CBO 7111-20 - Detonador - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da extração de minerais sólidos

O profissional no cargo de Detonador CBO 7111-20 executa a detonação de explosivos para o desmonte de rochas, atuando sob supervisão de técnico ou profissional de nível superior Prepara o ambiente e os materiais necessários para a operacionalização do plano de fogo da mina.

Remove e destrói explosivos não detonados Promove a retirada de gases da explosão, em mina subterrânea Cumpre legislação, procedimentos técnicos, normas reguladoras de mineração e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7111-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da extração de minerais sólidos que pertence ao grupo dos trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Detonador, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da extração de minerais sólidos CBO 7111-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7111-20

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da extração de minerais sólidos.
      • Trabalhadores da indústria extrativa e da construção civil.

O que faz um Detonador

O Detonador CBO 7111-20 inspeciona os lugares onde serão realizadas as detonações, estudando o tipo de rocha a ser desmontada Seleciona os instrumentos apropriados, para assegurar o cumprimento das normas de segurança.

Prepara o ambiente e os materiais, consultando o plano de fogo da mina, no qual constam informações referentes ao trabalho a ser realizado, tais como tipos de explosivos e acessórios a serem utilizados, quantidade de explosivos, disposição e profundidade dos furos.

Verifica o horário previamente determinado para a explosão Confirma se a área de risco foi evacuada e está sendo vigiada para impedir circulação de pessoas.

Retira, do paiol, os explosivos e os acessórios nas quantidades necessárias, realizando inspeção visual do material Realiza o transporte de explosivos e acessórios, acondicionando-os em recipientes apropriados, conforme legislação específica.

Define e marca a malha de perfuração.

Presta as instruções ao operador de perfuradora, para possibilitar a perfuração dos locais para colocação dos explosivos Confere a disposição e a profundidade dos furos feitos e observa sua limpeza.

Carrega os furos com explosivos.

Interliga a carga explosiva dos furos Faz soar a sirene ou outro sinal de alarme Detona os explosivos.

Verifica a existência de falhas de detonação, removendo e destruindo os explosivos não detonados Devolve os explosivos e acessórios não usados, nos locais de armazenamento Em mina subterrânea, promove a retirada de gases da explosão.

Comunica, ao responsável pela área ou frente de serviço, o encerramento das atividades de detonação Reconhece novos explosivos, estudando suas características, formas de utilização e alterações decorrentes no processo de detonação.

Pode usar explosivos para apoiar exploração de hidrocarbonetos por sísmica Pode utilizar equipamentos e sistemas com controle - detonadores digitais programáveis e equipamentos de teste e controle, incluindo robôs e drones -, para garantir maior eficiência e redução de riscos nas operações Segue procedimentos de segurança no manuseio, transporte e armazenagem dos explosivos, no caso de falha de explosivos e acessórios, e no caso de incêndio da carga explosiva fora da área de detonação.

Atua de acordo com normas ambientais, colaborando para a redução de riscos, prevenindo contaminações e realizando o descarte de resíduos de forma adequada.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7111-20 deve demonstrar competências pessoais, desmontar rochas com explosivos.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da extração de minerais sólidos a maior parte dos trabalhadores são empregados com registro em carteira e trabalham sob supervisão permanente, em locais com grandes alturas e subterrâneo, em exposição aos agentes ambientais (sol, chuva, umidade e vento) e os provocados por explosivos nas minas (poeira, gases, materiais tóxicos e ruídos..). É condição básica para ingressar nesta família ocupacional, experiência de um ano em atividades monitoradas, no caso da ocupação de detonador, a experiência exigida é de três a quatro anos. Trabalham sempre em equipes de campo, pesquisa, laboratório, manutenção, operação e de detonação.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7111-20

O nível de escolaridade exigido aos trabalhadores desta família ocupacional é entre a quinta e a oitava séries do ensino fundamental. As atividades exercidas abrangem os seguintes ramos: extração de carvão mineral, extração de minerais metálicos e extração de outros minerais.

Atividades exercidas por um Detonador CBO 7111-20

Um Detonador (ou sinônimo) deve verificar a existência de falhas de detonação, demonstrar responsabilidade, interligar a carga explosiva dos furos, demonstrar disciplina, controlar estoque de explosivos e acessórios, remover explosivos não detonados, demonstrar iniciativa, destruir explosivos não detonados, carregar furos com explosivos, marcar malha de furação, trabalhar em equipe, demonstrar comunicabilidade, isolar área de segurança do desmonte, demostrar acuidade visual e auditiva, demonstrar flexibilidade, definir malha de perfuração, detonar explosivos, realizar inspeção visual de explosivos, acessórios e arredores, trabalhar conforme normas de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, demonstrar coordenação motora, demonstrar organização, demonstrar resistência física, demonstrar auto-crítica, demonstrar resistência a pressão, demonstrar ética, preservar limpeza, isolamento e sinalização da área do paiol, transportar cargas explosivas para frentes de trabalho conforme legislação específica, acondicionar explosivos e acessórios conforme legislação específica, demonstrar senso de orientação, demonstrar criatividade, promover a retirada de gases da explosão - mina subterrânea, identificar tipos de explosivos, retornar para o paiol os explosivos excedentes.

Cargos e salários CBO 7111-20 - Trabalhadores da extração de minerais sólidos

Salário Dinamitador

Dinamitador: Brasil

  • 1.313
  • Brasil
  • 2.169 - 3.955
  • 42h
O profissional no cargo de Dinamitador CBO 7111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.169 e 3.955 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7111-20.
Salário Explodidor - em Minas e Pedreiras

Explodidor - em Minas e Pedreiras: Brasil

  • 1.313
  • Brasil
  • 2.169 - 3.955
  • 42h
O profissional no cargo de Explodidor - em Minas e Pedreiras CBO 7111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.169 e 3.955 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7111-20.
Salário Preparador de Explosivos Bombeados - Detonador (blaster)

Preparador de Explosivos Bombeados - Detonador (blaster): Brasil

  • 1.313
  • Brasil
  • 2.169 - 3.955
  • 42h
O profissional no cargo de Preparador de Explosivos Bombeados - Detonador (blaster) CBO 7111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.169 e 3.955 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7111-20.
Salário Rastilheiro

Rastilheiro: Brasil

  • 1.313
  • Brasil
  • 2.169 - 3.955
  • 42h
O profissional no cargo de Rastilheiro CBO 7111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.169 e 3.955 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7111-20.
Salário Detonador

Detonador: Brasil

  • 1.313
  • Brasil
  • 2.169 - 3.955
  • 42h
O profissional no cargo de Detonador CBO 7111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.169 e 3.955 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7111-20.
Salário Assistente de Cabo de Fogo

Assistente de Cabo de Fogo: Brasil

  • 1.313
  • Brasil
  • 2.169 - 3.955
  • 42h
O profissional no cargo de Assistente de Cabo de Fogo CBO 7111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.169 e 3.955 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7111-20.
Salário Auxiliar de Cabo de Fogo

Auxiliar de Cabo de Fogo: Brasil

  • 1.313
  • Brasil
  • 2.169 - 3.955
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar de Cabo de Fogo CBO 7111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.169 e 3.955 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7111-20.
Salário Cabo de Fogo

Cabo de Fogo: Brasil

  • 1.313
  • Brasil
  • 2.169 - 3.955
  • 42h
O profissional no cargo de Cabo de Fogo CBO 7111-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.169 e 3.955 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.313 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7111-20.