CBO 4110-05 - Auxiliar de escritório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos

O profissional no cargo de Auxiliar de escritório CBO 4110-05 executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4110-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de escritório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Escriturários.
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.

O que faz um Auxiliar de escritório

O Auxiliar de escritório CBO 4110-05 auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.

Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.

Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.

Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .

Funções do cargo

O funcionário CBO 4110-05 deve acompanhar processos administrativos, demonstrar competências pessoais, preparar relatórios, formulários e planilhas, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, prestar apoio logístico, preencher documentos, tratar documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos.

Condições de trabalho dessas profissões

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-05

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório CBO 4110-05

Um Auxiliar de escritório (ou sinônimo) deve colher assinaturas, demonstrar capacidade de organização, fornecer informações da empresa, demonstrar criatividade, auxiliar na organização de eventos internos, registrar a entrada e saída de documentos, triar documentos, digitar textos e planilhas, trabalhar em equipe, expedir ofícios e memorandos, intermediar contatos, conferir material solicitado, controlar expedição de malotes e recebimentos, demonstrar capacidade de observação, demonstrar facilidade de comunicação, demonstrar persistência, transmitir credibilidade, distribuir documentos, localizar processos administrativos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, localizar documentos, organizar envio de brindes, requisitar materiais, verificar prazos estabelecidos, demonstrar proatividade, registrar reclamações dos clientes, verificar documentos, comunicar autorização de entrada de visitantes, demonstrar capacidade de empatia, digitalizar documentos, conferir dados e datas, organizar reuniões, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar flexibilidade, atualizar dados dos funcionários, receber documentos, solicitar entrega de documentos, redigir atas, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, tirar cópias de documentos, contornar situações adversas, dar suporte administrativo a área de treinamento, arquivar documentos, convalidar publicação de atos, elaborar correspondência, organizar o setor, classificar documentos, atualizar informações, distribuir material de expediente, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, demonstrar iniciativa, levantar a necessidade de material, executar procedimentos de recrutamento e seleção, encaminhar protocolos internos, controlar material de expediente, atualizar cadastros, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, demonstrar auto-controle, protocolar documentos.

Cargos e salários CBO 4110-05 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

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