CBO 4122-05 - Contínuo - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos contínuos
O profissional no cargo de Contínuo CBO 4122-05 executa diversas atividades de apoio em escritório, efetuando serviços de coleta, transporte e entrega de correspondência, documentos, objetos e valores, operando malotes de correspondências, auxiliando nos serviços de secretaria, realizando serviços gerais, transmitindo mensagens orais e escritas Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4122-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de contínuos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Contínuo, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Contínuos CBO 4122-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4122-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários.
- Secretários de expediente e operadores de máquinas de escritórios.
- Contínuos.
O que faz um Contínuo
O Contínuo CBO 4122-05 transporta documentos, objetos e valores, planejando itinerários para ida a agências de correios, a bancos, a cartórios, a órgãos públicos e a endereços de clientes Executa serviços de envio e recebimento de correspondências, documentos e objetos nas agências do correio.
Efetua serviços bancários, realizando pagamentos, fazendo depósitos e sacando dinheiro.
Realiza serviços em cartórios, reconhecendo firmas em documentos e autenticando cópias Retira documentos e agenda compromissos – como homologação de dispensa de empregados - em órgãos públicos.
Entrega brindes e efetua cobrança de valores junto a clientes externos Protocola documentos, correspondências e objetos, elaborando planilha para registrar entrada e saída e identificando responsável pela entrega ou retirada.
Prepara, entrega, coleta e abre malotes de correspondência.
Lista a saída e a entrada de documentos via malotes Comunica o recebimento de malotes abertos ou violados.
Informa departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados.
Auxilia nos serviços de secretaria, recepcionando visitantes, colaborando no arquivo de documentos, apoiando a montagem de processos, preenchendo formulários e contribuindo em outras atividades similares Executa serviços gerais, copiando e digitalizando documentos, distribuindo café e fazendo - sob demanda e orientação - solicitações de manutenções prediais, de máquinas e de equipamentos Transmite e anota mensagens orais e escritas, utilizando telefone fixo e celular, operando sistema de correio eletrônico e usando outros equipamentos de comunicação.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 4122-05 deve protocolar documentos e objetos - exceto malotes, executar serviços gerais, auxiliar secretaria, demonstrar competências pessoais, transmitir mensagens orais e escrtitas, operar malotes de correspondência, transportar documentos, objetos e valores - exceto malotes.
Condições de trabalho dessas profissões
Contínuos os trabalhadores dessa família ocupacional podem ter vínculo formal . O ambiente de trabalho varia conforme a necessidade, podendo ser fechado, a céu aberto e em veículos. Trabalham com supervisão permanente em horários diurnos. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão. A maior parte é constituída por trabalhadores jovens. Também existem aposentados ou trabalhadores de idade mais avançada exercendo essa função.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4122-05
Para exercer essa ocupação exige-se escolaridade de quarta a sétima série do ensino fundamental, podendo o trabalhador fazer cursos profissionalizantes básicos de até duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Contínuo CBO 4122-05
Um Contínuo (ou sinônimo) deve autenticar cópias de documentos, operar equipamentos fotocopiadores, reconhecer firmas em documentos, identificar entrada e saída de documentos e objetos - exceto malotes, buscar documentos e objetos, efetuar depósito bancário, cultivar ética profissional, demonstrar iniciativa, demonstrar paciência, coletar malotes, abrir malotes, conduzir visitantes aos departamentos da empresa, elaborar planilha de controle de recebimentos de objetos e documentos - exceto malotes, efetuar cobrança de valores junto a clientes externos, retirar documentos em órgãos públicos e cartórios, apresentar versatilidade, comunicar o recebimento de malotes abertos ou violados, demonstrar polidez, organizar agenda de trabalho, aprimorar conhecimento, retirar correspondências e objetos nas agências dos correios, preencher formulários, descontar cheques, realizar o correio interno, prestar serviços particulares aos funcionários, zelar documentos e valores de terceiros, preparar malotes para entrega, prestar conta de valores recebidos e pagos, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, franquiar cartas postais, postar correspondência e objetos nas agências do correio, anotar a identificação do funcionário que está recebendo o documento, correspondência ou encomenda, demonstrar solidariedade, realizar compras, demonstrar discreção, colocar áqua nos bebedouros, zelar pelo patrimônio, entregar documentos e objetos - exceto malotes, cativar as pessoas, distribuir benefícios aos empregados da empresa, retirar benefícios destinados aos empregados da empresa, preencher livro de protocolo, operar equipamento de fax, marcar homologação de dispensa de empregados na drt, controlar entrada e saída do malote em lista específica, atender telefone, desenvolver orientação espacial, classificar documentos e objetos, expressar-se oralmente, demonstrar criatividade, listar a saída e entrada de documentos via malotes, arquivar documentos, entregar malotes, efetuar pagamentos, entregar encomendas e brindes, informar departamentos sobre chegada dos malotes para serem retirados, auxiliar na montagem de processos, demonstrar responsabilidade, auxiliar no processo de prestação de contas do fundo fixo de despesa, solicitar manutenção predial, planejar itinerários, distribuir café aos departamentos, anotar recados, recepcionar visitantes e funcionários, receber documentos e objetos - exceto malotes, utilizar e-mail, utilizar telefone fixo e celular, pesquisar documentos arquivados.