro - no Garimpo: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Garfeiro - no Garimpo CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Gruneiro

Gruneiro: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Gruneiro CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Jateador - no Garimpo

Jateador - no Garimpo: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Jateador - no Garimpo CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Maraqueiro - no Garimpo

Maraqueiro - no Garimpo: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Maraqueiro - no Garimpo CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Garimpeiro

Garimpeiro: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Garimpeiro CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Meia-praça (garimpo)

Meia-praça (garimpo): Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Meia-praça (garimpo) CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Barranqueiro - no Garimpo

Barranqueiro - no Garimpo: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Barranqueiro - no Garimpo CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Minerador - no Garimpo

Minerador - no Garimpo: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Minerador - no Garimpo CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Bateador

Bateador: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Bateador CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Trabalhador na Lavra de Ouro

Trabalhador na Lavra de Ouro: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Trabalhador na Lavra de Ouro CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Bateeiro

Bateeiro: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Bateeiro CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Catador de Ouro

Catador de Ouro: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Catador de Ouro CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.
Salário Faiscador - no Garimpo

Faiscador - no Garimpo: Brasil

  • 426
  • Brasil
  • 1.597 - 2.680
  • 42h
O profissional no cargo de Faiscador - no Garimpo CBO 7114-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.597 e 2.680 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 426 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7114-05.