CBO 4221-20 - Recepcionista de hotel - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos recepcionistas

O profissional no cargo de Recepcionista de hotel CBO 4221-20 realiza procedimentos de recepção e de atendimento a hóspedes em hotéis Planeja a rotina, imprimindo os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Realiza o check-in de pessoas ou grupos Presta informações e atendimento aos hóspedes durante o período de hospedagem.

Realiza o checkout, verificando despesas do hóspede em sistema informatizado e efetuando o acerto de contas Atua conforme procedimentos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4221-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de recepcionistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Recepcionista de hotel, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Recepcionistas CBO 4221-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4221-20

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Trabalhadores de atendimento ao público.
      • Trabalhadores de informações ao público.
        • Recepcionistas.

O que faz um Recepcionista de hotel

O Recepcionista de hotel CBO 4221-20 planeja a rotina, organizando os materiais e os equipamentos de trabalho, providenciando ambiente agradável e limpo na recepção e verificando o funcionamento dos sistemas informatizados e de comunicação Imprime os relatórios de controle e as listagens de pessoas e grupos com entrada ou saída prevista para o dia.

Providencia o atendimento às solicitações de reservas especiais.

Verifica agenda semanal de eventos Participa de reuniões na troca de turnos.

Recepciona as visitas e as pessoas que vão se hospedar no hotel Informa às visitas sobre os serviços prestados pelo hotel, os preços e as condições para hospedagem.

Atende a pessoa ou o grupo que vai se hospedar no hotel, realizando check-in.

Efetua o cadastro, verifica a disponibilidade de acomodações, confirma a reserva e fornece a chave do apartamento, quarto ou outro local de hospedagem Presta informações sobre recursos e normas de funcionamento do hotel e sobre serviços de cofre, de alimentação e bebidas e de lavanderia, entre outros.

Pode liberar o uso de estacionamento para o hóspede.

Informa ao concierge sobre a chegada do hóspede Durante o período de hospedagem, presta informações ao hóspede sobre acesso a Wi-Fi, pontos turísticos próximos, locais para câmbio de moedas, realização de eventos e outras, quando solicitadas Providencia a prestação de atendimento médico ao hóspede.

Auxilia na movimentação do hóspede com dificuldade de locomoção Pode receber e registrar chamadas telefônicas e mensagens eletrônicas, transmitindo recados Organiza a distribuição de correspondências e de encomendas recebidas.

No final do período de hospedagem, realiza o checkout Verifica as despesas do hóspede em sistema informatizado e efetua acerto de contas, recebendo pagamento e emitindo notas fiscais e recibos.

Interage e comunica-se com hóspedes e com os setores comercial, de gerência, de segurança, de governança, de restaurantes, entre outros, do hotel Pode comunicar-se e prestar atendimento em língua estrangeira.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4221-20 deve fechar contas e estadas de clientes, hóspedes e pacientes, comunicar-se, planejar o cotidiano, prestar serviços de apoio a visitantes, clientes, hóspedes, pacientes e passageiros, demonstrar competências pessoais, agendar serviços, observar normas internas de segurança, organizar informações a serem prestadas, recepcionar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes e passageiros, responder a chamadas telefônicas dos visitantes, hóspedes, clientes, pacientes e passageiros.

Condições de trabalho dessas profissões

Recepcionistas trabalham nas atividades de saúde e serviços sociais, alojamento, hoteis e alimentação, transporte aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe multidisciplinar, em ambientes fechados e em horários que variam conforme a ocupação: diurno para os recepcionistas de seguro saúde, revezamento de turnos para o recepcionista de consultório e o recepcionista de hotel e horários irregulares para o recepcionista, em geral. Também varia o grau de autonomia, podendo ser com supervisão permanente para o recepcionista de consultório e para o recepcionista de hotel e com supervisão ocasional para os restantes. Verifica-se o crescimento da importância da hotelaria nos hospitais de ponta. Com isso, tende a crescer o número de empregados no setor de recepção que, além de ainda estar muitas vezes acoplado ao sistema de internação, assume cada vez mais funções idênticas às dos recepcionistas de um hotel cinco estrelas. Por outro lado, verifica-.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4221-20

Esses ocupações requerem o ensino médio completo, exceto o recepcionista de hotel e concierges que tem como pré-requisito o ensino superior incompleto. É desejável curso básico de qualificação de até duzentas horas-aula e de um a dois anos de experiência profissional para o recepcionista, em geral.

Atividades exercidas por um Recepcionista de hotel CBO 4221-20

Um Recepcionista de hotel (ou sinônimo) deve providenciar solicitações de reservas especiais, planejar o dia seguinte, acionar alarme de segurança em caso de assalto, emitir notas fiscais e recibos, demonstrar eficiência, conferir documentos com identificação, dar informações turísticas aos hóspedes/passageiros, efetuar cobrança no show, agendar reservas / consultas dos clientes, cobririnformações a respeito da utilização do cofre pelos clientes, demonstrar empatia, demonstrar espírito de equipe, comunicar-se de maneira clara, ágil e objetiva, demonstrar paciência, demonstrar pró atividade, encaminhar o cliente para os diversos setores, demonstrar fluência verbal e escrita em idioma estrangeiro, atualizar conta, emitir extrato de contas, auxiliar a movimentação de hóspedes, clientes, visitantes, pacientes com dificuldade de locomoção, propor associação de programas de fidelidade, enviar para a telefonia o horário de despertar de hóspedes, identificar o espaço físico da empresa, auxiliar os hóspedes /pacientes com informações técnicas sobre hotel / hospital, fornecer ndicações de locais para câmbio de moedas, cadastrar clientes, pacientes, hóspedes, visitantes, passageiros, circular informações internas, transferir o hóspede, paciente, passageiros para outras acomodações, oferecer auxílio para a bagagem, solicitar a devolução das chaves dos apartamentos, preparar o mise-en-place, demonstrar respeito mútuo, ouvir com atenção, receber pagamentos, fornecer informativos e regulamentos internos ao hóspede e paciente, agir com bom senso, solicitar o serviço de manobrista, fornecer informações meteorológicas, averiguar horário de saída dos grupos, encerrar a conta no sistema, auxiliar o cliente no caixa eletrônico, retomar ligações em caso de ramais ocupados ou não atendidos, confirmar se o cliente possui programa de milhagem, realizar câmbio de moedas, anunciar a chegada do cliente, demonstrar entusiasmo, emitir o cartão de liberação de saída, demonstrar capacidade de se antecipar às necessidades dos clientes, interagir com os outros departamentos, solicitar a avaliação do desempenho do hotel, auxiliar os clientes com o preenchimento de formulários, demonstrar interesse, registrar acompanhantes, demonstrar senso de organização, verificar disponibilidade de leitos e apartamentos, transmitir recados e fax, coordenar equipe, avisar o concierge da chegada do hóspede, participar de reuniões na troca de turnos, demosntrar iniciativa, distribuir malotes, bloquear apartamento, acolher o cliente e passageiro, transferir ligações para ramais e apartamentos solicitados, consultar catálogo de produtos e serviços da empresa, prestar informações sobre o uso e locais de estacionamento, distribuir jornais, revistas, flores etc., fechar contas masters, notificar a segurança sobre a presença de pessoas estranhas, averiguar a previsão de chegada e saída individual e de grupo, efetuar acertos em contas, verificar cadastro e reserva, consultar lista de profissionais e departamento da empresa, ramais internos e telefones externos, atender o cliente com informações precisas, imprimir relatórios de controle, demonstrar conhecimentos de informática, consultar lista de horários de funcionamento das diversas atividades na empresa, auxiliar o hóspede com atendimento médico, fornecer as chaves dos apartamentos aos clientes, encerrar o pos - point of sale, cobrir a divulgação de informações sobre pacientes, hóspedes e clientes, fornecer serviço de cofre, auxiliar o cliente com informações financeiras, anotar telefonemas e recados, oferecer transporte ao cliente, imprimir a listagem dos grupos com saída prevista para o dia, averiguar agenda semanal de eventos, propiciar informações gerais por telefone interna e externamente, fazer reserva/alterações/cancelamento de solicitações em geral dos hóspedes/clientes, organizar materiais de trabalho, auxiliar com aluguéis de autos, celulares, vans etc., demonstrar autonomia, guardar volumes de prestadores de serviços, possibilitar o adiantamento de dinheiro ao hóspede por meio de operações com cartão, pedir forma de garantia de pagamento, lançar despesas em contas.

Cargos e salários CBO 4221-20 - Recepcionistas

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