CBO 3541-35 - Técnico de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Técnico de vendas CBO 3541-35 prepara, promove e concretiza a venda de produtos e serviços Realiza a preparação, avaliando o comportamento do mercado consumidor, estudando os produtos e serviços da empresa, caracterizando os clientes potenciais, preparando os ambientes de venda e auxiliando no desenvolvimento do plano de vendas.
Promove a venda de produtos e serviços, realizando prospecção de novos clientes e divulgando produtos e serviços presencialmente e por meio digital Concretiza a venda, podendo negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Realiza atendimento pós-venda.
Segue procedimentos e políticas de venda, além de normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-35 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-35 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-35
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
O que faz um Técnico de vendas
O Técnico de vendas CBO 3541-35 avalia o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda os produtos e os serviços da empresa, podendo contribuir no desenvolvimento de inovações para atender às expectativas do mercado consumidor.
Pesquisa as ações dos concorrentes.
Caracteriza os clientes potenciais, analisando suas demandas e necessidades Prepara os ambientes de venda que poderão ser usados para dispor produtos ou serviços ao mercado consumidor.
Auxilia no desenvolvimento do plano de vendas, estabelecendo participação esperada no mercado, avaliando estratégia de marketing e analisando vantagens competitivas do comércio eletrônico (e-commerce) Organiza os arquivos dos clientes já atendidos e realiza prospecção de novos clientes.
Apresenta e divulga produtos e serviços, presencialmente e por meio digital.
Realiza visitas e estabelece contatos em áreas internas de empresas, utilizando banco de dados com informações de clientes e seguindo princípios de roteirização logística Relaciona-se com os clientes, seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Concretiza a venda, apresentando proposta ao cliente, calculando custo do produto e estabelecendo prazos de entrega dos produtos.
Pode negociar contratos e ajudar na obtenção de crédito Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa Realiza atendimento pós-venda, coordenando assessoria técnica ao cliente, esclarecendo dúvidas, verificando opiniões do cliente e colhendo sugestões para aprimorar o produto e a política de vendas.
Atua no sentido de fidelizar o cliente Elabora relatórios e estatísticas .
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-35 deve sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas, participar de eventos, divulgar produtos e serviços, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-35
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Técnico de vendas CBO 3541-35
Um Técnico de vendas (ou sinônimo) deve discutir estratégias com o superior, demonstrar capacidade de liderança, trabalhar sob pressão, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar senso ético, atender solicitação de clientes, integrar novos funcionários, pesquisar ações dos concorrentes, receber indicação de futuros clientes, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, cumprir cotas de venda do produto, apresentar proposta ao cliente, verificar opiniões do cliente, analisar potencial de clientes, checar irregularidades na entrega dos produtos, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, agendar horário, fornecer amostras, filtrar informações para melhorar serviços, consultar publicações técnicas, explicar objetivos da visita, visitar cliente pós-venda, encaminhar cliente para cadastro, identificar necessidades do cliente, fazer itinerário de visitas, comunicar as transações realizadas, elaborar relatórios e estatísticas, demonstrar flexibilidade, demonstrar habilidade de comunicação verbal, verificar clientes inadimplentes, participar de treinamento de técnica de venda, discriminar tipos de produtos, controlar vendas efetuadas, demonstrar capacidade de persuasão, definir participação no mercado, demonstrar capacidade de negociação, trabalhar em equipe, tomar decisões, requisitar assistência técnica, requisitar material de divulgação, calcular custo do produto, verificar prazo de entrega dos produtos, contornar situações adversas, coordenar assessoria técnica ao cliente, auxiliar na escolha dos produtos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar confiança, esclarecer dúvidas do pedido, enviar mala direta aos clientes, visitar área industrial da empresa, dar retorno das sugestões ao cliente, transmitir pedido de venda ao escritório central, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, explicar formas de pagamento, definir estratégia de marketing, informar ao superior resultados de vendas, sugerir novos mercados consumidores, classificar clientes por faturamento, demonstrar resiliência, prever vendas, requisitar material de consumo, participar de reuniões, definir autonomia para negociação, demonstrar criatividade, preparar cadastro de novos clientes, contatar clientes, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar senso de organização, tirar pedidos de produtos, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, encaminhar documentação do cliente.