CBO 5111-05 - Comissário de voo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
O profissional no cargo de Comissário de voo CBO 5111-05 presta serviços a passageiros de companhias aéreas, recepcionando-os na aeronave, informando-lhes sobre procedimentos de segurança, servindo-lhes alimentos e bebidas e orientando-os em emergência Executa atividades de checagem de equipamentos e instalações a bordo de aeronave.
Prepara relatórios e documentação sobre os serviços prestados no voo e sobre eventuais ocorrências Cumpre procedimentos e normas regulamentadoras da aeronáutica, normas de biossegurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 5111-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes que pertence ao grupo dos trabalhadores dos serviços, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Comissário de voo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes CBO 5111-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 5111-05
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados.
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes.
- Trabalhadores dos serviços.
O que faz um Comissário de voo
O Comissário de voo CBO 5111-05 realiza procedimentos a bordo da aeronave, antes do início da viagem, checando a localização e a validade dos equipamentos de combate ao fogo, examinando o volume de água dos reservatórios, verificando a localização, a quantidade e a validade de equipamentos de sobrevivência em selva, mar, gelo e deserto, e conferindo a localização, a quantidade e a validade dos itens de primeiros socorros Checa o sistema de intercomunicação da aeronave.
Verifica a disponibilidade de cobertores e travesseiros nas poltronas de todos os passageiros.
Confirma a entrada de alimentos e bebidas na aeronave Recepciona passageiros, auxiliando-os no embarque.
Confere a documentação de menores desacompanhados Auxilia passageiros na acomodação de bagagens e lhes oferece fones de ouvido e material de leitura.
Informa aos passageiros sobre particularidades do voo.
Em voos internacionais, distribui formulários de alfândega e de imigração aos passageiros, auxiliando-os no preenchimento Demonstra procedimentos de segurança, orientando os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência e informando sobre o uso de equipamentos eletrônicos.
Pode substituir a demonstração por exibição de vídeo com as instruções.
Caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para decolagem Durante o voo, monitora as atitudes dos passageiros, inspecionando a cabine e a cozinha (“galley”) Orienta os passageiros com deficiência sobre equipamentos da aeronave.
Prepara bebidas e alimentos a serem servidos, colocando bebidas no gelo, aquecendo alimentos e aprontando café, chá e outras bebidas Monta carrinho (“trolley”) com alimentos e bebidas Entrega a bandeja com a refeição a cada passageiro.
Após a refeição, recolhe as bandejas e os utensílios, mantendo a limpeza da aeronave Em voos com cobrança de alimentos e bebidas, retira pedidos e faz a cobrança do valor, recebendo numerário e utilizando ferramentas e/ou aplicativos informatizados, como máquinas de cartão, pagamento eletrônico, entre outros.
Responde às perguntas dos passageiros sobre voos, aeronaves, clima, rotas e horário de chegada Orienta os passageiros para que cumpram normas e procedimentos de segurança Realoca bagagens perigosas.
Comunica ao comandante sobre anormalidades na aeronave Informa aos passageiros sobre emergências, prepara cabine para pouso em condições anormais e combate princípio de incêndio Retira os equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave, distribuindo-os aos passageiros.
Comanda a evacuação da aeronave, certificando-se de que todos os passageiros foram retirados Promove a sobrevivência, a comunicação e a sinalização após acidente Presta primeiros socorros.
No final do voo normal, caminha pelos corredores da aeronave, para verificar se os passageiros cumprem o regulamento para pouso Auxilia no desembarque de passageiros Prepara relatórios sobre alimentos e bebidas a bordo e sobre alimentos com data de validade vencida Relata as condições de limpeza da aeronave Apresenta documento com valores arrecadados, no caso de venda de alimentos e bebidas.
Emite relatório de ocorrências e de anormalidades nas viagens, registrando necessidade de reparos ou manutenção a bordo Declara os pertences pessoais Usa equipamentos de proteção e participa de treinamentos sobre segurança.
Funções do cargo
O funcionário CBO 5111-05 deve checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações, trabalhar com segurança, preparar relatórios e ou documentação, demonstrar competências pessoais, controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza, zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações, servir refeições preparadas e bebidas, demonstrar procedimentos de segurança e de emergência, agir em situações de emergência, atender aos passageiros.
Condições de trabalho dessas profissões
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 5111-05
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros.
Atividades exercidas por um Comissário de voo CBO 5111-05
Um Comissário de voo (ou sinônimo) deve emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo, retirar pedidos de refeições e bebidas, relatar as condições de limpeza, declarar os pertences pessoais, conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações, informar os passageiros sobre situações de emergência, checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto, auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração, demonstrar empatia, preparar a mesa ou balcão de refeições, checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem, verificar a apresentação das refeições e bebidas, fazer cumprir normas e procedimentos de segurança, orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave, dar provas de agilidade, auxiliar passageiros na acomodação de bagagens, demonstrar boa apresentação pessoal, prestar primeiros socorros às pessoas, recolher as bandejas e utensílios de mesa, demonstrar organização, adaptar-se a mudanças de fusos horários, distribuir material de alfândega e de imigração, demonstrar iniciativa, retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação, trabalhar em equipe, adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares, auxiliar no embarque e desembarque de passageiros, dar provas de desprendimento, certificar-se de que todos os passageiros foram retirados, comandar a evacuação da aeronave, emitir relatório de alimentos com data de validade vencida, recepcionar passageiros, checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros, comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação, oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto, atualizar-se profissionalmente, agir com cortesia, realocar bagagens perigosas, repor refeições no balcão térmico e ou carrinho, orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência, aquecer refeições, identificar-se com a profissão, montar trolley - carrinho de bebidas e de refeições, participar de treinamentos sobre segurança, promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente, orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos, entregar as bandejas com refeições, checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo, emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens, informar os passageiros sobre as acomodações, checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo, monitorar atitudes dos passageiros, demonstrar liderança, combater fogo a bordo, registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo, acomodar os passageiros especiais, colocar bebidas no gelo, checar o volume de água dos reservatórios da aeronave, evidenciar equilíbrio emocional, preparar a cabine para pouso de emergência, comunicar-se em outros idiomas, retirar anéis e alianças, conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais, preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos, demonstrar facilidade de comunicação verbal, informar os passageiros sobre particularidades do vôo ou percurso, usar equipamentos de proteção, inspecionar cabine de passageiros e galley - cozinha.