CBO 4110-05 - Auxiliar de escritório - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos agentes, assistentes e auxiliares administrativos

O profissional no cargo de Auxiliar de escritório CBO 4110-05 executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 4110-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Auxiliar de escritório, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Escriturários.
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.

O que faz um Auxiliar de escritório

O Auxiliar de escritório CBO 4110-05 auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.

Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.

Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.

Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .

Funções do cargo

O funcionário CBO 4110-05 deve demonstrar competências pessoais, preencher documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, acompanhar processos administrativos, preparar relatórios, formulários e planilhas, tratar documentos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, prestar apoio logístico.

Condições de trabalho dessas profissões

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4110-05

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.

Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório CBO 4110-05

Um Auxiliar de escritório (ou sinônimo) deve triar documentos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, solicitar entrega de documentos, atualizar informações, tirar cópias de documentos, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar criatividade, dar suporte administrativo a área de treinamento, elaborar correspondência, receber documentos, demonstrar capacidade de organização, atualizar dados dos funcionários, convalidar publicação de atos, requisitar materiais, demonstrar facilidade de comunicação, executar procedimentos de recrutamento e seleção, demonstrar proatividade, protocolar documentos, organizar envio de brindes, demonstrar capacidade de empatia, trabalhar em equipe, expedir ofícios e memorandos, controlar material de expediente, demonstrar persistência, organizar reuniões, localizar documentos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, intermediar contatos, verificar prazos estabelecidos, classificar documentos, colher assinaturas, demonstrar iniciativa, localizar processos administrativos, distribuir material de expediente, levantar a necessidade de material, auxiliar na organização de eventos internos, distribuir documentos, fornecer informações da empresa, registrar reclamações dos clientes, redigir atas, transmitir credibilidade, digitar textos e planilhas, demonstrar flexibilidade, arquivar documentos, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, controlar expedição de malotes e recebimentos, comunicar autorização de entrada de visitantes, conferir dados e datas, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, digitalizar documentos, organizar o setor, verificar documentos, demonstrar capacidade de observação, contornar situações adversas, conferir material solicitado, encaminhar protocolos internos, demonstrar auto-controle, atualizar cadastros.

Cargos e salários CBO 4110-05 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

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