CBO 3743-10 - Operador-mantenedor de projetor cinematográfico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em operação de aparelhos de projeção

O profissional no cargo de Operador-mantenedor de projetor cinematográfico CBO 3743-10 realiza operação de projetor cinematográfico, para testar seu funcionamento e identificar necessidade de reparos e outras ações de manutenção corretiva Projeta filme gravado em película - sistema analógico de projeção, em processo de diminuição de uso -, monitorando a qualidade de imagem e som, para realizar ações de manutenção corretiva.

Projeta filme gravado em meio digital – sistema digital de projeção, em processo de ampliação de uso -, testando o atendimento aos padrões de qualidade, a fim de encaminhar registros de falhas e defeitos à empresa certificada para realizar manutenção corretiva Executa programas de manutenção básica e preventiva de projetores cinematográficos analógicos e digitais Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 3743-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operação de aparelhos de projeção que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador-mantenedor de projetor cinematográfico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operação de aparelhos de projeção CBO 3743-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3743-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em operação de aparelhos de projeção.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Operador-mantenedor de projetor cinematográfico

O Operador-mantenedor de projetor cinematográfico CBO 3743-10 planeja operação de projetor cinematográfico – em sistema analógico ou digital - para testar seu funcionamento e identificar necessidade de reparos e outras ações de manutenção corretiva Seleciona equipamentos, ferramentas e instrumentos para realizar manutenção.

No caso de projetor digital, verifica versão de “software” e do conjunto de programas instalado na memória (“firmware”).

Em sistema analógico de projeção, executa, antes do teste do projetor, ações de manutenção básica (primeiro nível), fazendo limpeza de películas, dos filtros e dos componentes ópticos, verificando níveis de fluido, e fazendo lubrificação dos equipamentos Prepara a operação do projetor, adaptando a lente e a máscara ao filme e o sistema de som.

Instala o filme no projetor Configura e ajusta o projetor e a tela, para obter o tamanho, a iluminação e o foco adequados das imagens.

Avalia a projeção de imagens e monitora o volume e o tom do som, para verificar o atendimento aos padrões de qualidade.

a partir do diagnóstico realizado durante funcionamento do projetor analógico, executa manutenção de segundo nível e/ou de terceiro nível Na manutenção de segundo nível, realiza atividades de manutenção pouco complexas, tais como regulagens, reparos por troca de componentes, sem levar à desmontagem do equipamento, e outras atividades similares.

Na manutenção de terceiro nível, executa intervenções mais complexas em relação às do nível anterior.

Realiza ajustes que exigem o uso de instrumentos de medição, reparação de pequenos subconjuntos, entre outras atividades, para consertar as avarias diagnosticadas Executa, ainda, operações de manutenção preventiva, tais como ações de ajuste geral Em sistema digital de projeção, verifica as condições de instalação do equipamento, tais como limpeza do local (ausência de pó), temperatura, umidade e espaço livre ao redor dos equipamentos.

Realiza manutenção preventiva do projetor cinematográfico digital, estabelecendo programação das atividades Monitora a vida útil das lâmpadas, substituindo-as, quando necessário Verifica e ajusta a luminância e a uniformidade da iluminação das novas lâmpadas.

Executa limpeza dos espelhos, dos filtros e do vidro de projeção Examina os bornes elétricos.

Faz remoção completa de poeira dos equipamentos Verifica a pressão do líquido refrigerante do projetor, fazendo sua drenagem, quando necessário Monitora os espaços de armazenamento de servidores e dispositivos.

Realiza operação do projetor digital, para avaliar seu funcionamento Insere o arquivo digital - com imagem e som do filme - em servidor de vídeo, localizado no projetor ou em aparelho conectado ao projetor por cabos de HDMI-Interface Multimídia de Alta Definição (High-Definition Multimedia Interface) Controla início e configuração do filme em tela de computador ou outro dispositivo plugado ao projetor digital.

Monitora a projeção de imagens e o som, para analisar o atendimento aos padrões de qualidade Identifica a necessidade de manutenção corretiva, detectando problemas e levantando possíveis ações para solucioná-los Registra códigos de erros, luzes de status e outros alertas expostos no equipamento.

Encaminha as informações coletadas à empresa certificada para realizar manutenção corretiva de projetores cinematográficos digitais Pode acompanhar os serviços, prestando apoio durante a realização de reparos Recebe e testa o projetor, após finalização da manutenção corretiva Conserva a cabine de projeção limpa e organizada Mantém equipamentos, ferramentas e instrumentos - usados na manutenção - limpos, acondicionados e em plenas condições de funcionamento.

Faz descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Zela pela segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e atuando na prevenção de acidentes Identifica situações de risco e colabora para sua eliminação Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3743-10 deve fazer a montagem dos filmes, verificar o funcionamento dos equipamentos de projeção, projetar o filme, operar videocassete e videowall, desmontar filmes, controlar a qualidade de exibição, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em operação de aparelhos de projeção atuam em empresas de cinema e de atividades recreativas, culturais e desportivas. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, que trabalham individualmente, sob supervisão ocasional. Trabalham nos períodos diurno e noturno, em finais de semana e feriados, em salas de projeção de filmes. Em algumas atividades estão sujeitos a temperaturas elevadas, ruídos, radiação e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3743-10

O exercício da ocupação de operador-mantenedor de projetor cinematográfico requer curso técnico em eletrônica. Para o operador de projetor cinematográfico requer-se ensino fundamental mais qualificação profissionalizante de quatrocentas horas-aula, sendo a experiência com o tipo de equipamento a operar fator determinante para contratação. O pleno desempenho das atividades em ambas ocupações ocorre após um ano de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Operador-mantenedor de projetor cinematográfico CBO 3743-10

Um Operador-mantenedor de projetor cinematográfico (ou sinônimo) deve testar o som, operar vários equipamentos simultaneamente, cumprir horários, fazer a seção teste, testar passagem automática - mudança de projetor, preparar a saída dos filmes, ajustar o foco, adaptar a lente e a máscara ao filme, monitorar a projeção de uma película em várias salas simultaneamente, conferir a programação do cinema, atualizar-se, rebobinar o filme, colocar o filme no projetor, corrigir pequenos problemas, verificar o nível de óleo do equipamento, dar provas de responsabilidade, mostrar organização, realizar manutenções de primeiro nível, encerrar a projeção do filme, limpar os equipamentos da cabine de projeção, controlar a iluminação da sala de exibição, acionar os comandos do equipamento de projeção, conferir o boletim de revisão do filme, separar as partes do filme e complementos, detectar problemas, demonstrar iniciativa, identificar os nomes das peças dos equipamentos de projeção, lidar com a tensão diária, ligar e desligar o projetor de vídeo, zelar pela cabine de projeção, guardar os filmes nas latas, modificar o sistema de som para o vídeo, colar as extremidades do filme, realizar manutenções de segundo e terceiro níveis, monitorar a projeção, providenciar a visita técnica, verificar o tipo de som e película do filme, monitorar o sistema de ar condicionado, ligar e desligar o vídeo, demonstrar atenção difusa, colocar a fita no ponto, monitorar a sala de exibição, testar a lâmpada de xenon, conferir o nome e partes do filme, monitorar o volume de som, adaptar-se a equipamentos diferentes, preencher o boletim de revisão do filme, revisar o filme, conferir o tempo do filme e complementos, montar o filme e complementos, iniciar a projeção do filme, marcar as partes do filme, demonstrar espírito de dedicação, lubrificar os equipamentos da cabine de projeção, adaptar o sistema de som, demonstrar sensibilidade auditiva, visual e tátil.

Cargos e salários CBO 3743-10 - Técnicos em operação de aparelhos de projeção

Salário Operador-Mantenedor de Projetor Cinematográfico

Operador-Mantenedor de Projetor Cinematográfico: Brasil

  • 95
  • Brasil
  • 2.607 - 4.688
  • 43h
O profissional no cargo de Operador-Mantenedor de Projetor Cinematográfico CBO 3743-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.607 e 4.688 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 95 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3743-10.