CBO 5134-35 - Atendente de lanchonete - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria
O profissional no cargo de Atendente de lanchonete CBO 5134-35 recepciona e atende clientes em lanchonete ou estabelecimento similar, providenciando a preparação de lanches - quentes ou frios -, salgados, sucos, café ou outras pequenas refeições solicitadas Organiza a estrutura de apoio, preparando o mise em place.
Pode encaminhar os pedidos do cliente para preparo ou assumir a preparação Mantém a limpeza, a higienização e a conservação da lanchonete Controla o estoque de produtos.
Cumpre os procedimentos técnicos de higiene e boas práticas nos serviços de alimentação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5134-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Atendente de lanchonete, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria CBO 5134-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-35
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores dos serviços.
- Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação.
- Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.
O que faz um Atendente de lanchonete
O Atendente de lanchonete CBO 5134-35 organiza o ambiente, preparando o mise em place Arruma os utensílios e os equipamentos para a realização dos serviços.
Verifica se as mesas e o balcão estão limpos.
Confere se os produtos, para preparação das pequenas refeições, estão disponíveis, de acordo com o cardápio Abastece as máquinas de refrigerante.
Coloca bebidas para gelar Pode colocar alimentos em expositores climatizados.
Acolhe e recepciona o cliente, acompanhando-o à mesa ou lhe indicando um lugar no balcão.
Fornece o cardápio ao cliente, prestando-lhe informações sobre as bebidas e os pratos oferecidos Anota os pedidos, podendo encaminhá-los para preparo ou assumir a preparação.
Prepara o prato e a bebida, de acordo com as receitas dos itens constantes no cardápio.
Prepara sanduíche, hambúrguer, salada de frutas ou outro alimento, usando processador de alimentos, chapa, fritadeira ou outro equipamento Prepara milk shake, café, chá, suco ou outra bebida, usando extrator de suco, centrífuga de frutas, cafeteira, liquidificador ou outro equipamento Coloca prato, talheres, copo, guardanapo, condimentos e saleiro sobre a mesa ou balcão.
Transporta, em bandeja, e serve a refeição Pode acondicionar alimento e bebida para viagem Fornece a conta quando solicitada, podendo também realizar o recebimento do valor devido.
Limpa mesas, balcões e assentos para acomodar um novo cliente Empilha pratos, talheres, copos e utensílios sujos e os leva para lavar ou para o descarte apropriado.
Após o término do horário de atendimento, recolhe utensílios e equipamentos utilizados Mantém a limpeza, a higienização e a conservação do espaço da lanchonete, das louças, dos utensílios, das bandejas e dos equipamentos Pode operar máquina de lavar louça.
Arruma as cadeiras e as mesas Guarda produtos Organiza equipamentos e utensílios.
Armazena os alimentos e as bebidas, conforme critérios de segurança alimentar Controla o estoque de produtos, verificando a necessidade de reposição Recebe as mercadorias compradas, conferindo os itens.
Pode solicitar serviço de manutenção das máquinas e dos equipamentos da lanchonete Descarta resíduos e sobras, de acordo com as regras do local.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5134-35 deve servir o cliente, demonstrar competências pessoais, montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar, atender o cliente, desmontar praça, higienizar utensílios e equipamentos, organizar o trabalho, preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5134-35
Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.
Atividades exercidas por um Atendente de lanchonete CBO 5134-35
Um Atendente de lanchonete (ou sinônimo) deve demonstrar discreção, limpar mesa, entregar cardápio, ouvir atentamente - saber ouvir, servir aperitivos, preparar bebidas - sucos, coquetéis, drinques, aperitivos etc, preparar sanduíches, descongelar alimentos, servir bebidas, contornar situações adversas, trabalhar em equipe, demonstrar atenção focada, guardar produtos, demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores, desmontar mesas, secar louça e/ou prataria, tirar pedido, substituir cinzeiros, preparar saladas, lavar utensílios, servir café, selecionar produtos - limpeza e outros, pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar, substituir cobre-manchas, colocar bebidas para gelar, repor material de apoio, trabalhar sob pressão, administrar fluxo de pratos entre cozinha e mesas, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar criatividade, demonstrar cordialidade, fazer porções para viagem, limpar o chão, checar conta, verificar quantidade e disponibilidade de produtos, cumprir normas e procedimentos sanitários, preparar couvert, acompanhar cliente a mesa, montar mesa, bandeja, balcão e bar, tirar toalhas, separar lixo, receber contas, recolher louças, talheres, copos e/ou bandejas, dar sugestões, verificar estoque de bebidas e/ou alimentos, observar apresentação dos pratos, demonstrar equilíbrio emocional, inventariar bebidas consumidas, demonstrar acuidade sensorial, informar previsão de tempo de espera, limpar prataria, aquecer alimentos, fornecer informações ao cliente, controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas, selecionar alimentos e bebidas, controlar acesso de pessoas, esterilizar instrumentos e materiais, escolher louça, providenciar gelo, demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool, selecionar enxoval de copos, organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place, dobrar guardanapos, organizar espaço, selecionar utensílios, limpar bandejas e carrinho, demonstrar dinamismo, encaminhar pedidos para cozinha e bar, conferir ordem de serviço, limpar balcão e bancada, preparar frutas, servir pratos, servir vinho, cerveja, chope, cachaça e saquê, acomodar cliente, preparar sorvetes, milk shakes e chantilly, atender reclamações do cliente, recepcionar cliente, preparar café, verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos, checar pedido antes de servir, guardar louças, copos e/ou prataria, demonstrar proatividade, destinar o lixo, demonstrar capacidade de organização, servir sobremesas, inventariar material - louças, pratarias, enxoval de copos, enxoval de mesa, retirar restos de comida, requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza, montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal, questionar as preferências do cliente, desmontar o bufê - buffet, controlar sobras e perdas, forrar bandeja, observar ponto de cozimento dos alimentos, trazer conta, servir charutos, retirar louça e prataria da máquina de lavar, servir chá, licores e digestivos, descrever pratos e produtos oferecidos, demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar, limpar equipamentos, repor bebidas, cortar frutas para decoração.