CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores em domicílio.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve visitar consumidor, fechar contratos de venda, demonstrar competências pessoais, planejar vendas, relacionar-se com setores da empresa, levantar o perfil do consumidor, participar de eventos, acompanhar clientes no pós-venda.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve agendar horários para visitas, dar provas de controle emocional, fazer entrega de produtos, pesquisar novos nichos de mercado, requisitar material de consumo, explicar as características dos produtos, explicar formas de pagamento, esclarecer dúvidas sobre produtos, assessorar na renovação de contratos, confirmar cadastramento de clientes, explicar objetivos da visita, participar de cursos de reciclagem da área, agir com ética, planejar novas regiões de venda com o superior, definir produtos adequados ao perfil, divulgar produtos por meio de panfletos, convidar o cliente para visitar a empresa, avaliar o perfil por meio de computador, requisitar material de divulgação, protocolar contrato, enviar correspondências aos consumidores, orientar sobre dúvidas de contrato, dar provas de boa dicção, calcular o custo do produto, dar provas de responsabilidade, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, verificar o poder aquisitivo, programar execução de serviços, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, demonstrar conhecimento do produto, manter boa apresentação pessoal, solicitar dados do cliente, requisitar manutenção de produtos na garantia, visitar clientes no período de garantia, demonstrar persuasão, comprar produtos para demonstração, apresentar tabelas de preços, receber pagamento do produto, contatar consumidor por telefone, planejar metas de venda com o superior, enviar brindes, solicitar documentos comprobatórios para filiação, solicitar indicação de clientes potenciais, participar de feiras relacionadas a área, checar ficha cadastral do cliente, fazer itinerário de visitas, motivar-se, preencher contrato do produto vendido, acompanhar entrega de produtos na expedição, preencher romaneio - folha de pedidos, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, preparar cadastro de potenciais clientes, definir formas de pagamento, entrevistar clientes em potencial, organizar-se, pagar vendas efetuadas a fornecedora, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, discriminar tipos de produto, comunicar-se, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, estabelecer prazos de entrega dos produtos, promover reunião para lançamento de produtos, demonstrar produtos em eventos, participar de palestras relacionadas a área, contratar pessoas para divulgar produtos, verificar necessidades, demonstrar empatia, demonstrar produtos por meio de amostras, demonstrar benefícios do produto, utilizar noções de informática, discutir estratégias de venda com o superior, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, informar ao cliente sobre novos produtos, atualizar tabela de valores, emitir nota fiscal e recibos.