CBO 3542-05 - Compradores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3542-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de compradores que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Comprador executa o processo de aquisição de materiais e serviços Ao receber requisição de compras, examina especificações e quantidades solicitadas de materiais ou serviços.
Consulta a disponibilidade de materiais em estoques Verifica a existência de verba para aquisição Realiza ou providencia a realização de processo de cotação ou processo licitatório, para definição de fornecedor, preço e prazo de entrega.
Concretiza a compra de materiais ou serviços e acompanha o fluxo de entrega Desenvolve fornecedores Cumpre a legislação e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Compradores CBO 3542-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3542-05
- Técnicos de nível médio.
- Compradores.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Comprador
O Comprador (ou similar) ao receber requisições de compras, verifica as especificações dos materiais ou dos serviços Pode agrupar os itens requeridos por lotes (famílias ou ramos).
Verifica quantidade de materiais solicitados, informando-se sobre a disponibilidade em estoques.
Consulta a existência de verba disponível para a aquisição de materiais ou serviços Realiza a compra por processo de cotação ou por processo licitatório, levando em conta - para optar por um deles - o valor estimado da aquisição e a natureza da empresa ou instituição (pública ou privada).
Executa processo de cotação, determinando - aos fornecedores interessados - a data para apresentação de propostas Monta e analisa planilha de cotações.
Pode negociar, com fornecedores, preços, prazos de entrega e condições de pagamentos.
Realiza ou providencia a realização de processo licitatório, estabelecendo em edital qual será a modalidade e os requisitos para que os interessados possam inscrever-se Ao final, solicita, à área jurídica, a elaboração e a celebração de contrato com o fornecedor.
Concretiza a compra de materiais ou serviços, após autorização.
Acompanha o fluxo de entrega, conferindo se ocorre dentro das condições estabelecidas Pode identificar defeitos ou problemas, rejeitando e devolvendo materiais Pode negociar substituição ou reparação dos prejuízos decorrentes da devolução dos materiais.
Desenvolve fornecedores de materiais e serviços, entrevistando, pesquisando referências, requisitando amostras ou catálogos de materiais ou serviços e agendando visita técnica ao fornecedor Pode participar da homologação de fornecedores Cadastra e atualiza constantemente dados e informações de fornecedores.
Prepara relatórios de visitas a fornecedores, de não conformidade de materiais e de variação de preços Redige comunicado aos setores sobre compras efetuadas e elabora correspondências.
Organiza e arquiva documentos dos processos de compras Pode utilizar sistemas, aplicativos e plataformas, além do sistema informatizado de controle de compras Entre outros, pode utilizar o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning – ERP) - para obter informações de estoque e de existência de verba disponível -, a plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) - para inserir e consultar dados e informações cadastrais de fornecedores - e o Marketplace virtual - para verificar preços e prazo de entrega de diferentes fornecedores -.
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Funções
O funcionário CBO 3542-05 deve receber requisições de compras de materiais ou serviços, acompanhar fluxo de entregas - follow up, executar processo de cotação, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, desenvolver fornecedores de materiais e serviços, supervisionar equipe e processos de compra, concretizar a compra de materiais ou serviços.
Atividades exercidas por um Comprador CBO 3542-05
Um Comprador (ou sinônimo) deve acompanhar a nova entrega de materiais, comunicar aos setores sobre compras efetuadas, verificar o prazo de entrega dos materiais ou serviços, selecionar fornecedores, estipular termos do contrato de compras, abrir concorrências, preparar relatórios de visitas a fornecedores, demonstrar iniciativa, sugerir ao solicitante opções de materiais ou serviços, trabalhar com ética, cobrar a entrega de materiais ou serviços, lidar com pressões internas e externas, firmar contrato de compra de materiais ou serviços, providenciar a reposição de materiais ou serviços em garantia, participar da homologação de fornecedores, materiais e serviços, interpretar textos, revisar pedidos em aberto, agendar visita técnica ao fornecedor, verificar quantidades de materiais ou serviços solicitados, organizar processos de concorrência, preparar relatórios de não conformidade de materiais, demonstrar senso de observação - ser observador, cadastrar fornecedores, requisitar amostras ou catálogos de materiais ou serviços, demonstrar pró-atividade, definir o fornecedor, devolver materiais rejeitados, atualizar-se com o mercado e com mudanças tecnológicas, identificar famílias - ramos de materiais ou serviços, demonstrar objetividade, propor o desenvolvimento de materiais novos ou alternativos, agir com equilíbrio emocional, solicitar cotações, determinar data para apresentação de cotações, visitar feiras e exposições, confirmar pedido de compra, cumprir normas de segurança, saúde e meio ambiente, identificar itens de maior consumo, demonstrar habilidade em cálculos financeiros, negociar com fornecedores preços, prazos e condições de pagamentos, avisar usuários e fornecedores sobre materiais rejeitados, entrevistar fornecedores, verificar estoques, verificar especificações dos materiais ou serviços, analisar cotações, obter informações sobre local de entrega, emitir pedido de compra, negociar reparação dos prejuízos decorrentes de materiais rejeitados, agrupar requisições por ramo ou segmento de materiais ou serviços, montar planilhas de cotações, avaliar o desempenho de fornecedores, demonstrar desenvoltura para comunicar-se, verificar a existência de verbas, encaminhar materiais ou serviços para testes, escolher as melhores condições comerciais, consultar fontes de informações sobre fornecedores, enviar pedido de compra ou contrato para aprovação, registrar requisições, checar a entrega de materiais ou serviços, atualizar o cadastro de fornecedores, manter-se versátil e dinâmico, arquivar processos de compras, preparar relatórios de variação de preços, pesquisar referências dos fornecedores, redigir comunicados e correspondências.