CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos das ciências administrativas.
- Técnicos em segurança do trabalho.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, implantar a política de sst, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, comunicar-se, integrar processos de negociação, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, demonstrar competências pessoais, investigar acidentes de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve propor recomendações técnicas, adequar a política de sst às disposições legais, estabelecer formas de controle dos riscos associados, realizar inspeção, determinar causas de acidentes, inspecionar implantação, demonstrar capacidade de discernimento, formar multiplicadores, avaliar o ambiente de trabalho, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, analisar a aplicação de tecnologia, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, assessorar nas negociações, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, participar do sistema de gestão ambiental, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, desenvolver sistema de gestão de sst, difundir informações, participar de perícias e fiscalizações, trabalhar em equipe, orientar as partes em sst, coordenar equipes multidisciplinares, delegar atribuições, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, administrar conflitos, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, identificar a política administrativa da instituição, demonstrar capacidade de observação difusa, promover ações educativas em sst, identificar as necessidades educativas em sst, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, organizar banco de dados, divulgar a política na instituição ou empresa, elaborar relatório de acidente de trabalho, demonstrar visão sistêmica, utilizar métodos e técnicas de comunicação, elaborar manual do sistema de gestão de sst, gerar relatórios de resultados, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, mostrar impacto econômico de implantação da política, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, participar de ações emergenciais, identificar indicadores para replanejamento do sistema, administrar dificuldades de implantação, selecionar metodologia para investigação de acidentes, verificar eficácia das recomendações, realizar análise preliminar de risco - apr, promover reuniões com as contratadas, registrar procedimentos técnicos, avaliar ações educativas de segurança e saúde, supervisionar procedimentos técnicos, gerenciar a aplicação da política de sst, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, avaliar o desempenho do sistema, negociar a aplicabilidade da política, demonstrar atitude pró-ativa, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, demonstrar capacidade de observação técnica, demonstrar capacidade de nexo causal, estabelecer mecanismos de intervenção, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, alimentar rede de informações, validar indicadores de eficiência e eficácia, demonstrar capacidade de negociação, promover ação conjunta com a área de saúde, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, diagnosticar condições gerais da área de sst, revisar documentação de sst, demonstrar capacidade de comunicação, identificar perdas decorrentes do acidente, atualizar registros, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, comparar a situação atual com a legislação, tomar decisões, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, trabalhar sob pressão, avaliar impacto da adoção, implementar programas preventivos e/ou corretivos, analisar causas de acidentes, implantar procedimentos técnicos e administrativos, controlar atualização de documentos, normas e legislação, emitir parecer técnico, utilizar metodologia científica para avaliação.