CBO 4110-05 - Auxiliar de escritório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos
O profissional no cargo de Auxiliar de escritório CBO 4110-05 executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4110-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de escritório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Escriturários.
- Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
O que faz um Auxiliar de escritório
O Auxiliar de escritório CBO 4110-05 auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.
Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .
Funções do cargo
O funcionário CBO 4110-05 deve tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar competências pessoais, preparar relatórios, formulários e planilhas, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, preencher documentos, prestar apoio logístico, acompanhar processos administrativos.
Condições de trabalho dessas profissões
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-05
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório CBO 4110-05
Um Auxiliar de escritório (ou sinônimo) deve convalidar publicação de atos, digitalizar documentos, registrar a entrada e saída de documentos, conferir material solicitado, atualizar informações, demonstrar capacidade de observação, organizar reuniões, classificar documentos, demonstrar capacidade de empatia, auxiliar na organização de eventos internos, contornar situações adversas, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, fornecer informações da empresa, intermediar contatos, transmitir credibilidade, solicitar entrega de documentos, redigir atas, conferir dados e datas, levantar a necessidade de material, organizar o setor, tirar cópias de documentos, demonstrar proatividade, controlar expedição de malotes e recebimentos, digitar textos e planilhas, protocolar documentos, localizar processos administrativos, dar suporte administrativo a área de treinamento, demonstrar auto-controle, demonstrar facilidade de comunicação, trabalhar em equipe, requisitar materiais, expedir ofícios e memorandos, demonstrar iniciativa, triar documentos, distribuir documentos, receber documentos, verificar prazos estabelecidos, encaminhar protocolos internos, elaborar correspondência, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, verificar documentos, registrar reclamações dos clientes, executar procedimentos de recrutamento e seleção, arquivar documentos, demonstrar criatividade, colher assinaturas, atualizar cadastros, demonstrar persistência, demonstrar capacidade de organização, controlar material de expediente, localizar documentos, atualizar dados dos funcionários, organizar envio de brindes, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar capacidade de negociação, comunicar autorização de entrada de visitantes, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, distribuir material de expediente, demonstrar flexibilidade.