CBO 3744-05 - Editor de mídia audiovisual - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual

O profissional no cargo de Editor de mídia audiovisual CBO 3744-05 realiza a captação, o tratamento, a montagem de estrutura narrativa, a edição e a finalização de conteúdo audiovisual, seguindo roteiro preestabelecido, operando equipamentos e softwares, e considerando especificidades relacionadas aos canais de transmissão e distribuição, tais como radiodifusão, cabo, satélite e rede mundial de computadores Participa da definição do produto audiovisual, discutindo a pauta proposta e sugerindo definição de narrativa.

Realiza manutenção de primeiro nível em equipamentos Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho e de preservação ambiental

CBO 3744-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual que pertence ao grupo dos técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Editor de mídia audiovisual, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual CBO 3744-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3744-05

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual.
      • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos.

O que faz um Editor de mídia audiovisual

O Editor de mídia audiovisual CBO 3744-05 participa na definição do produto, interagindo com os demais profissionais envolvidos na produção audiovisual, discutindo a pauta proposta e sugerindo definição de narrativa Toma conhecimento do material bruto disponível – tais como música, foto, vídeo e som -, analisando sua relação com o roteiro preestabelecido.

Requisita imagens disponíveis em arquivo e solicita captação de novas imagens.

Organiza os materiais audiovisuais, elaborando índice de conteúdo gravado Estrutura narrativas audiovisuais, conforme roteiro, selecionando imagens e sons diretos.

Ordena narrativas de mídias audiovisuais Modula tempos narrativos.

Define os efeitos visuais e o corte final de mídias audiovisuais.

Cria efeitos especiais e aplica aqueles predefinidos em softwares Cria e adiciona artes gráficas.

Corrige cores, brilho e contraste.

Faz adequação dos formatos de artes gráficas Aplica filtros Analisa a qualidade de imagem e som.

Realiza o tratamento de imagens, quanto a contraste, brilho, saturação, tons, cores e nitidez Executa o tratamento de sons, em relação a frequência, modulação, compressão, equalização, efeitos, amplitude, fase, timbre, altura e intensidade Edita imagens e áudio, conforme roteiro preestabelecido, montando mídias audiovisuais em sistema de edição.

Corta e funde imagens Corta e faz a mixagem de áudio.

Sincroniza e faz o sequenciamento de sons e imagens Confecciona e insere créditos Revisa a edição final.

Elabora e registra a lista de decisões de edição Exporta mídias audiovisuais Envia a mídia gravada para o setor de qualidade.

Finaliza o material audiovisual, encaminhando-o aos setores de pós-produção Nas etapas de trabalho, opera equipamentos e softwares de captação, gravação, tratamento, edição, finalização e arquivamento de conteúdo audiovisual para diferentes plataformas e meios de comunicação, considerando especificidades relacionadas aos canais de transmissão e distribuição, tais como radiodifusão, cabo, satélite ou rede mundial de computadores Segue rotinas de trabalho, registrando ocorrências e medidas de contingenciamento e comunicando intercorrências e ajustes aos diferentes setores envolvidos nos processos de trabalho.

Participa na elaboração de pareceres e relatórios técnicos de qualidade e segurança Compila informações e documentação técnica e mantém registros de produção Realiza manutenção de primeiro nível em equipamentos Requisita serviços de manutenção para reparos mais complexos.

Funções do cargo

O funcionário CBO 3744-05 deve criar efeitos especiais, participar da definição do produto, estruturar narrativas de filmes e mídias audiovisuais, assessorar pós-produção, demonstrar competências pessoais, editar imagens e Áudio.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual trabalham em produtoras independentes de pequeno, médio e grande porte, como redes de televisão,produtoras de filmes publicitários, etc. Atuam tanto na esfera privada como na pública, neste caso nas fundações artísticas. Trabalham em horários irregulares e ambientes fechados, tanto de forma individual e coletiva, sob supervisão ocasional, exceto o editor de mídia audiovisual que trabalha em horários fixos, sendo estes diurnos ou noturnos. O trabalho é exercido com registro em carteira ou por conta própria, como no caso dos editores de mídias audiovisuais, montadores e finalizadores de filmes de cinema. Em algumas atividades são expostos a ruídos intensos e podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de stresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3744-05

Para exercer essas atividades, requer-se escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes, oferecidos por instituições de formação profissional. O exercício pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência, sendo que para o Editor de mídias audiovisuais e Diretor de imagens (TV), ocorre após um ou dois anos experiência.

Atividades exercidas por um Editor de mídia audiovisual CBO 3744-05

Um Editor de mídia audiovisual (ou sinônimo) deve ordenar narrativas de filmes e mídias audiovisuais, propor definições de narrativas, cortar imagens, exportar mídias audiovisuais, enviar mídia gravada para o setor de qualidade, demonstrar senso crítico, participar da captação de material, criar artes gráficas, modular tempos narrativos, demonstrar sensibilidade, adicionar artes gráficas, orientar captação de imagens para aplicação de efeitos especiais, montar filmes e mídias audiovisuais em sistema de edição, demonstrar criatividade, aplicar filtros, demonstrar acuidade visual, adequar formatos de artes gráficas, aplicar efeitos pré definidos de softwares, demonstrar acuidade auditiva, sonorizar mídias audiovisuais, trabalhar sob pressão, elaborar índice de conteúdo gravado, sincronizar som com imagem, tomar conhecimento do material bruto - música, foto, vídeo, som, corrigir cores, brilho e contraste, trabalhar em equipe, selecionar sons diretos, providenciar envio de materiais para edição de som, sequenciar áudio, capturar imagens, definir efeitos visuais, fundir imagens, demonstrar habilidade motora fina, participar da discussão de pauta, tratar áudio, selecionar imagens, listar planos de som montados, solicitar imagens disponíveis em arquivo, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de percepção estética, recepcionar material captado de outros setores e áreas, inserir créditos, cortar áudio, revisar edições finais, mixar áudio, demonstrar discernimento, solicitar captação de imagens, confeccionar créditos, relacionar roteiro a material bruto, aplicar caracteres, tomar decisões, analisar qualidade de imagem e som, sequenciar imagens, elaborar lista de decisão de edição, administrar tempo, definir corte final de filmes e mídias audiovisuais, criar caracteres.

Cargos e salários CBO 3744-05 - Técnicos em montagem, edição e finalização de mídia audiovisual

Salário Editor de Tv  e Vídeo

Editor de Tv e Vídeo: Brasil

  • 5.947
  • Brasil
  • 2.794 - 6.067
  • 41h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.794 e 6.067 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 5.947 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Operador de Vídeo

Operador de Vídeo: Brasil

  • 5.947
  • Brasil
  • 2.794 - 6.067
  • 41h
O profissional no cargo de Operador de Vídeo CBO 3744-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.794 e 6.067 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 5.947 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Campinas

Editor de Tv e Vídeo: Campinas, SP

  • 70
  • Campinas, SP
  • 2.562 - 4.674
  • 40h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.562 e 4.674 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 70 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo

Editor de Tv e Vídeo: Rio Grande do Sul

  • 409
  • Rio Grande do Sul
  • 2.120 - 3.540
  • 41h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.120 e 3.540 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 409 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Florianópolis

Editor de Tv e Vídeo: Florianópolis, SC

  • 111
  • Florianópolis, SC
  • 3.646 - 7.208
  • 38h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.646 e 7.208 para uma jornada de trabalho média de 38h semanais de acordo com dados salariais de 111 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo

Editor de Tv e Vídeo: Rio de Janeiro

  • 474
  • Rio de Janeiro
  • 3.089 - 6.384
  • 40h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.089 e 6.384 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 474 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Rio de Janeiro

Editor de Tv e Vídeo: Rio de Janeiro, RJ

  • 377
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 3.308 - 6.690
  • 40h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 3.308 e 6.690 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 377 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo

Editor de Tv e Vídeo: Minas Gerais

  • 452
  • Minas Gerais
  • 2.398 - 4.723
  • 41h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.398 e 4.723 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 452 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Brasília

Editor de Tv e Vídeo: Brasília, DF

  • 141
  • Brasília, DF
  • 3.585 - 7.556
  • 39h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 3.585 e 7.556 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Porto Alegre

Editor de Tv e Vídeo: Porto Alegre, RS

  • 122
  • Porto Alegre, RS
  • 2.367 - 4.070
  • 40h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 2.367 e 4.070 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 122 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Fortaleza

Editor de Tv e Vídeo: Fortaleza, CE

  • 89
  • Fortaleza, CE
  • 2.299 - 4.368
  • 40h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 2.299 e 4.368 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 89 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo São Paulo

Editor de Tv e Vídeo: São Paulo, SP

  • 1.201
  • São Paulo, SP
  • 3.897 - 7.638
  • 41h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 3.897 e 7.638 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.201 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Curitiba

Editor de Tv e Vídeo: Curitiba, PR

  • 198
  • Curitiba, PR
  • 3.108 - 5.956
  • 41h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 3.108 e 5.956 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 198 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Belo Horizonte

Editor de Tv e Vídeo: Belo Horizonte, MG

  • 178
  • Belo Horizonte, MG
  • 3.246 - 5.948
  • 40h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.246 e 5.948 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 178 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Ribeirão Preto

Editor de Tv e Vídeo: Ribeirão Preto, SP

  • 48
  • Ribeirão Preto, SP
  • 2.594 - 4.438
  • 41h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 2.594 e 4.438 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 48 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo

Editor de Tv e Vídeo: São Paulo

  • 2.084
  • São Paulo
  • 3.383 - 6.839
  • 41h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.383 e 6.839 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.084 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Editor de Tv  e Vídeo Goiânia

Editor de Tv e Vídeo: Goiânia, GO

  • 140
  • Goiânia, GO
  • 2.429 - 4.094
  • 42h
O profissional no cargo de Editor de Tv e Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.429 e 4.094 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 140 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.
Salário Operador de Vídeo

Operador de Vídeo: São Paulo

  • 2.084
  • São Paulo
  • 3.383 - 6.839
  • 41h
O profissional no cargo de Operador de Vídeo CBO 3744-05 trabalhando em São Paulo, ganha entre 3.383 e 6.839 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.084 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3744-05.