CBO 3517-25 - Inspetor de risco - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos de seguros e afins
O profissional no cargo de Inspetor de risco CBO 3517-25 inspeciona o objeto do seguro, examinando os pontos críticos e avaliando a exposição ao risco coberto, para mostrar os pontos problemáticos e as medidas recomendáveis para minimizar a ocorrência de sinistros Atua em conformidade com legislação, com diretrizes de órgãos reguladores e com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 3517-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos de seguros e afins que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Inspetor de risco, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos de seguros e afins CBO 3517-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3517-25
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos das ciências administrativas.
- Técnicos de seguros e afins.
O que faz um Inspetor de risco
O Inspetor de risco CBO 3517-25 planeja a inspeção, definindo procedimentos, analisando documentação, estudando informações do objeto a ser inspecionado e identificando circunstâncias que aumentam a intensidade ou a probabilidade da ocorrência do risco, a ser assumido pela seguradora Faz inspeções para seguros dos diversos ramos e níveis de complexidade, verificando as condições de segurança do local, das instalações e dos equipamentos.
Verifica a existência de sistemas de prevenção de combate a incêndio e demais equipamentos de segurança, testando as condições de funcionamento dos mesmos e verificando o grau de habilitação da equipe responsável por sua utilização, para resguardar responsabilidades da seguradora.
Aponta áreas críticas ou que assim se tornarão no decorrer do tempo, indicando, orientando e recomendando medidas para sua melhoria Classifica o risco.
Elabora parecer técnico e relatórios de inspeção e vistoria, para subsidiar a decisão da seguradora sobre aceitação (ou não) do risco Verifica a implementação das medidas sugeridas para diminuição dos riscos.
Investiga, analisa e determina a extensão da responsabilidade da companhia de seguros em relação a perdas ou danos pessoais, de acidentes ou de bens e negocia acordo com os reclamantes.
Corresponde-se ou faz entrevista com especialistas, médicos, agentes, testemunhas ou requerentes para compilar informações Calcula pagamentos de benefícios e aprova o pagamento de reivindicações conforme o limite de valor estabelecido.
Pode participar da elaboração de manuais técnicos de sinistros, fornecendo informações práticas com base em sua experiência, para colaborar na formação de novos profissionais.
Pode identificar a origem dos prejuízos ocorridos, determinando se foram diretamente causados por riscos cobertos, para estabelecer possíveis infrações contratuais do seguro Atua na prevenção a fraudes, auxiliando na criação de processos para identificação de possíveis fraudadores.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3517-25 deve executar regulação e liquidação de sinistros, demonstrar competências pessoais, elaborar documentação técnica, comercializar seguros, desenvolver produtos, inspecionar riscos.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos de seguros e afins trabalham em empresas de seguros e de previdência privada, empresas de economia mista e órgãos governamentais da área securitária. O trabalho é realizado em ambientes fechados, nos horários diurnos. São trabalhadores celetistas ou estatutários e se organizam em equipe, sob supervisão. Eventualmente, estão sujeitos a pressões no trabalho que podem ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3517-25
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e cursos profissionalizantes de duzentas a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades, ocorre após três a quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Inspetor de risco CBO 3517-25
Um Inspetor de risco (ou sinônimo) deve assistir ao desenvolvimento do sistema de informática, dar suporte técnico e comercial aos clientes, testar equipamentos de segurança contra incêndio, agir com persuasão, transmitir informações sobre necessidades de clientes, expressar-se de forma oral e escrita, agir com paciência, sugerir valor segurável, definir procedimentos de inspeção, identificar exposição e agravação física e moral do risco, raciocinar de forma lógica, demonstrar flexibilidade, verificar documentação do objeto de inspeção, demonstrar capacidade de pesquisa, criar normas e procedimentos internos, agendar inspeção, agir com objetividade, recomendar medidas de prevenção de perdas, obter informações sobre características físicas e morais do risco, demonstrar senso de observação, elaborar relatórios de inspeção e vistoria, verificar implementação das medidas sugeridas, demonstrar capacidade de decisão, dar provas de credibilidade, levantar necessidades dos clientes, elaborar parecer técnico, fotografar objeto do seguro, agir com empatia.