CBO 6201-15 - Supervisor de exploração pecuária - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos supervisores na exploração agropecuária

O profissional no cargo de Supervisor de exploração pecuária CBO 6201-15 supervisiona as atividades de trabalhadores da pecuária de leite e de corte Planeja as atividades, elaborando cronograma.

Controla a qualidade da produção e a produtividade do trabalho Administra equipes de trabalho, supervisiona desempenho dos trabalhadores e promove treinamentos Realiza manutenção preventiva e corretiva de baixa complexidade em equipamentos, veículos, instalações e instrumentos.

Pode executar o beneficiamento inicial de produtos de origem animal Pode trabalhar com biotecnologia e melhoramento genético de animais Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

CBO 6201-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de supervisores na exploração agropecuária que pertence ao grupo dos trabalhadores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de exploração pecuária, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Supervisores na exploração agropecuária CBO 6201-15 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6201-15

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Supervisores na exploração agropecuária.
      • Trabalhadores na exploração agropecuária.

O que faz um Supervisor de exploração pecuária

O Supervisor de exploração pecuária CBO 6201-15 planeja as atividades, elaborando cronograma, programando criação, reprodução, terminação e reposição de plantel, prevendo data de comercialização de produção, e definindo o meio de transporte da produção Programa a higienização de instalações e de equipamentos.

Pode auxiliar a implantação de projetos de pecuária, junto a produtores, empresas e instituições de assistência rural.

Supervisiona as atividades de manejo de animais da pecuária de pequeno, médio e grande portes, disseminando princípios e práticas da pecuária sustentável e rentável Controla atividades relativas ao desenvolvimento animal - cria, recria, terminação -, bem como procedimentos de saúde de baixa complexidade, vacinação, administração de medicamentos, castração, descorna, coleta de amostras de material biológico para exames, sob a supervisão de profissional de nível superior habilitado.

Supervisiona o manejo animal – inclusive o preparo e a distribuição de rações animais, da pastagem e da silagem, atuando em criação extensiva, intensiva ou semi-intensiva de corte e de leite Providencia a infraestrutura necessária e cuida da preservação e otimização de recursos naturais.

Avalia condições edafoclimáticas, planejando e orientando correções e procedimentos necessários nas pastagens.

Promove o manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas, insetos e animais invasores, nas pastagens Pode trabalhar no beneficiamento inicial de produtos de origem animal, para comercialização.

Controla a qualidade da produção e a produtividade do trabalho, consultando registros, examinando sanidade de animais e verificando as características de animais para abate.

Pode administrar atividades na propriedade rural, providenciando compra de equipamentos, animais e insumos em geral Pode vender produtos, realizando prestação de contas Pode trabalhar com processos biotecnológicos em reprodução animal, incluindo inseminação artificial e técnicas de melhoramento genético.

Pode auxiliar em pesquisas, adaptações e usos de tecnologias para promover a modernização do campo Administra as equipes de trabalho da pecuária, efetivando contratações, controlando frequência, distribuindo tarefas, providenciando pagamentos e realizando demissões Pode providenciar moradia, alimentação e transporte para os trabalhadores.

Supervisiona o desempenho dos trabalhadores, monitorando as equipes Avalia o desempenho de cada equipe, selecionando trabalhadores para treinamento.

Prepara material didático e promove programas de aperfeiçoamento e de atualização profissional Realiza palestras e reuniões Emite relatórios técnicos, nos limites de sua atuação.

Supervisiona atividades de limpeza e de organização das áreas de criação animal Examina o trabalho de higienização de instalações Realiza manutenção preventiva e corretiva de baixa complexidade em equipamentos, veículos, instalações e instrumentos.

Controla a aplicação de técnicas de segurança, examina as medidas para prevenção de acidentes e monitora o uso de equipamentos de proteção individual e coletiva.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6201-15 deve administrar mão-de-obra, supervisionar trabalho no campo, negociar insumos, produtos e equipamentos agropecuários, controlar qualidade e produtividade agropecuária, treinar equipe de trabalho agropecuário, realizar manutenção em equipamentos e instalações, demonstrar competências pessoais, planejar atividades.

Condições de trabalho dessas profissões

Supervisores na exploração agropecuária são assalariados com registro em carteira, que trabalham em médias e grandes propriedades agropecuárias. Podem ter participação sobre o faturamento da produção. Supervisionam uma equipe de trabalhadores e ocasionalmente são supervisionados. Trabalham a céu aberto em horários diurnos e, em algumas atividades, podem se expor a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6201-15

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino fundamental. Geralmente, o aprendizado profissional advém da prática de um a dois anos na área.

Atividades exercidas por um Supervisor de exploração pecuária CBO 6201-15

Um Supervisor de exploração pecuária (ou sinônimo) deve vender produtos, preencher diário de campo, controlar freqüência de empregado, reparar equipamentos, verificar alinhamento de plantio, elaborar relatórios, planejar higienização de instalações e equipamentos, realizar palestras e reuniões, reparar instalações, supervisionar consumo de insumos e produtos, participar de cursos de aperfeiçoamento, verificar profundidade de plantio, supervisionar alimentação do plantel, distribuir tarefas, acionar assistência técnica, consultar registros de produção, controlar rodízio de pastagens, providenciar alimentação de empregados, coletar amostra de água para análise, supervisionar higienização de instalações, demonstrar respeito ao meio-ambiente, supervisionar reprodução e reposição de plantel, identificar falha em estruturas e instalações, fiscalizar compras, comprar insumos, produtos e equipamentos, controlar sanidade de animais, elaborar cronograma de atividades, selecionar trabalhadores para treinamento, demonstrar criatividade na produção, ensinar técnicas de trabalho, controlar características de animais para abate, efetuar pagamentos, registrar dados de testes, supervisionar tratos culturais, efetuar controle de estoques, programar data de comercialização de produção, verificar distribuição de sementes e mudas, inspecionar equipamentos, requisitar insumos, produtos e equipamentos, administrar conflitos, supervisionar transporte de produtos, providenciar pagamentos de empregados, efetuar devolução e troca de compras, programar reprodução e reposição de plantel, demitir empregados, controlar irrigação do solo, avaliar produtividade do trabalho, controlar uso de corretivos, fertilizantes e defensivos agrícolas, coletar amostra de solo para análise, programar área de plantio, preparar material de treinamento, controlar embalagem do produto final, programar desmame de animais, demonstrar sensibilidade com empregados, planejar transporte de produtos, providenciar moradia de empregados, definir escala de férias e folga, ensinar técnicas de segurança, identificar falhas em equipamentos, controlar transporte da produção, entrevistar empregados, negociar preços para compra e venda, contratar empregados, supervisionar uso de equipamentos, trabalhar em equipe, avaliar qualidade do trabalho, testar produtos agropecuários, intermediar relação patrão-empregado, demonstrar poder de decisão, supervisionar desmame de animais, prestar contas, reparar implementos agrícolas, pesquisar preços, providenciar transporte de empregados, verificar curva de nível.

Cargos e salários CBO 6201-15 - Supervisores na exploração agropecuária

Salário Capataz de Currais Bovinos

Capataz de Currais Bovinos: Brasil

  • 5.033
  • Brasil
  • 2.882 - 5.724
  • 43h
O profissional no cargo de Capataz de Currais Bovinos CBO 6201-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.882 e 5.724 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.033 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Capataz na Exploração de Pecuária

Capataz na Exploração de Pecuária: Brasil

  • 5.033
  • Brasil
  • 2.882 - 5.724
  • 43h
O profissional no cargo de Capataz na Exploração de Pecuária CBO 6201-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.882 e 5.724 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.033 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Capataz na Pecuária

Capataz na Pecuária: Brasil

  • 5.033
  • Brasil
  • 2.882 - 5.724
  • 43h
O profissional no cargo de Capataz na Pecuária CBO 6201-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.882 e 5.724 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.033 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Encarregado na Exploração de Pecuária

Encarregado na Exploração de Pecuária: Brasil

  • 5.033
  • Brasil
  • 2.882 - 5.724
  • 43h
O profissional no cargo de Encarregado na Exploração de Pecuária CBO 6201-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.882 e 5.724 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.033 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Supervisor de Exploração Pecuária

Supervisor de Exploração Pecuária: Brasil

  • 5.033
  • Brasil
  • 2.882 - 5.724
  • 43h
O profissional no cargo de Supervisor de Exploração Pecuária CBO 6201-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.882 e 5.724 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.033 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Capataz (criação de Gado Bovino)

Capataz (criação de Gado Bovino): Brasil

  • 5.033
  • Brasil
  • 2.882 - 5.724
  • 43h
O profissional no cargo de Capataz (criação de Gado Bovino) CBO 6201-15 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.882 e 5.724 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 5.033 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Supervisor de Exploração Pecuária

Supervisor de Exploração Pecuária: Mato Grosso

  • 1.254
  • Mato Grosso
  • 3.143 - 5.639
  • 44h
O profissional no cargo de Supervisor de Exploração Pecuária CBO 6201-15 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.143 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Capataz (criação de Gado Bovino)

Capataz (criação de Gado Bovino): Mato Grosso

  • 1.254
  • Mato Grosso
  • 3.143 - 5.639
  • 44h
O profissional no cargo de Capataz (criação de Gado Bovino) CBO 6201-15 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.143 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Capataz (criação de Gado Bovino)

Capataz (criação de Gado Bovino): Mato Grosso do Sul

  • 1.167
  • Mato Grosso do Sul
  • 2.742 - 4.645
  • 44h
O profissional no cargo de Capataz (criação de Gado Bovino) CBO 6201-15 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 2.742 e 4.645 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Capataz na Exploração de Pecuária

Capataz na Exploração de Pecuária: Mato Grosso

  • 1.254
  • Mato Grosso
  • 3.143 - 5.639
  • 44h
O profissional no cargo de Capataz na Exploração de Pecuária CBO 6201-15 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.143 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Capataz na Pecuária

Capataz na Pecuária: Mato Grosso

  • 1.254
  • Mato Grosso
  • 3.143 - 5.639
  • 44h
O profissional no cargo de Capataz na Pecuária CBO 6201-15 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.143 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Capataz na Pecuária Campo Grande

Capataz na Pecuária: Campo Grande, MS

  • 74
  • Campo Grande, MS
  • 2.740 - 4.830
  • 40h
O profissional no cargo de Capataz na Pecuária CBO 6201-15 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.740 e 4.830 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 74 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Capataz na Pecuária

Capataz na Pecuária: Mato Grosso do Sul

  • 1.167
  • Mato Grosso do Sul
  • 2.742 - 4.645
  • 44h
O profissional no cargo de Capataz na Pecuária CBO 6201-15 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 2.742 e 4.645 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Encarregado na Exploração de Pecuária

Encarregado na Exploração de Pecuária: Mato Grosso do Sul

  • 1.167
  • Mato Grosso do Sul
  • 2.742 - 4.645
  • 44h
O profissional no cargo de Encarregado na Exploração de Pecuária CBO 6201-15 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 2.742 e 4.645 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.167 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Encarregado na Exploração de Pecuária São Paulo

Encarregado na Exploração de Pecuária: São Paulo, SP

  • 24
  • São Paulo, SP
  • 3.100 - 6.078
  • 44h
O profissional no cargo de Encarregado na Exploração de Pecuária CBO 6201-15 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.100 e 6.078 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 24 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.
Salário Encarregado na Exploração de Pecuária

Encarregado na Exploração de Pecuária: Mato Grosso

  • 1.254
  • Mato Grosso
  • 3.143 - 5.639
  • 44h
O profissional no cargo de Encarregado na Exploração de Pecuária CBO 6201-15 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 3.143 e 5.639 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.254 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6201-15.