CBO 6110-05 - Produtor agropecuário, em geral - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos produtores agropecuários em geral

O profissional no cargo de Produtor agropecuário, em geral CBO 6110-05 produz cultivo agrícola e criação animal, realizando planejamento, estabelecendo metas e estimando custos, executando e/ou supervisionando a execução de atividades agropecuárias, beneficiando matérias-primas de origem vegetal e de origem animal, e comercializando a produção agropecuária Gerencia as atividades de produção, administrando recursos e analisando resultados.

Monta a infraestrutura de acordo com projeto técnico Supervisiona equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando desempenho Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à agropecuária.

Cumpre legislação, procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de combate a incêndio e de preservação ambiental

CBO 6110-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de produtores agropecuários em geral que pertence ao grupo dos produtores na exploração agropecuária, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Produtor agropecuário, em geral, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Produtores agropecuários em geral CBO 6110-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6110-05

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Produtores agropecuários em geral.
      • Produtores na exploração agropecuária.

O que faz um Produtor agropecuário, em geral

O Produtor agropecuário, em geral CBO 6110-05 planeja atividades agropecuárias, definindo áreas para cultivo agrícola, criação de animais e beneficiamento de matérias-primas Destina recursos financeiros, humanos e materiais para a execução das diferentes atividades.

Otimiza o uso do solo, da água e de outros recursos naturais.

Adota sistemas produtivos tradicionais ou manuais, semimecanizados, ou mecanizados, fazendo uso, inclusive, de máquinas automatizadas Avalia riscos climáticos e de mercado.

Estabelece metas e estima custos Executa e/ou supervisiona a execução do plantio de culturas agrícolas diversas, tais como leguminosas, herbáceas, tuberosas, frutos e grãos.

Define a adoção de cultivo combinado com outras plantas, em sistemas de rotação ou sucessão de culturas.

Acompanha as diversas etapas de produção, preparando solo para plantio, semeando ou transplantando mudas, irrigando, fertilizando e adubando o solo, controlando plantas invasoras, pragas e doenças, e providenciando colheita, transporte e armazenagem Executa e/ou supervisiona a execução da criação de animais, tais como bovinos, suínos, ovinos, caprinos e aves.

Forma plantel, selecionando e identificando animais.

Monitora o plantel, acompanhando sua alimentação, sua higienização e sua reprodução Controla a sanidade dos animais, confirmando vacinação, coleta de amostras de material biológico para exames, administração de medicamentos e outros procedimentos realizados sob supervisão de médico veterinário Pode direcionar parte da colheita agrícola para produção de ração destinada aos animais.

Beneficia matérias-primas de origem vegetal e de origem animal, executando e/ou supervisionando processos e atividades, tais como limpeza, lavagem, triagem, corte, separação, desinfecção, esterilização, moagem, centrifugação, cozimento, resfriamento e congelamento Apura o produto Prepara o produto para comercialização, executando seu acondicionamento, sua rotulagem e seu armazenamento.

Controla a qualidade dos produtos da agropecuária e do beneficiamento das matérias-primas Afere o índice de perdas.

Pesa, acondiciona, identifica e transporta a produção para galpões, armazéns, sistemas de silagem ou frigoríficos Comercializa a produção agropecuária, pesquisando preços de mercado, divulgando produtos, contactando clientes, vendendo e negociando logística de transporte para entrega dos produtos comercializados Pode participar de feiras e leilões.

Mantém comunicação com clientes, fornecedores e outros produtores Gerencia as atividades de produção, administrando recursos materiais, financeiros e humanos Providencia os insumos para a produção.

Registra índices de produtividade Analisa resultados da atividade, registrando receitas e despesas Avalia e contrata linhas de crédito e financiamento.

Providencia as documentações legais e a regularização do empreendimento Monta a infraestrutura de acordo com projeto técnico, providenciando manutenção de acesso e circulação na propriedade, construção de benfeitorias e instalações agropecuárias, sistemas de abastecimento de água e de energia, e infraestrutura de comunicação Adquire veículos, máquinas, equipamentos e implementos, verificando sua conservação e sua manutenção Supervisiona atividades das equipes, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores Proporciona programas de treinamento às equipes de trabalho.

Promove, incentiva e executa práticas para mitigação de danos ambientais, como reflorestamento de áreas degradadas Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à agropecuária, tais como adoção de melhoramento genético, utilização de programas informatizados de planejamento e controle da produção, entre outras Pode trabalhar com agricultura de precisão Consulta assistência técnica sobre melhorias para o processo de produção Monitora limpeza, higiene e organização nos locais de trabalho, em especial nas áreas de beneficiamento de matérias-primas, acondicionamento da produção e armazenagem.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6110-05 deve beneficiar produtos de origem vegetal e animal, criar animais, plantar culturas, administrar propriedade agropecuária, demonstrar competências pessoais, comercializar produção agropecuária, montar infra-estrutura da propriedade, gerenciar recursos humanos.

Condições de trabalho dessas profissões

Produtores agropecuários em geral trabalham por conta própria na agricultura e pecuária. O trabalho é realizado em equipe, formada com trabalhadores, parcerias ou consórcios. Trabalham sem supervisão, a céu aberto e durante o dia. Em suas atividades, ficam expostos à variação climática e à situação de estresse, pois trabalham, muitas vezes, sob pressão.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6110-05

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de quarta a sétima série do ensino fundamental. O pleno desempenho das atividades ocorre após um a dois anos de prática.

Atividades exercidas por um Produtor agropecuário, em geral CBO 6110-05

Um Produtor agropecuário, em geral (ou sinônimo) deve torrar matéria-prima, propiciar atividades recreativas, rotular produtos, monitorar plantel, cotar preços, negociar logística de transporte, vacinar animais, regular máquinas e equipamentos, alimentar animais, comprar insumos, providenciar construção de benfeitorias e instalações agropecuárias, medicar animais, embalar produtos, coordenar equipe de trabalho, efetuar pagamentos, definir tipo de atividade agropecuária, planejar plantio e tratos culturais, providenciar sistemas de abastecimento de água, despolpar frutos, cozer matéria-prima, secar matéria-prima, selecionar animais, higienizar animais, construir curvas de nível e terraços, firmar parcerias, centrifugar matéria-prima, providenciar manutenção de máquinas, equipamentos e instalações, providenciar infra-estrutura de comunicação na propriedade, pesquisar novas tecnologias, fornecer ferramentas e epi, transportar matéria-prima, solicitar assistência técnica, defumar produto final, contratar e demitir mão-de-obra, inspecionar produção agropecuária, cadastrar compradores, demonstrar visão empreendedora, controlar estoques, transportar mão-de-obra, registrar índices de produtividade, demonstrar visão humanitária, captar recursos financeiros, corrigir solo, adubar solo, resfriar produto final, moer matéria-prima, providenciar abastecimento de energia, lavar matéria-prima, fermentar matéria-prima, demonstrar capacidade de negociação, dividir propriedade agropecuária em áreas de produção e preservação, selecionar sementes, mudas, brotos etc., irrigar plantação, aplicar defensivos agrícolas, demonstrar espírito de liderança, plantar sementes, negociar compra e venda, analisar resultados da atividade, selecionar mão-de-obra, monitorar plantas invasoras, pragas e doenças, contratar serviços terceirizados, colher amostra de solo, planejar manejo de animais, treinar mão-de-obra, providenciar manutenção de acesso e circulação na propriedade, retirar matéria-prima, misturar ingredientes de ração, demonstrar espírito associativo, armazenar produtos, demonstrar sensibilidade com meio ambiente, transplantar mudas, pesquisar mercado, providenciar projeto técnico, higienizar instalações, participar de feiras e leilões, preparar solo para plantio, inseminar animais, selecionar reprodutores e matrizes, colocar animais para monta, demonstrar persistência, adquirir máquinas e implementos, divulgar produtos, capinar área plantada, colher produção, registrar receitas e despesas, formar plantel, apurar produto final, identificar animais.

Cargos e salários CBO 6110-05 - Produtores agropecuários em geral

Salário Parceiro na Agropecuária - Conta Própria

Parceiro na Agropecuária - Conta Própria: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Parceiro na Agropecuária - Conta Própria CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Posseiro na Agropecuária - Conta Própria

Posseiro na Agropecuária - Conta Própria: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Posseiro na Agropecuária - Conta Própria CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Produtor Agropecuário

Produtor Agropecuário: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Produtor Agropecuário CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Produtor Rural na Agropecuária

Produtor Rural na Agropecuária: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Produtor Rural na Agropecuária CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Proprietário na Agropecuária - Conta Própria

Proprietário na Agropecuária - Conta Própria: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Proprietário na Agropecuária - Conta Própria CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Produtor Agropecuário em Geral

Produtor Agropecuário em Geral: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Produtor Agropecuário em Geral CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Roceiro na Agropecuária - Conta Própria

Roceiro na Agropecuária - Conta Própria: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Roceiro na Agropecuária - Conta Própria CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Agropecuarista

Agropecuarista: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Agropecuarista CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Sitiante na Agropecuária - Conta Própria

Sitiante na Agropecuária - Conta Própria: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Sitiante na Agropecuária - Conta Própria CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Arrendatário na Agropecuária

Arrendatário na Agropecuária: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Arrendatário na Agropecuária CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Sócio-proprietário na Agropecuária - Conta Própria

Sócio-proprietário na Agropecuária - Conta Própria: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Sócio-proprietário na Agropecuária - Conta Própria CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Empresário Rural na Agropecuária

Empresário Rural na Agropecuária: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Empresário Rural na Agropecuária CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Fazendeiro na Agropecuária - Conta Própria

Fazendeiro na Agropecuária - Conta Própria: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Fazendeiro na Agropecuária - Conta Própria CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Meeiro na Agropecuária - Conta Própria

Meeiro na Agropecuária - Conta Própria: Brasil

  • 2.406
  • Brasil
  • 1.652 - 2.868
  • 43h
O profissional no cargo de Meeiro na Agropecuária - Conta Própria CBO 6110-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.652 e 2.868 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.406 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Produtor Agropecuário em Geral

Produtor Agropecuário em Geral: São Paulo

  • 511
  • São Paulo
  • 1.669 - 2.507
  • 44h
O profissional no cargo de Produtor Agropecuário em Geral CBO 6110-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.669 e 2.507 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 511 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Agropecuarista

Agropecuarista: São Paulo

  • 511
  • São Paulo
  • 1.669 - 2.507
  • 44h
O profissional no cargo de Agropecuarista CBO 6110-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.669 e 2.507 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 511 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Agropecuarista São Paulo

Agropecuarista: São Paulo, SP

  • 55
  • São Paulo, SP
  • 1.869 - 3.764
  • 43h
O profissional no cargo de Agropecuarista CBO 6110-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.869 e 3.764 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 55 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.
Salário Empresário Rural na Agropecuária

Empresário Rural na Agropecuária: São Paulo

  • 511
  • São Paulo
  • 1.669 - 2.507
  • 44h
O profissional no cargo de Empresário Rural na Agropecuária CBO 6110-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 1.669 e 2.507 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 511 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6110-05.