CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas.
- Vendedores em domicílio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve planejar vendas, acompanhar clientes no pós-venda, visitar consumidor, relacionar-se com setores da empresa, participar de eventos, levantar o perfil do consumidor, fechar contratos de venda, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, calcular o custo do produto, participar de cursos de reciclagem da área, pagar vendas efetuadas a fornecedora, dar provas de controle emocional, solicitar dados do cliente, avaliar o perfil por meio de computador, explicar as características dos produtos, demonstrar conhecimento do produto, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, promover reunião para lançamento de produtos, informar ao cliente sobre novos produtos, agir com ética, contatar consumidor por telefone, dar provas de boa dicção, participar de palestras relacionadas a área, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, acompanhar entrega de produtos na expedição, visitar clientes no período de garantia, enviar brindes, solicitar documentos comprobatórios para filiação, demonstrar persuasão, manter boa apresentação pessoal, convidar o cliente para visitar a empresa, organizar-se, programar execução de serviços, discriminar tipos de produto, divulgar produtos por meio de panfletos, explicar objetivos da visita, requisitar material de consumo, requisitar manutenção de produtos na garantia, enviar correspondências aos consumidores, orientar sobre dúvidas de contrato, comunicar-se, agendar horários para visitas, discutir estratégias de venda com o superior, confirmar cadastramento de clientes, solicitar indicação de clientes potenciais, protocolar contrato, entrevistar clientes em potencial, demonstrar produtos em eventos, checar ficha cadastral do cliente, definir produtos adequados ao perfil, esclarecer dúvidas sobre produtos, contratar pessoas para divulgar produtos, preencher contrato do produto vendido, motivar-se, verificar necessidades, planejar metas de venda com o superior, dar provas de responsabilidade, requisitar material de divulgação, participar de feiras relacionadas a área, definir formas de pagamento, utilizar noções de informática, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, demonstrar empatia, explicar formas de pagamento, fazer itinerário de visitas, emitir nota fiscal e recibos, receber pagamento do produto, pesquisar novos nichos de mercado, avaliar o perfil por meio de contato telefônico, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, preparar cadastro de potenciais clientes, demonstrar produtos por meio de amostras, atualizar tabela de valores, estabelecer prazos de entrega dos produtos, comprar produtos para demonstração, verificar o poder aquisitivo, fazer entrega de produtos, preencher romaneio - folha de pedidos, assessorar na renovação de contratos, planejar novas regiões de venda com o superior, demonstrar benefícios do produto, apresentar tabelas de preços.