CBO 3541-20 - Agente de vendas de serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços a empresas ou instituições, planejando estratégias, divulgando os serviços oferecidos e entrando em contato com potenciais clientes Concretiza vendas e realiza o acompanhamento da prestação de serviços, fornecendo informações e providenciando apoio técnico ao cliente.
Coleta sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Segue procedimentos, políticas de venda e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Agente de vendas de serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-20 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-20
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
O que faz um Agente de vendas de serviços
O Agente de vendas de serviços CBO 3541-20 promove a venda de prestação de serviços, tais como proteção contra roubos e incêndios, limpeza, portaria, entre outros Planeja sua atuação de acordo com o plano de vendas da empresa.
Pesquisa ações dos concorrentes, discute estratégias com o superior e analisa clientes potenciais.
Cadastra clientes Pode elaborar roteiro de visitas.
Apresenta e divulga os serviços oferecidos, utilizando técnicas mercadológicas Contata potenciais clientes, podendo enviar mala direta ou usar estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras).
Identifica as necessidades de serviços das empresas, utilizando recursos e técnicas de vendas e de negociação.
Pode expor características e benefícios do serviço, informar seus dados técnicos, apresentar tabelas de preços e mostrar formas de pagamento Relaciona-se com os clientes seguindo procedimentos do tipo de canal de vendas.
Organiza e elabora documentos para o fechamento da venda, conforme procedimentos fiscais e da empresa.
Providencia atualização dos dados do cliente, prepara especificações dos serviços, elabora termos de crédito ou contrato e estabelece prazo para início da prestação de serviço Controla o processo de venda de serviços, acompanhando-o desde sua aprovação até a fase final, para evitar ou corrigir falhas eventuais Realiza o acompanhamento da prestação de serviços, recebendo reclamações, providenciando apoio técnico para solucionar problemas, fornecendo informações e sanando dúvidas dos clientes.
Atua de forma a manter os clientes que conquistou Aplica pesquisa de satisfação do cliente e usa outras técnicas para levantar sugestões para aprimorar o serviço e a política de vendas Elabora relatórios e estatísticas.
Consulta publicações técnicas Participa de feiras relacionadas à venda de serviços.
Entra em contato com áreas internas da empresa, requisitando material de divulgação, encaminhando documentação do cliente e checando irregularidades na prestação de serviços Utiliza sistemas informatizados para informar e controlar vendas e pós-venda.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-20 deve divulgar produtos e serviços, participar de eventos, planejar visitas e contatos, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, contatar Áreas internas da empresa, concretizar vendas, sugerir políticas de vendas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-20
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Agente de vendas de serviços CBO 3541-20
Um Agente de vendas de serviços (ou sinônimo) deve apresentar tabelas de preços, demonstrar confiança, treinar novos funcionários, visitar cliente pós-venda, demonstrar capacidade de negociação, verificar prazo de entrega dos produtos, consultar publicações técnicas, comunicar as transações realizadas, demonstrar flexibilidade, visitar área industrial da empresa, participar de feiras relacionadas a área, apresentar proposta ao cliente, atender solicitação de clientes, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar senso ético, dar retorno das sugestões ao cliente, esclarecer dúvidas do contrato, demonstrar senso de organização, tomar decisões, demonstrar capacidade de liderança, discriminar tipos de serviços, divulgar ações promocionais aos funcionários, discriminar tipos de produtos, convidar clientes para lançamento de produtos, discutir estratégias com o superior, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, prever vendas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, informar ao superior resultados de vendas, participar de reuniões, enviar brindes ao cliente, demonstrar características e benefícios do produto, expor produtos em locais definidos pela empresa, encaminhar cliente para cadastro, sugerir novos mercados consumidores, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, verificar ficha cadastral do cliente, alterar contratos de clientes, tirar pedidos de produtos, calcular custo do produto, verificar opiniões do cliente, auxiliar na escolha dos produtos, checar irregularidades na entrega dos produtos, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, classificar clientes por faturamento, trabalhar em equipe, cumprir cotas de venda do produto, preencher contrato, transmitir pedido de venda ao escritório central, requisitar material de divulgação, integrar novos funcionários, definir estratégia de marketing, pesquisar ações dos concorrentes, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar resiliência, definir autonomia para negociação, receber indicação de futuros clientes, entrevistar novos candidatos, filtrar informações para melhorar serviços, participar de cursos de aperfeiçoamento, demonstrar criatividade, participar de lançamento de novos produtos, fazer itinerário de visitas, enviar mala direta aos clientes, explicar formas de pagamento, elaborar relatórios e estatísticas, renovar contratos, orientar cliente e revendedor na distribuição de display, controlar vendas efetuadas, estabelecer prazos de entrega dos produtos, identificar necessidades do cliente, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, explicar objetivos da visita, contatar clientes, convidar clientes para visitar empresa, esclarecer dúvidas do pedido, agendar horário, demonstrar capacidade de persuasão, preparar cadastro de novos clientes, requisitar material de consumo, analisar potencial de clientes, trabalhar sob pressão, participar de palestras relacionadas a área, obter informações de pré-venda, contornar situações adversas, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, encaminhar documentação do cliente, assessorar os vendedores na venda, definir participação no mercado.