CBO 5241-05 - Vendedor em domicílio - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos vendedores em domicílio
O profissional no cargo de Vendedor em domicílio CBO 5241-05 vende produtos em domicílio Planeja vendas, definindo metas e identificando regiões potenciais de trabalho.
Traça os perfis dos consumidores a visitar, entrevistando-os por telefone ou mensagens Realiza visitas para apresentação de catálogos e para demonstração de produtos Fecha contrato de vendas e acompanha o pós-venda para fidelizar o cliente.
Participa de eventos e feiras Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5241-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de vendedores em domicílio que pertence ao grupo dos vendedores e prestadores de serviços do comércio, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Vendedor em domicílio, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Vendedores em domicílio CBO 5241-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5241-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Vendedores e prestadores de serviços do comércio.
- Vendedores a domicílio, ambulantes e em bancas.
- Vendedores em domicílio.
O que faz um Vendedor em domicílio
O Vendedor em domicílio CBO 5241-05 planeja a venda em domicílios, definindo metas com seu supervisor, pesquisando novos nichos de mercado e identificando clientes e regiões potenciais de trabalho Prepara o itinerário das visitas.
Contata os clientes para agendamento de visitas.
Realiza o levantamento dos perfis de clientes, entrevistando-os por telefone ou mensagens, para verificar suas necessidades e definir a oferta adequada de produtos Realiza as visitas para apresentação de catálogos e demonstração de produtos.
Auxilia o consumidor na escolha dos produtos, explicando características e benefícios de cada um Pode fornecer amostras dos produtos.
Informa preços e formas de pagamento.
Fecha contratos de venda, levantando as informações para emissão de pedidos, notas e recibos Define prazos para as entregas.
Solicita indicação de clientes potenciais.
Encaminha a relação de vendas efetuadas para o setor competente da empresa Protocola contratos Atualiza dados de cadastro dos clientes e cadastra os clientes potenciais indicados.
Acompanha os clientes no pós-venda, orientando-os e os esclarecendo sobre dúvidas a respeito dos produtos adquiridos Informa aos clientes sobre novos produtos e envia-lhes brindes Acompanha a requisição de manutenção de produtos na garantia, programando os prazos de execução dos serviços.
Requisita, aos setores da empresa, materiais de divulgação e tabela de preços atualizada Pode solicitar propés descartáveis, para usar ao entrar nos domicílios visitados.
Participa de eventos e feiras, para promover o lançamento e a demonstração de produtos .
Funções do cargo
O funcionário CBO 5241-05 deve demonstrar competências pessoais, levantar o perfil do consumidor, visitar consumidor, relacionar-se com setores da empresa, fechar contratos de venda, acompanhar clientes no pós-venda, planejar vendas, participar de eventos.
Condições de trabalho dessas profissões
Vendedores em domicílio atuam como assalariados com carteira assinada ou informais, como autônomos, para empresas de saúde e serviços sociais, comércio por atacado e intermediários do comércio e serviços pessoais. Trabalham individualmente, com ou sem supervisão ocasional, em horário diurno e irregular. O local de trabalho pode ser fechado, em veículo ou a céu aberto. Eventualmente, podem trabalhar sob pressão de cumprimento de quotas de venda.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5241-05
A ocupação requer escolaridade de nível médio incompleta. É comum treinamentos periódicos, patrocinados pelas empresas vendedoras.
Atividades exercidas por um Vendedor em domicílio CBO 5241-05
Um Vendedor em domicílio (ou sinônimo) deve avaliar o perfil por meio de contato telefônico, contatar consumidor por telefone, preencher romaneio - folha de pedidos, atualizar tabela de valores, solicitar dados do cliente, estabelecer prazos de entrega dos produtos, calcular o custo do produto, participar de cursos de reciclagem da área, planejar novas regiões de venda com o superior, programar execução de serviços, agir com ética, preparar cadastro de potenciais clientes, demonstrar conhecimento do produto, contratar pessoas para divulgar produtos, receber pagamento do produto, divulgar produtos por meio de panfletos, fazer entrega de produtos, enviar correspondências aos consumidores, informar ao cliente sobre novos produtos, definir formas de pagamento, acompanhar entrega de produtos na expedição, confirmar cadastramento de clientes, enviar brindes, tirar medidas para cálculos de custos de produtos, comprar produtos para demonstração, emitir nota fiscal e recibos, protocolar contrato, assessorar na renovação de contratos, encaminhar vendas efetuadas ao setor competente, esclarecer dúvidas sobre produtos, fazer itinerário de visitas, orientar sobre dúvidas de contrato, requisitar material de divulgação, demonstrar produtos em eventos, utilizar noções de informática, explicar objetivos da visita, requisitar manutenção de produtos na garantia, organizar-se, participar de palestras relacionadas a área, solicitar documentos comprobatórios para filiação, solicitar indicação de clientes potenciais, convidar o cliente para visitar a empresa, apresentar tabelas de preços, requisitar material de consumo, pesquisar novos nichos de mercado, demonstrar persuasão, agendar horários para visitas, explicar formas de pagamento, apresentar produtos por meio de fitas de vídeo, manter boa apresentação pessoal, avaliar o perfil por meio de computador, discriminar tipos de produto, motivar-se, definir produtos adequados ao perfil, planejar metas de venda com o superior, verificar o poder aquisitivo, demonstrar empatia, entrevistar clientes em potencial, orientar clientes em caso de ocorrência de evento, comunicar-se, verificar necessidades, dar provas de boa dicção, visitar clientes no período de garantia, demonstrar produtos por meio de amostras, pagar vendas efetuadas a fornecedora, dar provas de controle emocional, promover reunião para lançamento de produtos, demonstrar benefícios do produto, preencher contrato do produto vendido, discutir estratégias de venda com o superior, checar ficha cadastral do cliente, participar de feiras relacionadas a área, auxiliar consumidor na escolha dos produtos, explicar as características dos produtos, dar provas de responsabilidade.