CBO 4110-25 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4110-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Auxiliar de cartório executa serviços de apoio técnico-administrativo, realizando rotinas administrativas, controlando e organizando documentação, auxiliando na preparação de documentos, acompanhando processos, auxiliando na coleta de informações e atendendo o público Cumpre legislação, normas referentes a serviços notariais e de registro e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-25 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-25
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Auxiliar de cartório
O Auxiliar de cartório (ou similar) realiza rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, providenciando a manutenção dos equipamentos, prestando apoio na organização de reuniões, intermediando contatos, atualizando cadastros, controlando expedição e recebimento de correspondências Controla e organiza documentação, triando, distribuindo, classificando, tirando cópia, microfilmando, digitalizando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação de documentos, preenchendo formulários e cadastros, conferindo dados e assinaturas para autenticação de documentos e elaborando minutas de correspondência.
Presta apoio operacional na elaboração de relatórios administrativos e de escrituras de compra e venda de bens imóveis Acompanha processos, efetuando o registro de entrada e saída de documentos, verificando prazos estabelecidos, submetendo documentos a análise e parecer de superiores, encaminhando protocolos internos e expedindo ofícios e memorandos.
Colhe assinaturas em documentos e processos Auxilia na coleta de informações em bancos de dados e na Internet, elabora planilhas de cálculos e confere dados.
Atende o público, prestando informações e registrando solicitações e reclamações.
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Funções
O funcionário CBO 4110-25 deve acompanhar processos administrativos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar competências pessoais, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, prestar apoio logístico, preencher documentos, tratar documentos, preparar relatórios, formulários e planilhas.
Atividades exercidas por um Auxiliar de cartório CBO 4110-25
Um Auxiliar de cartório (ou sinônimo) deve preencher formulários e/ou cadastros, arquivar documentos, localizar processos administrativos, identificar irregularidades nos documentos, demonstrar capacidade de observação, triar documentos, coletar dados, orientar funcionários sobre direitos e deveres, demonstrar iniciativa, controlar material de expediente, verificar prazos estabelecidos, convalidar publicação de atos, atualizar cadastros, distribuir documentos, conferir dados e datas, demonstrar proatividade, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar capacidade de organização, digitar textos e planilhas, demonstrar criatividade, transmitir credibilidade, atualizar dados de planejamento, providenciar devolução de material fora de especificação, efetuar cálculos, distribuir material de expediente, levantar a necessidade de material, demonstrar flexibilidade, demonstrar auto-controle, demonstrar facilidade de comunicação, contornar situações adversas, elaborar correspondência, demonstrar capacidade de empatia, submeter pareceres, registrar reclamações dos clientes, trabalhar em equipe, identificar natureza das solicitações dos clientes, solicitar compra de materiais, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, encaminhar protocolos internos, demonstrar persistência, redigir atas, verificar documentos, requisitar materiais, preparar minutas, fornecer informações sobre produtos e serviços, conferir material solicitado, expedir ofícios e memorandos, demonstrar capacidade de negociação, classificar documentos.