CBO 3744-10 - Finalizador de filmes - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual

O profissional no cargo de Finalizador de filmes CBO 3744-10 assessora a etapa de pós-produção e supervisiona a finalização de filmes – em sistema tradicional ótico-químico ou em sistema eletrônico -, participando nas etapas de criação de efeitos especiais, acompanhando a montagem do filme e avaliando a qualidade da imagem, do som e da sincronização de imagem e som Acompanha as novas opções de tecnologia e os novos métodos de finalização.

Realiza manutenção de primeiro nível em equipamentos Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho e de preservação ambiental

CBO 3744-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Finalizador de filmes, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual CBO 3744-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3744-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Finalizador de filmes

O Finalizador de filmes CBO 3744-10 participa nas reuniões sobre o produto audiovisual, tomando conhecimento do roteiro preestabelecido e interagindo com os demais profissionais envolvidos na filmagem, na edição e na montagem do filme Atua com a equipe na definição e na criação de efeitos especiais.

Orienta a filmagem para aplicação de efeitos especiais.

Organiza material para trucagem Solicita separação de cenas para efeitos visuais, corrigindo cores, brilho e contraste.

Supervisiona o processo de finalização, no tradicional sistema ótico-químico ou no sistema eletrônico Avalia o custo do processo a ser utilizado.

Na finalização tradicional, acompanha o processo de revelação e cópia do material filmado, num laboratório de cinema.

Supervisiona a conformação do copião (cópia de trabalho) do filme Observa a montagem de negativos na sequência correta, realizada pelo montador.

Envia o copião montado para laboratório.

Verifica a qualidade da imagem, a qualidade do som e o sincronismo do som com imagem, da primeira cópia do filme Na finalização eletrônica, realiza o processo em ilha de edição digital Opera equipamentos e softwares, acompanhando o processo de montagem e utilizando os recursos disponíveis para garantir a melhor qualidade possível da imagem, do som e do sincronismo do som digital com a imagem.

Terminada a etapa de finalização, encaminha o filme para projeção Acompanha novas opções de tecnologia e novos métodos, que surgem no processo de finalização Segue rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento e comunicando intercorrências e ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.

Participa na elaboração de pareceres e relatórios técnicos de qualidade e segurança Compila informações e documentação técnica e mantém registros da etapa de pós-produção.

Realiza manutenção de primeiro nível em equipamentos Requisita serviços de manutenção para reparos mais complexos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3744-10 deve supervisionar finalização, estruturar narrativas de filmes e mídias audiovisuais, criar efeitos especiais, assessorar pós-produção, editar imagens e Áudio, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual trabalham em produtoras independentes de pequeno, médio e grande porte, como redes de televisão,produtoras de filmes publicitários, etc. Atuam tanto na esfera privada como na pública, neste caso nas fundações artísticas. Trabalham em horários irregulares e ambientes fechados, tanto de forma individual e coletiva, sob supervisão ocasional, exceto o editor de mídia audiovisual que trabalha em horários fixos, sendo estes diurnos ou noturnos. O trabalho é exercido com registro em carteira ou por conta própria, como no caso dos editores de mídias audiovisuais, montadores e finalizadores de filmes de cinema. Em algumas atividades são expostos a ruídos intensos e podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de stresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3744-10

Para exercer essas atividades, requer-se escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes, oferecidos por instituições de formação profissional. O exercício pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência, sendo que para o Editor de mídias audiovisuais e Diretor de imagens (TV), ocorre após um ou dois anos experiência.

Atividades exercidas por um Finalizador de filmes CBO 3744-10

Um Finalizador de filmes (ou sinônimo) deve listar planos montados, demonstrar criatividade, verificar sincronismo de som de primeira cópia de filme, administrar tempo, demonstrar acuidade visual, organizar material para trucagem, capturar imagens, definir efeitos visuais, providenciar envio de materiais para edição de som, demonstrar capacidade de percepção estética, verificar qualidade de som de primeira cópia de filme, sincronizar som com imagem, corrigir cores, brilho e contraste, supervisionar conformação de copião de filmes, demonstrar sensibilidade, demonstrar senso crítico, solicitar separação de cenas para efeitos visuais, enviar copião montado para laboratório, demonstrar discernimento, trabalhar em equipe, demonstrar flexibilidade, trabalhar sob pressão, tomar decisões, verificar qualidade de imagem de primeira cópia de filme, orientar filmagem para aplicação de efeitos especiais, demonstrar acuidade auditiva, verificar montagem de negativos, confeccionar créditos, listar planos de som montados, demonstrar habilidade motora fina.

Cargos e salários CBO 3744-10 - Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual

Salário Finalizador de Filmes

Finalizador de Filmes: Brasil

  • 91
  • Brasil
  • 3.193 - 6.794
  • 40h
O profissional no cargo de Finalizador de Filmes CBO 3744-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.193 e 6.794 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 91 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-10.