CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 4211-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Operador de caixa executa rotinas de registro de entradas de valores e de saídas de produtos e serviços Presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, sobre preços e sobre condições de pagamento.

Faz abertura e fechamento do caixa Registra a venda e recebe o pagamento em numerário, cartões ou outros meios Presta conta dos valores movimentados, elaborando relatórios e remetendo numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.

Cumpre legislação, procedimentos da empresa e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) CBO 4211-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4211-25

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco).
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Operador de caixa

O Operador de caixa (ou similar) presta informações sobre a oferta de produtos e serviços, de acordo com as necessidades do cliente Divulga promoções e lançamento de produtos.

Levanta opiniões, reclamações e sugestões junto aos clientes.

Informa preços e condições de pagamento Recebe devoluções de mercadorias e faz ressarcimento do valor pago, dentro das condições previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Presta atendimento preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo e outras condições previstas em legislação Faz abertura e fechamento do caixa.

Registra a venda de produtos e serviços, manualmente, digitando informações em sistema ou utilizando leitor de códigos de barras.

Recebe e confere o pagamento em numerário, cartões ou outros meios, observando as condições de pagamento e do funcionamento do crediário Emite cupons fiscais e notas fiscais físicas ou eletrônicas, de acordo com a legislação vigente.

Informa condições para trocas.

Embala ou providencia a embalagem de mercadorias, de acordo com princípios de sustentabilidade Elabora relatórios de prestação de contas da movimentação do caixa Remete numerário e controle de vendas com cartão à tesouraria.

Pode auxiliar a tesouraria na preparação e no envio dos malotes de numerário Pode verificar a exposição de produtos nas dependências do estabelecimento, solicitando reposição Organiza e arquiva documentos e cupons.

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Funções

O funcionário CBO 4211-25 deve prestar informações, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, receber valores de vendas de produtos e serviços, realizar atividades técnico-administrativas, controlar numerários e valores.

Atividades exercidas por um Operador de caixa CBO 4211-25

Um Operador de caixa (ou sinônimo) deve contar numerário, controlar estoque de materiais, verificar autenticidade das cédulas recebidas, consultar código de defesa do consumidor, demonstrar empatia, registrar entrada de numerário, demonstrar assiduidade, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, informar a localização de mercadorias e produtos, demonstrar honestidade, preencher relatórios administrativos, demonstrar fluência verbal, emitir cupom fiscal, manter sigilo profissional, carimbar documentos e objetos, efetuar troco, arquivar documentos e cupons fiscais, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, conferir cheques recebidos, informar o horário de atendimento ao público, demonstrar pontualidade, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, efetuar pedidos de materiais, participar de cursos de treinamento, agir com ética, consultar os procedimentos e normas da empresa, oferecer produtos e serviços aos clientes, informar ao cliente o valor a ser pago, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, encaminhar os clientes aos setores competentes, efetuar sangria conforme limite, controlar fluxo de caixa, mostrar-se atencioso, informar ingredientes e validade dos produtos alimentícios, sangrar valores do caixa, anotar pedidos via telefone, demonstrar paciência, relacionar-se com urbanidade, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, realizar pesquisa pré-venda, informar prazos e dias da semana definidos para troca de mercadorias, divulgar promoções e eventos, realizar pesquisa pós-venda, efetuar o fechamento do caixa, informar as condições de pagamento, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, embalar produtos vendidos, abrir o caixa, demonstrar eficiência, trabalhar em equipe, demonstrar responsabilidade, demonstrar conhecimentos de informática, registrar entrada de produtos com valor de numerário, preencher borderô, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, demonstrar agilidade, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, vender produtos e serviços via telefone, manter-se atualizado, atender as necessidades dos clientes, orientar clientes via telefone, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho.

Cargos e salários CBO 4211-25 - Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco)

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