CBO 6410-15 - Tratorista agrícola
Entenda o que fazem os trabalhadores da mecanização agrícola no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Tratorista agrícola e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Tratorista agrícola
Programa e conduz tratores de diferentes dimensões, tipos e potências - bem como os respectivos sistemas mecânicos, hidráulicos, elétricos e controle digitais a eles acoplados -, para diversos cultivos agrícolas. Faz manutenção de primeiro nível dos tratores. Atua em conformidade com normas regulamentadoras do trânsito de veículos pesados, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Avalia o solo e as condições climáticas para preparação do solo, correção, irrigação, adubação e proteção química e/ou orgânica contra doenças e pragas.
Aciona alavancas, gradua dispositivos de conexão, para possibilitar a acoplagem dos implementos mecânicos.
Controla painéis de comandos, instrumentos e lastreamento de máquinas pesadas agrícolas, para conduzi-los com segurança.
Monitora velocidade do trator e de seus componentes, bem como o funcionamento geral do maquinário e os níveis ou as condições de água, óleo, filtros, pneus, correias, plataformas, engrenagens, bateria, motor, entre outros.
Transporta a colheita para armazenagem e os insumos para as áreas de aplicação.
Pode conduzir, na agricultura de precisão, tratores que - além de sistemas mecânicos - utilizam comandos elétricos, eletrônicos e informatizados, geolocalizadores e sistemas de câmeras e de sensores.
Realiza a manutenção preventiva-operacional de tratores e implementos agrícolas, identificando a necessidade de procedimentos de manutenção mais complexos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 2 | 3 | 2 |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | AUTOMAÇÃO EM AGRICULTURA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS NA ÁREA AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS | 3 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OPERAÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - CONDUÇÃO E OPERAÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - SISTEMAS E CONTROLES DE TRATORES AGRÍCOLAS | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | MANEJO AGRÍCOLA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA | NUTRIÇÃO VEGETAL, ADUBOS E CORRETIVOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSO DE PRODUÇÃO EM PECUÁRIA | PASTAGEM E FORRAGICULTURA | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS PARA EMBALAGEM E ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | PROCESSOS DE ARMAZENAGEM DE PRODUTOS | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | TECNOLOGIA AGRÍCOLA | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | DRENAGEM | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | IRRIGAÇÃO | 2 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | USO DE SOLO E ÁGUA | USO SUSTENTÁVEL DO SOLO | 3 | 3 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 1 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 1 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 2 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - ORIENTAÇÃO ESPACIAL | 2 | 2 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 3 |
Condições de Trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada empregados na agricultura e na pecuária. O trabalho é exercido em equipe, com supervisão ocasional. O operador de máquina de beneficiamento de produtos agrícolas trabalha em ambiente fechado, o operador de colheitadeira e o tratorista agrícola trabalham em veículos. O trabalho é realizado em rodízio de turnos, diurno e noturno. Os profissionais estão expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.Exigências do mercado de trabalho
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de até quarta série do ensino fundamental. A experiência profissional ocorre com a prática de um a dois anos.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- auxiliar em planejamento de plantio;
- operar máquinas e implementos agrícolas;
- demonstrar competências pessoais;
- empregar medidas de segurança;
- realizar manutenção em primeiro nível de máquinas e implementos;
- ajustar máquinas e implementos;
- preparar máquinas e implementos;
- encapar correias, correntes e giratórias de motor;
- acionar alavancas;
- vestir uniformes de proteçao individual;
- colocar óculos, abafadores, máscaras e luvas;
- conferir tensionamento de correias;
- dar prova de resistência física;
- ajustar profundidade e largura de implementos;
- controlar painel de comandos e instrumentos;
- lavar máquinas e implementos;
- contar sementes germinadas;
- guardar máquinas, implementos e equipamentos;
- inverter polias;
- testar germinação de sementes;
- programar rotações de motor e turbinas;
- assessorar em treinamento de colegas;
- abastecer máquinas e implementos;
- engraxar rolamentos, engrenagens e buchas;
- calçar botas;
- limpar filtro de ar;
- trocar peças de implementos e máquinas;
- verificar nível de água e óleo;
- trocar óleos e filtros;
- sinalizar áreas de riscos de acidentes;
- colocar água em pneus e baterias;
- programar horários de atividades de máquinas;
- conferir ruídos de máquinas e implementos;
- regular velocidade de máquinas;
- misturar agrotóxicos e fertilizantes;
- ajustar baliza de plantadeira;
- manifestar atenção difusa;
- regular altura de máquinas e implementos;
- confirmar desligamento de máquinas e implementos;
- auxiliar em planejamento de quantidade de sementes e adubos por área de plantio;
- ligar e desligar implementos;
- carregar e descarregar adubos e colheitas;
- informar dados de profundidade e umidade de solo;
- regular quantidade de sementes e adubos;
- trocar pneus;
- manifestar coordenação motora múltipla;
- armazenar produtos químicos;
- controlar barras de pulverização;
- atentar para intempéries;
- manifestar iniciativa;
- calibrar pneus;
- trabalhar em equipe;
- acoplar implementos em trator;
- coletar amostra de solo;
- fixar balizas em solo;
- propor medidas para aprimoramento de plantio;
- engrenar máquinas agrícolas estacionadas;
- auxiliar em planejamento de direção de plantio de lavoura;
- ligar e desligar máquinas;
- verificar condições de filtro de ar;
Divisões de categorias profissionais do CBO 6410-15
CBO 6410-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de tratorista agrícola que pertence ao grupo dos trabalhadores da mecanização agrícola, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Trabalhadores da mecanização agropecuária e florestal
-
-
- Trabalhadores da mecanização agropecuária
-
-
-
-
- Trabalhadores da mecanização agrícola
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 6410-15 - Trabalhadores da mecanização agrícola
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 641015 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 641015 em todos os estados e cidades do Brasil.