CBO 4222-05 - Telefonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Telefonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
- Trabalhadores de informações ao público.
- Operadores de telefonia.
O que faz um Telefonista
O Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-05 deve monitorar atendimentos, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, atender o cliente, treinar funcionários, elaborar escalas de trabalho, fornecer informações, cadastrar informações, prestar serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve informar horário de atendimento, gravar informações, pesquisar banco de dados telefônico, demonstrar objetividade, identificar pontos de melhoria, transmitir normas de atendimento padrão, responder a questionários de avaliação interna, acionar despertador automático, participar de cursos específicos, informar sobre eventos e cursos, transmitir recados, demonstrar respeito com o cliente, identificar-se - nome do atendente, atualizar cadastro, falar formalmente, completar chamadas nacionais e internacionais, consultar banco de dados de procedimentos via internet, informar endereços da empresa e filiais, registrar reclamações de trote, informar valor de ligações concluídas via operador, demonstrar agilidade, demonstrar imparcialidade, identificar origem da chamada, solicitar auxílio de operadoras internacionais, saudar o cliente, redigir ordens de serviço, localizar pessoas, higienizar equipamentos de trabalho, demonstrar auto-controle, atualizar painel de informações de eventos, encaminhar reclamações ao supervisor, sondar tipo de solicitação de serviço, informar fuso-horário, preencher livros de ocorrências diárias, transmitir informações corretamente, identificar tipo de chamada, demonstrar segurança, informar números de telefones internos, digitar teclados, pronunciar-se claramente, identificar código de serviço na tela do computador, cadastrar telefone e ramal de funcionários, retornar contato com cliente, escutar atentamente - saber ouvir, informar códigos de área nacionais e internacionais, comunicar-se em outros idiomas, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, operar pabx, sugerir agenda de folgas, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, consultar terminal de informações, interpretar mensagem do cliente, conservar equipamentos de trabalho, direcionar cliente a outros serviços, informar ramais, ouvir o cliente, lançar ligações manualmente, cadastrar telefone e ramais de empresas, bloquear ligações, anotar recados, operar plataforma de atendimento telefônico, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, dominar o idioma inglês, verificar cumprimento das normas de atendimento, demonstrar capacidade de assimilação, demonstrar prontidão, informar alteração de número telefônico, interceptar ligações, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, despertar hóspedes pelo telefone, propor medidas corretivas, transferir chamadas internas e externas, demonstrar paciência, programar pabx, demonstrar cordialidade, manter sigilo, demonstrar pontualidade, preencher boleto de tarifa, identificar necessidades do cliente, fazer monitoria ativa, cadastrar números de telefones, informar tarifas, demonstrar entusiasmo, adeqüar o tom de voz, acompanhar ligação, registrar pendências de informações.